Décimo terceiro capítulo de "Águas de Março" - Descoberta


No capítulo anterior: Cida leva Gabriel para o hospital após o acidente e descobre que ele ficará em coma. Augusto conta para Pedro que concertaram a sabotagem na Ômega. Janaína vai para a casa de Daniel. Daniel decide deixar de se tornar evangélico devido à posição de sua igreja em relação aos homoafetivos. Marcos e Cecília se aproximam. Karina flagra Marcos e Cecília se amando.

Capítulo 13: Descoberta

(Cena 01 – Casa de Marcos/Interior/Dia)
Karina: O QUE ESSA VADIA TÁ FAZENDO AQUI? Peraí...eu te conheço de algum lugar...
Marcos: Cala a boca, Karina. Você pode dar um minutinho pra gente, por favor?
Karina: De jeito nenhum, eu quero que ela fique aqui e seja despachada na minha frente.
Marcos: Eu acho que você está ligeiramente enganada. Quem vai ser despachada aqui é você, e não ela.
Karina: O quê? Você tá ficando louco, Marcos?
Marcos: Quem ficou louca foi você quando quebrou a ONG que eu levei anos para construir.
Karina: O quê? Mas eu não fiz nada àquele ninho de ratos.
Marcos: EU JÁ DISSE PRA VOCÊ NÃO TRATAR O PESSOAL DA ONG ASSIM!
Karina: Ok, quer saber? Fui eu mesmo. Eu não aguentava mais você gastando seu tempo e seu dinheiro naquela grande BOSTA. Ouviu isso? BOS-TA. Eu estou mais do que correta em ter feito aquilo, aliás, eu fiz o serviço incompleto: Eu devia ter tocado fogo naquele cabaré! E pelo visto, né? A maior prostituta do cabaré já está aqui. Me fala uma coisa amore, faz tempo que você tá dando pro meu marido?
Marcos: CHEGA! EU NÃO VOU ADMITIR QUE VOCÊ FALE COM ELA DESSE JEITO! Ademais, eu e você estamos separados! Nossa relação já acabou faz tempo, Karina. Não faz mais sentido a gente ficar morando debaixo do mesmo teto só pra ficar brigando igual gato e cachorro. Dá o fora daqui AGORA! E pode levar suas coisas, já tá tudo numa mala lá na lavanderia.
Karina: Está bem, eu vou embora, mas se pensam que esse jogo acabou, vocês estão muito enganados! Principalmente você, ouviu queridinha? Não basta rebolar a raba pra tomar meu marido não, tá amore? Você não devia ter brincado comigo. Seu destino é o inferno, piranha, e sou eu que vou levar até lá.
(Karina vai embora)
Cecília: Essa mulher é perigosa, Marcos.
Marcos: Você não vai correr nem um perigo comigo por perto, linda.
(Se beijam)

(Cena 02 – Casa de Daniel/Lavanderia/Exterior/Dia)
(Daniel caminha até o fundo do quintal, e vê Janaína, dormindo, e se aproxima dela)
Daniel: Oh, menina! Ei, acorda.
(Janaína acorda lentamente, e quando vê Daniel, dá um salto)
Janaína: Não encosta em mim.
Daniel: Por quê? Você deve ser a Frozen, né? Aquela que congela todo mundo quando encosta. Acho que você tá me devendo uma explicação.
Janaína: Que explicação, garoto? Eu nem te conheço!
Daniel: Mas pelo visto, minha casa você conhece, né? E muito bem, pelo visto.
Janaína (com cara de quem está lembrando alguma coisa): Ah, tá...desculpa, viu? Mas pelo amor de Deus, não fala pra ninguém que eu tô aqui. 
Daniel: Por que eu deveria fazer isso?
(Corta para: Casa de Daniel/Cozinha/Interior/Dia)
Daniel: O QUÊ? Como você ainda tá viva, menina?
Janaína: O que me mantem viva é o desejo de encontrar o Marcos, a Karina e o Rodolfo. Só que pro Marcos eu só quero dar amor, pros outros dois é que eu vou fazer da vida um inferno.
Daniel: A-DO-REI. Chama a Karina de Carminha e vem ser a Nina de San Martín.
Janaína: Nina...Nina ainda é pouco pro que eu vou fazer com aqueles dois.
Daniel: O que você pretende fazer?
Janaína: Bem, eu ainda não sei...mas você bem que poderia me fornecer sua casa pra eu ficar um tempinho aqui, né?
Daniel: Olha, por mim tudo bem, eu vou te apoiar em todos os sentidos dessa história, mas por que você não vai pra casa do Marcos?
Janaína: Eu quero fazer tudo com calma...quando eu achar que ele tá preparado, eu vou lá.
Daniel: Então tá bem, pode ficar aqui o tempo que for preciso.
(Se abraçam)

