Amazônia, a lenda - Capítulo 07 - Especial.


AMAZÔNIA
A
LENDA
CAPÍTULO 07
PERSONAGENS DESTE CAPÍTULO:
JACIRA………………………………………………………………………………………………DIRA PAES
TINA……………………………………………………………………………………MARIA CASADEVALL
VICTOR…………………………………………………………………………………….RODRIGO SIMAS
LADY GAGA……………………………………………………………………………………BELLA PIERO
BEYONCÉ/VALDO…………………………………………………MATHEUS NACHTERGAELE
BOTO……………………………………………………………………………………………MARCO PIGOSSI
MILÚ………………………………………………………………………………………ANA LÚCIA TORRE
MÃE D'ÁGUA……………………………………………………………………………LAURA CARDOSO
DIOGO………………………………………………………………………………ANDERSON DI RIZZI
NO CAPÍTULO ANTERIOR:
Victor conversa com a Mãe. Ela lhe mostra o verdadeiro significado de ser um guardião.
Milú se preocupa com o sumiço de Diogo.
Jacira pergunta se Victor esta pensado em se tornar boto. Ele confirma que chegou a considerar  a possibilidade.
Diogo vai ao cabaré, ele e Lady Gaga se deitam.
Victor sonho com o pai.
FIQUE AGORA COM O CAPÍTULO DE HOJE...
CENA 01. CASA DE JACIRA. QUARTO DE VICTOR. INTERIOR. NOITE.
Victor dorme. De Repente ele começa a sonhar que está boiando até a beira do rio, chegando lá ele é recebido pelo Boto.
VOLTA À CENA.
BOTO - Filho? Eu esperei tanto por esse momento.
VICTOR - Pai?
BOTO - Sim filho. Eu sou o seu pai.
VICTOR - Meu pai? O Boto?
BOTO - Sim, o Boto. Mas pra você, eu sou apenas pai.
VICTOR - Não é possível!
BOTO - Tudo é possivél Victor. Há mais coisas entre o céu e a terra do que você imagina.
VICTOR - Então isso é um sonho? Eu estou sonhando, é isso?
BOTO - Você está. Mas o sonhos não são somente algo comum, como todos pensam. Os sonhos carregam mensagens, lições que precisamos aprender.
VICTOR - Eu sempre quis te conhecer. Esperei por esse momento a minha vida toda.
BOTO - Eu sei. Eu estive ao seu lado esse tempo todo. Sei que mesmo eu sendo um desconhecido, a sua vontade de me conhecer era grande. Mas não era a hora.
VICTOR - Porque não era a hora?
BOTO - Para tudo na vida há um momento certo. Mas agora esse momento chegou.
VICTOR - Você deu a vida por mim. Não é?
BOTO - Sim. Eu fiz o que tinha que ser feito. Você é meu filho. Você Victor, era um bebê inocente, não merecia pagar pelo meu erro.
VICTOR - Boto.
BOTO - Me chama de pai, Victor.
VICTOR - É difícil pra mim.
BOTO - Está bem. Eu entendo.
VICTOR - Agora é minha hora de assumir o seu lugar?
BOTO - Eu vivia em servidão à natureza. Eu cedi minha vida para que você vivesse, uma vida pertencente ao criador. E agora chegou a sua vez de cumprir a promessa da servidão do qual essa vida que habita ai dentro de você foi prometida.
VICTOR - Eu não sei se eu quero isso.
BOTO - Filho. Eu errei, e por minha causa você está pagando. Pagando por um erro que eu cometi. Mas mesmo assim eu te peço, repense. Você poderia ajudar a humanidade, poderia ajudar a sua nação e todo o planeta.
VICTOR - Eu não sei se teria coragem
BOTO - Eu tive coragem. A minha coragem estava na minha vida. E essa minha vida, é a mesma que a sua. Você tem coragem, porque você não está sozinho. Eu vivo em você, eu sempre estive ai dentro, esperando pelo dia em que você se tornar guardião, porque assim de certa forma eu também serei.
