Rainha da Senzala | Capítulo 10 #RainhaDaSenzalaNoWebMundi



ANTERIORMENTE: Ubirajara promete revelar tudo á Xica.

CENA 01 / ALDEIA / OCA / INTERIOR / DIA.

UBIRAJARA - Se prepare.

XICA - Já estou! Diga-me tudo!

UBIRAJARA - Ubirajara ajudar Xica a entrar em transe.

Ele coloca sua mão sobre a cabeça de Xica, ambos entram em transe.

UBIRAJARA - Vem, Xica vai ver tudo.

Ele mostra a Xica Mabel e Regina conversando 

FLASHBACK :

MABEL - Eu gostaria de falar com sua filha.

PITÁGORAS - Minha filha não quer ver ninguém de sua família!

MABEL - Eu imagino doutor, o meu irmão passou de todos os limites, eu não compactuo com o que ele fez, eu só queria deixar meu apoio á Regina.

PITÁGORAS - Direi á ela que a senhora esteve aqui.

Regina que ouvia a conversa desce ás escadas e interrompe:

REGINA - Eu quero ouvir o que ela tem a me dizer.

PITÁGORAS - Irei deixá-las á sós.

Ele sai...

REGINA - Dona Mabel, eu agradeço a sua intensão, mais o que seu irmão me fez é imperdoável.

MABEL - Sei disso, essa negrinha está mexendo com meu irmão, ele não era assim louco, deve ser magia, magia negra como ela.

REGINA - Poderíamos mudar de assunto?

MABEL - Há sim é claro minha querida, me perdoe, deve ser difícil perder um homem para uma negra, desculpe minha insensibilidade em tocar nesse assunto.

REGINA - Perder? Eu nunca perco nada para ninguém.

MABEL - Eu sei, más foi o que aconteceu, negar isso não irá ajudar.

REGINA - Eu não o perdi!

MABEL - Então está me dizendo que irá lutar por ele?

REGINA - Claro que não!

MABEL - Irá aceitar perder ele então?

REGINA - (Grita), já chega! Eu vou acabar com aquela negrinha, irei recuperar o meu casamento com seu irmão, a senhora tanto fez que consegui me atiçar...

MABEL - Eu não fiz por maldade minha querida, fiz por desespero, você não imagina o quão difícil é ter uma negra invadindo sua casa e lhe dando ordens, fora o vexame, eu lhe aticei porque estou disposta a lhe ajudar para colocar essa negrinha de volta na senzala.

Dona Lauriana chega e diz:

LAURIANA - Eu ouvi toda a conversa, e estou disposta ajudar, nunca uma mulher na nossa família foi tão humilhada, para mim e para a honra da família é uma questão de honra lhe ajudar minha neta.

REGINA - E o que pretendem?

MABEL - Você poderia seduzir meu irmão Regina.

LAURIANA - Não, tenho algo melhor!

REGINA - O que?

LAURIANA - Eu vivo nessa região há muitos anos, sei de uma bruxa foragida da inquisição que vive na mata, ela faz qualquer porção em troca de um bom dinheiro.

MABEL - E que tipo de porção pretendem que ela faça?

LAURIANA - Um veneno, um veneno para matar a escrava de uma vez por todas.

REGINA - Ótimo!

MABEL - Bruxaria é pecado, eu não sei se sou capaz.

LAURIANA - Para o bem não será pecado, estamos livrando seu irmão das garras de uma feiticeira.

MABEL - Então é isso que faremos.

REGINA - Ótimo, em breve essa Xica irá pagar caro por cruzar o meu caminho!

FIM DO FLASHBACK:

XICA - Então foi elas quem me mataram?

UBIRAJARA - Sim, mulheres tentaram, envenenaram Xica, mais não conseguiram, Xica ser mais forte que veneno.

XICA - Então Regina quer se casar com Miguel? eu preciso impedir isto, elas devem estar enganando ele, eu preciso voltar.

UBIRAJARA - Ubirajara mostrar para Xica o que esta acontecendo.