(Cena 03 – Restaurante/Interior/Dia)
Ricardo: Cida, por que você chegou atrasada hoje? Você não é disso...
Cida: Eu não vou mais trabalhar aqui, Ricardo.
Ricardo: O quê? Como assim não vai trabalhar? Eu te fiz alguma coisa, Cida?
Cida: Não, de jeito nenhum. Quem fez fui eu. Meu marido tá em coma por minha causa. Eu cheguei tarde ontem, e ele ficou acordado até tarde me esperando, aí ele e meu filho começaram a brincar e ele sofreu uma queda que o deixou em coma.
Ricardo: Mas isso não é culpa sua!
Cida: É sim, e eu tenho plena consciência disso. E não adianta ficar martelando na minha cabeça que não foi minha culpa. Bem, agora tchau.
Ricardo: MAS O SEU TRABALHO NÃO TEM NADA A VER COM ISSO!
Cida: Não, meu trabalho não. É o meu amor por você o causador de tudo isso. Tchau Ricardo.


(Cena 04 – Rua/Exterior/Dia)
Malu: Tô gostando muito de você, sabia Alex? Eu já tô imaginando a gente...indo todo domingo pra igreja com os nossos filhos já crescidos...eu vou amar isso!
Alex: É...eu acho que não tenho a mesma visão que você, Malu.
Malu: Hã? Como assim, você não quer casar?
Alex: É que...eu sou agnóstico.
(Malu se levanta e vai embora)
Alex: MALU! ESPERA! Você vai ficar com raiva só por causa disso.
Malu: Eu não vou ficar com raiva.
Alex: Então pra quê essa pressa toda?
Malu: O nosso namoro acaba aqui, Alex. Como é que você entra em uma relação com uma pessoa e nem avisa uma...barbárie dessa?
Alex: Então...pra você faria diferença se eu fosse do candomblé, se eu fosse católico, judeu...
Malu: Sim, faz MUITA diferença. Eu jamais me envolveria com uma pessoa desse nível.
Alex: Que nível, Malu?
Malu: NÍVEL BAIXO, IGUAL AO SEU!
Alex: Nível baixo...tá bem, deve ser melhor a gente acabar por aqui mesmo.
Malu: Também acho. Meu deus fica acima de tudo e de todos.

(Cena 05 – Casa de Marcos/ Cozinha/Interior/Dia)
(Marcos está fazendo um suco, enquanto Cecília põe os pratos na mesa)
Marcos: Cecília, você se dá bem com seu marido?
Cecília: Não. A gente vive igual gato e rato, sempre brigando...eu e o Pedro não nos aguentamos mais.
Marcos: Você gostaria de morar aqui depois dessa confusão toda?
(Cecília faz cara de estupefata)
Marcos: Caramba, desculpa...
Cecília: Não, sem problemas. É só que...eu sou MÃE, e eu busco o melhor pro meu filho. Eu não sei se isso seria o melhor pra ele.
Marcos: Claro, claro...você tem toda razão...eu nem devia ter perguntado isso. Eu vou...checar umas ligações perdidas no celular, volto já.
(Corta para: Casa de Marcos/Quarto/Interior/Dia)
Marcos faz uma ligação: Alô?...Sim, sou eu...O QUÊ? COMO ISSO ACONTECEU? ELA NÃO PODE TER SAÍDO DAÍ, ELA TÁ SUPER MAL...OK, EU TÔ INDO AÍ.
Cecília (entrando no cômodo): O que aconteceu?
Marcos: Eu tenho uma história pra te contar, Cecília.