POV DE VICTOR.
Victor começa a ver dois Botos se fundirem em um. Ele se espanta, e acorda em uma susto.
VOLTA À CENA.
VICTOR - Meu Deus. O que foi isso?


CORTA PARA:
CENA 02. POUSADA DE MILÚ. SALA. INTERIOR. NOITE.
SONOPLASTIA, MÚSICA: A turma do funil - Tom jobim e Miúcha.
Milu preocupada andando de um lado para o outro.
VOLTA À CENA.
MILÚ – E esse menino que até agora não chega. Não sei se bato ou se abraço ele.
INSERT.
Cansa e se senta. Pega um leque na mesinha ao lado e se abana. 
VOLTA À CENA.
MILÚ – Meu Deus, mas esse calor também não está ajudando.
INSERT.
A Porta vai se abrindo devagar.
VOLTA À CENA.
MILÚ – Pode entrar seu filhote de quenga, eu sei que é você.
DIOGO – Mãe?! Você acordada até essa hora?
MILÚ – Claro, preocupada! Tava aonde, garoto?
DIOGO – (sem graça) É... tava por aí, sabe.
MILÚ – Por aí aonde?
DIOGO – Passeando.
MILÚ – Passeando aonde?
DIOGO – Ai mãe. Agora tudo você quer saber da minha vida.
MILÚ – Você não respondeu a minha pergunta.
DIOGO – (sem jeito) É, eu tava... tava... lá no cabaré.
INSERT.
Milú se levanta, assustada.
VOLTA À CENA.
MILÚ – (alto) Mas o quê?
DIOGO – O que que tem de mais, mãe. Eu só sou de maior.
MILÚ – Meu filho, como você dá esse desgosto a sua mãe indo para um local tão pecaminoso quanto esse.  
DIOGO – (se irrita) Eu sempre vou, tá? Vou porque estou apaixonado.
MILÚ – Han?
DIOGO – É isso mesmo que você ouviu, eu estou apaixonado por uma QUENGA! Não é isso que você vive chamando elas? Mas o nome dela é Lady Gaga.
MILÚ – (impactada) Ai minha virgem Maria.
INSERT.
Ela começa a ficar tonta e caí no sofá.
VOLTA À CENA.
DIOGO – Mãe?
INSERT.
Ele a ampara.
VOLTA À CENA.
DIOGO – Mãe, a senhora, tá tudo bem com você?
MILÚ – (desnorteada) Ai Virgenzinha, porque fizeste isso comigo? Porque tirou esse menino do meu ventre para ele me espezinhar com os próprios pés? Deus, que castigo foi esse? O que eu fiz pra merecer isso, ó Pai!
DIOGO – A senhora quer uma água?
MILÚ – (se estressa) Eu quero é dar um murro nessa sua cara!
INSERT.
Milú acerta um tapa na cabeça de seu filho.
VOLTA À CENA.
DIOGO – Ai, mãe!
MILÚ – (chorando) Fora da minha casa!
DIOGO – Oi?
MILÚ – É isso mesmo que você ouviu, FORA DA MINHA CASA!
DIOGO – Pera aí, mãe, também não é pra tanto. Vamos conversar, a senhora tá um pouco exaltada.
MILÚ – Fora da minha casa (voz chorosa) você não é mais meu filho. (intensifica o choro) Deus tinha tantos planos pra você, meu filho. Tantos planos...
DIOGO – Mas ela é especial, é cantora, mãe. Vou trazer a Lady Gaga um dia aqui pra você ver ela.
MILÚ – Não quero ver Leite Vaca porra nenhuma. Sai da minha casa! FORA!
INSERT.
Lágrimas escorrem do rosto de Milú. Diogo, cabisbaixo, caminha até a porta a passos lentos. Sua mãe chora.
VOLTA À CENA.
MILÚ – Ai meu Deus, o que eu fiz pra merecer isso.
DIOGO – (triste) Tchau, mãe.
MILÚ – SAI!
INSERT.
