Nos EUA, audiência da festa de abertura é a mais baixa desde 2004, em Atenas


Para frustração da NBC, dona dos direitos de transmissão dos Jogos Olímpicos nos EUA, a audiência da transmissão da cerimônia de abertura da Rio-2016 foi abaixo do esperado. Dados divulgados neste sábado (6) indicam que a emissora americana teve um resultado pior do que em Londres (2012) e Pequim (2008), e apenas um pouco superior do que em Atenas.
Exibida com uma hora de atraso em relação a transmissão original, o programa da NBC atraiu 26,5 milhões de espectadores, 35% a menos do que em Londres, quando a emissora bateu recorde com 40,7 milhões de espectadores. O recorde negativo mais recente pertence à festa de Atenas, vista nos EUA por 25,4 milhões de pessoas.
 
Ainda assim, o resultado alcançado pela rede americana na noite de sexta-feira é o segundo melhor este ano de um evento de entretenimento, depois do Oscar.
 
Preocupada com audiência, a TV americana chegou a pedir ao COI que alterasse a ordem de entrada da delegação dos Estados Unidos durante desfile. Em vez de entrar, seguindo a ordem alfabética, como Estados Unidos, a NBC preferia que o critério fosse o nome do país em inglês, United States. 
 
A emissora achava que conseguiria segurar, diante da TV, mais audiência dessa forma. O desfile é, de fato, um momento mais tedioso na transmissão e a NBC temia perder espectadores assim que os atletas norte-americanos passassem.
 
Principal parceira de mídia do COI (Comitê Olímpico Internacional), a NBC pagou US$ 1,3 bilhão (cerca de R$ 4 bilhões) pelos direitos de transmissão da Rio-2016.
 
Enquanto os números nos EUA decepcionaram, no Brasil a transmissão da festa de abertura rendeu recorde à Globo.  Dados prévios do Ibope indicam que a emissora alcançou média de 30 pontos em São Paulo, um índice que não era registrado havia 20 anos, ou cinco Olimpíadas, desde Atlanta-96.

Fonte: Uol

Postar um comentário

0 Comentários