(Cena 06 – Parque/Exterior/Dia)
(Alex está sentado ao lado de uma árvore chorando, e Daniel decide se aproximar dele)
Daniel: Olá, tudo bem?
Alex (enxugando as lágrimas): É...tá, tá sim, muito obrigado.
(Daniel oferece um lenço à Alex)
Alex: Obrigado.
Daniel: Quer desabafar?
Alex (com cara de pensativo): Não...tudo que eu quero agora é esquecer essa pessoa e simplesmente seguir em frente.
Daniel: Entendo...bem, eu já vou então. Espero que você fique bem.
(Daniel vai saindo, mas Alex o manda esperar, e se levanto, dando-lhe um abraço)
Alex: Muito obrigado. Por um instante hoje, você foi um grande amigo meu, muito obrigado. Qual o seu nome?
Daniel: Daniel.
Alex: Prazer, Alex. Foi bom te conhecer.
Daniel: Digo o mesmo. Espero que esse seu sofrimento passe.

(Cena 07 – Hospício/Interior/Dia)
Marcos: Então ela pode estar curada? Existe a possibilidade de ela voltar a ser a Janaína que era antes de tudo que aconteceu?
Recepcionista: Nós não sabemos, não temos a mínima ideia. Esperamos que o sr. compreenda nossa apreensão nesse momento.
(Marcos dá um  murro no balcão)
Marcos: Isso não é justo. Vocês têm ideia do quanto ela foi importante pra mim?
Recepcionista: Nós lamentamos muito a sua perda.
(Marcos atende o celular)
Marcos: Oi, Malu...ok, estou indo aí.
Após desligar o telefone, Marcos diz: Eu vou ali resolver uma coisa na delegacia, mas eu espero que vocês deem um jeito nisso.

(Cena 08 – Prefeitura/Interior/Dia)
(Augusto entra bravo na sala de Pedro, e bate a porta com força)
Pedro: Com que direita você acha que faz isso?
Augusto: Cala a boca, capacho. Olha isso aqui.
(Augusto joga papéis em cima da mesa)
Pedro: Quê que é isso?
Augusto: Provas contra a Cecília. Estas análises mostram que foi ela que fez a sabotagem em San Martín.
 Pedro: O quê?

(Cena 09 – Delegacia/Interior/Dia)
Marcos: Oi, Malu? O que aconteceu? Você me chamou com tanta pressa...espera, por que você tá chorando?
Malu: O choro não interessa agora. A questão é que conseguiram descobrir quem é o criminoso pela minha descrição, conseguiram fazer um retrato dele.
Marcos: Então cadê a cara do desgraçado?
(O delegado estende à Marcos um desenho de Rodolfo)
Delegado: O retratista faltou ontem, mas anotamos tudo que a srta. Maria Luíza nos disse, e já temos a cara do bandido. Ela confirmou ser ele.
Marcos: Não é possível.

(Cena 10 – Prefeitura/Interior/Dia)
Pedro: Como você descobriu isso?
Augusto: Chamei um amigo meu de uma cidade vizinha que é dessa área de investigação, faz parte da perícia...ele tirou as impressões digitais de onde foi feita a sabotagem lá na Ômega, e ele descobriu que a Cecília foi a responsável.
Pedro: Meu Deus, como é possível?!
Augusto: Agora teremos que tomar alguma providência em relação à Cecília.
Pedro: E o que você sugere?
Augusto: Sugiro que nós matemos a Cecília.

(Congelamento em Augusto)

Postar um comentário

0 Comentários