Diogo sai. Milú se afunda em lágrimas.
CORTA PARA:
CENA 03. CASA DE JACIRA. QUARTO DE VICTOR E TINA. INTERIOR. NOITE.
Jacira entra.
VOLTA À CENA.
JACIRA - O Victor está?
TINA - Ele saiu.
JACIRA - Ótimo. Eu preciso mesmo conversar com você.
TINA - O que é dona Jacira? Aconteceu alguma coisa?
JACIRA - Não. Mas pode acontecer.
TINA - Como assim? A senhora está me assustando. É alguma coisa com o Victor?
JACIRA - (Senta na cama ao Lado de Tina) É, e eu diria que é grave.
TINA - Então fala logo. Eu não gosto de ficar ansiosa.
JACIRA - Eu coloquei ele contra a parede ontem. Ele me disse que tem se encontrado com a Mãe D'Água.
TINA - É, ele me disse mesmo que havia procurado ela.
JACIRA - Então. É esse o problema. Quando eu perguntei se ele estava considerando a hipótese de se tornar boto. Ele me disse que sim. Disse que talvez esse era o destino dele.
TINA - Me Deus. O vi tá maluco. Ele não me disse nada. Dessa eu não sabia.
JACIRA - Pois é. Essas visitas que ele anda fazendo ao rio estão deixando a cabeça dele confusa. E eu temo que ele nos deixe.
TINA - Não. Não pode ser, ele disse que me ama , chegou a jurar que jamais me deixaria.
JACIRA - Mas ao que parece ele está mudando de ideia rápido demais. A gente não pode confiar em mais nada. Ele está sendo iludido. Ele quer saber da origem dele, meu filho está curioso e confuso, e talvez isso esteja deixando ele mais vulnerável.
TINA - O que a gente vai fazer?
JACIRA - Envolve ele. Se vocês se amam ele não vai te abandonar.
TINA - Envolver como? Nós já estamos envolvidos, e mesmo assim ele está  cogitando ir embora para aquelas águas.
JACIRA - Sei lá Tina; dá um jeito. Talvez se você...
TINA - Talvez o que?
JACIRA - (Desconfortável) Talvez... Ah, seduza ele. É o único jeito de prender um homem.
TINA - Eu não quero prender o Victor. Eu quero que ele me ame e que fique do meu lado por vontade própria.
JACIRA - É o único jeito. Prenda ele a você. Com o tempo ele vai perceber que ficar ao seu lado foi a melhor escolha que ele fez.
TINA - Tá dona Jacira. Eu vou fazer o que a senhora propôs. Mas eu não vou forçar ele a nda. Se ele quiser vai acontecer.
CORTA PARA:
CENA 04. CASA DA LUZ VERMELHA. INTERIOR. NOITE.
Beyoncé e as meninas dormindo em colchonetes próximo ao palco de apresentação. Batidas na porta. Ela tira os tapa olhos.
VOLTA À CENA.
BEYONCÉ – Cliente a essa hora?
INSERT.
Olha de um lado para o outro.
VOLTA À CENA.
BEYONCÉ – Espero que o fogo de vocês não tenha se apagado, a gente tá precisando de dinheiro.
INSERT.
Levanta-se. Pula algumas meninas e abre a porta. Diogo chorando.
VOLTA À CENA.
BEYONCÉ – Você? Que que cê tá fazendo aqui a essa hora? Por que tá chorando?
DIOGO – Minha mãe me colocou fora de casa. Ela não gostou de saber que eu frequento a Luz Vermelha.
BEYONCÉ – Minha nossa! Entre, pode ficar aqui essa noite. Vai dormir, amanhã você nos conta essa história direito.
INSERT.
Ele entra, ela fecha a porta.  
CORTA PARA:
CENA 05. BEIRA DO RIO. EXTERIOR. NOITE.
VICTOR - Mãe.
MÃE D'ÁGUA - Você voltou. Eu sabia.
VICTOR - Eu preciso te contar uma coisa.
MÃE D'ÁGUA - Diga!