Eles mostrar para Xica que Regina e Miguel vão se casar.

Xica - E consegues ver para quando?

UBIRAJARA - duas semas.

XICA - Eu preciso ver mais, me mostre mais!

UBIRAJARA - Xica já viu o suficiente, hora de voltar.

Eles saem do transe.

XICA - Em duas semas eles irão se casar, eu tenho que voltar Ubirajara, eu preciso impedir este casamento.

UBIRAJARA - Xica vai voltar, vai voltar a tempo, Ubirajara prometer!

ANOITECE

CENA 02 / CASA DE MIGUEL / INTERIOR / QUARTO / NOITE.

Miguel pensa em Xica.

MIGUEL - Meu amor quanta falta tu me faz, a cada dia, a cada hora que passa eu sinto mais a tua falta, espero que me perdoe por me casar novamente, mai eu sempre vou te amar, nunca amarei ninguém mais que tu.

AMANHECE

CENA 03 / CASA DE JOSÉ / EXTERIOR / DIA.

Adamastor vai falar com José sobre a escrava Jandira.

JOSÉ - O senhor me procurou para me falar sobre minha escrava? Me diga, o que essa negrinha anda aprontando?

ADAMASTOR - Meu escravo e essa negrinha estão achando que são gente, querem se juntar.

JOSÉ - É o fim dos tempos mesmo!

ADAMASTOR - E o senhor sabe que escravo apaixonado fica safado, não quer mais trabalhar, só quer descanso, e sem contar que podem procriar.

JOSÉ - Ou seja, mais prejuízo.

ADAMASTOR - É por isso mesmo que vim lhe falar, eu quero acabar com essa palhaçada.

Jandira e sua amiga Luana, veem Adamastor e José conversando.

JANDIRA - Ai meu deus Luana, será que eles descobriram?

LUANA - Eu vou dar um jeito se escutar a conversa, vou até lá dentro e ficar escondida na janela.

JANDIRA - Por favor, vai.

Ela vai até lá e ouve a conversa.

JOSÉ - E o que o senhor pretende fazer?

ADAMASTOR - Quero comprar a sua escrava!

JOSÉ - Comprar?

ADAMASTOR - Sim, pago duas vezes mais.

JOSÉ - Mais se comprar a negra eles não ficarão mais próximos?

ADAMASTOR - Mandarei ela para uma fazenda.

JOSÉ - Tudo bem, eu a vendo, mais o senhor não acha que esta levando isso a sério de mais?

ADAMASTOR - É melhor prevenir, Tobias é um de meus melhores escravos, eu não quero que ele se perca assim.

JOSÉ - Então negócio fechado, é só pagar.

ADAMASTOR -  Ótimo, sabia que aceitaria, já até trouxe o dinheiro, agora tu poderá comprar dois escravos.

Ele entrega o dinheiro.

JOSÉ - Pode leva-la.

Luana que ouve tudo.

LUANA - Coitada de minha amiga.

Adamastor leva a escrava.

CENA 04 / MERCADO DE ESCRAVOS / EXTERIOR / DIA.

ADAMASTOR - Tenho esta negra que esta me dando trabalho, quer levar ela para alguma fazenda?

MERCADOR - Quanto quer na peça?

ADAMASTOR - Leve-a de graça, só quero ter certeza de que irá para bem longe.

MERCADOR - Então a mandarei hoje mesmo para a Bahia, lá ela vai aprender a dar menos trabalho (risos).

ADAMASTOR - Ótimo.

O Mercador coloca Jandira em uma caroça que parte rumo a Bahia, ela grita.

JANDIRA - O que lhe fiz? Tenha piedade.

A caroça parte.

ADAMASTOR - Agora tudo fica bem.

CENA 05 / CASA DE JOSÉ / EXTERIOR / DIA.

LUANA - O Tobias precisa saber o que fizeram com Jandira, eu vou contar tudo!

Continua...

Postar um comentário

0 Comentários