VICTOR - Eu tive um sonho essa noite. Sonhei com meu pai.
MÃE D'ÁGUA - E o que você viu nesse sonho?
VICTOR - Ele me disse que é meu destino me tornar o boto, e que sentia por não ter estado ao meu lado.
MÃE D'ÁGUA - E você, o que esse sonho significa pra você filho?
VICTOR - Ah Mãe, eu não sei. Pra mim foi como se fosse uma mensagem dele. Uma mensagem me dizendo que eu devia ser o boto. Mas o que a senhora acha mãe, o que esse sonho significa?
MÃE D'ÁGUA - Você acabou de descrever...
VICTOR - Então eu devo me tornar o boto?
INSERT.
Ela olha para ele.
VOLTA À CENA.
MÃE D'ÁGUA - O que o seu coração diz?
INSERT.
Ela desaparece.
VOLTA À CENA.
VICTOR - Mãe?
CORTA PARA:
CENA 06. POUSADA DE MILÚ. VARANDA. INTERIOR. DIA.
Milú olhando ao infinito enquanto se balança na rede e falando sozinha.
VOLTA À CENA.
MILÚ – Não tenho mais vontade de viver. Se alguém ficar sabendo dessa história vão de apedrejar. Logo eu que vivo toda certinha e julgando os outros pelos pecados deles... agora meu filho cometendo tamanho pecado. Escarnecedor, é isso que ele é. Tudo culpa daquelas malditas quengas piranhas, daquele cabaré do demônio. Eles pensam que vão tirar meu filho do caminho santo para sempre. Mas elas estão enganadas. Muito enganadas! Quer saber? Eu vou lá tirar essa história a limpo. Ficar parada aqui só murmurando não vai adiantar em nada. Que o capitão me ajude!
INSERT.

Se levanta da rede, e sai.
CORTA PARA:
CENA 07. CASA DE JACIRA. QUARTO DE VITOR E TINA INTERIOR. NOITE.
TINA - Victor?
VICTOR - Oi.
TINA - Vem. Eu tô te esperando essa noite.
VICTOR - Ah Tina. Eu não tô no clima.
INSERT.
Ela se despe diante dele.
VOLTA À CENA.
TINA - Vem Victor. Vem!
INSERT.
Ele vai até ela, e eles se agarram.
VOLTA À CENA.
TINA - Que saudades eu estava do teu cheiro.
SONOPLASTIA, MÚSICA: Love... Thy Will Be Done - Martika.
Eles transam.
CORTA PARA:
CENA 08. CASA DA LUZ VERMELHA. INTERIOR. DIA/MADRUGADA.
Todas em volta de Diogo que estava sentado na beirada do palco.
VOLTA À CENA.
DIOGO – E foi por isso que vim pra cá. Se não fosse a Beyoncé eu teria dormido na rua.
BEYONCÉ – Posso ser quenga mas outro pecado eu não cometo. Se eu morrer e for barrada no céu vai ser só por causa da vida que eu levo, porque amor ao próximo é o que eu mais tenho.
LADY GAGA – (a Diogo) Mas você disse que ela te expulsou de casa. Então não vai poder mais voltar pra lá. E agora, vai morar aonde?
INSERT.
Todos olham para Beyoncé.
VOLTA À CENA
BEYONCÉ – Que foi? (tempo) Se vai ficar aqui também tem que trabalhar. Um ajudando o outro.
QUENGA 1 – Mas será que alguém vai querer comer o enrugado dele?
INSERT.
Beyoncé bate no ombro da quenga.
 VOLTA À CENA.
BEYONCÉ – Olha a boca, menina! Respeita o moço de família, eu hem. Não tô falando desse tipo de trabalho... Mas se ele quiser eu como.
QUENGA 1 - Eu pensava que a senhora...
BEYONCÉ - (Interrompendo) Não pensava nada. Fica quieta que aqui nem escola tem para você aprender a pensar.
QUENGA 2 – Mas então que tipo de serviço, ele vai fazer o que em uma casa voltado para o entretenimento adulto?
BEYONCÉ – Olha pra esses músculos, Olha que homem forte. Pode nos ajudar a carregar as coisas, sei lá... Só não pode ficar parado. E garanto que não vai...
DIOGO – Olha, se quiserem eu posso cuidar da limpeza, fazer uma faxina... também sei mexer com a parte elétrica.
BEYONCÉ – Perfeito! Olha que homem dotado. A gente estava precisando de um eletricista faz tempo, e dá até pra fazer uma chupeta no meu carro. A casa da Luz Vermelha já não tá tão vermelha faz muito tempo. Tem que trocar essa fiação, porque não é possível, toda semana tem alguma lâmpada queimada.
LADY GAGA – Então ele pode ficar?
BEYONCÉ – Já é de casa!
INSERT.
Diogo e Gaga felizes com a notícia.
VOLTA À CENA.
BEYONCÉ – Mas nada de ficarem se agarrando pelos corredores, viu mocinhos?
INSERT.
Batidas violentas na porta.
VOLTA À CENA
BEYONCÉ – Meu Deus, será que é mais um cliente pedindo abrigo? Já vai.
POV DE BEYONCÉ.
Ao abrir a porta se depara com Milú, enraivecida.
VOLTA À CENA.
MILÚ – Quero falar com uma tal de Ana Maria Gaga.
BEYONCÉ – Ela não se encontra, bom dia.
INSERT.
Fecha a porta na cara dela. Milú bate na porta, furiosa.
VOLTA À CENA.
MILÚ – (grita) Abre essa merda!
DIOGO – É minha mãe! E agora?
LADY GAGA – Se esconde, vai, rápido!
INSERT.
Diogo vai para outro cômodo.
Gaga vai até a porta.
VOLTA À CENA.
BEYONCÉ – O que você tá fazendo, menina?
LADY GAGA – Sou eu quem ela quer.
INSERT.
Ela abre a porta.
VOLTA À CENA.
LADY GAGA – Pois não?
MILÚ – É você a quenga que meu filho anda se esfregando por aí?
LADY GAGA – Então Diogo já te contou?
MILÚ – Vem pra fora que eu vou te arrebentar.
INSERT.
Milú agarra os cabelos de Gaga e a puxa para fora.
VOLTA À CENA.
MILÚ – Vou te apedrejar, sua prostituta!
INSERT.
Gaga consegue agarra o cabelo de Milú. As duas na disputa.
VOLTA À CENA.
QUENGA 1 – Ela tá batendo na nossa amiga e a gente não vai fazer nada?
BEYONCÉ – Ela é mãe do bofe, se a gente fazer alguma coisa podemos magoar o broto ali.
QUENGA 2 – Não podemos ficar sem fazer nada.
BEYONCÉ – Me traz um balde com água, vou jogar nas duas.
Milú arremessa Gaga no chão.
MILÚ – Você não sabe com quem se meteu.
LADY GAGA – Vai fazer o quê? Me matar?
MILÚ – (possessa) Eu quero mesmo que um raio te PARTA, e você queime viva e morra!
INSERT.
Barulho de trovões.
VOLTA À CENA.
MILÚ – Viu! Haha é um sinal dos céus.
INSERT.
Um clarão no céu e um raio atinge em cheio Milú. Ele se debate devido ao choque e cai desacordada. Beyoncé surge da porta, joga a água do balde.
VOLTA À CENA.
BEYONCÉ – Parem de fogo as duas!
INSERT.
Dá por si. Se espanta com Milú caída. Vai até lá.
VOLTA À CENA.
BEYONCÉ – Mas o que que aconteceu?
INSERT.
Diogo surge.
VOLTA À CENA.
DIOGO – MÃE?!
INSERT.
Milú machucada e estirada no chão.
VOLTA À CENA.
MILÚ - Eu voltarei…
INSERT.
Ela vira pó e o vento leva.
FIM DO CAPÍTULO:














Postar um comentário

0 Comentários