Mentiras Perigosas (2020)
Por Patrick Lima Prade.
Parece que virou moda no cinema fazer tramas de suspense sobre obsessão e ambição por casas. Depois de Parasita (2019) ganhar o Oscar, a Netflix lançou dois originais em sua plataforma e dos quais já falei ou falarei aqui: A Casa (Hogar, 2020) e Estranhos Em Casa (Furie, 2019). No mês de maio de 2020 outra trama envolvendo um imóvel foi adicionada ao catálogo da gigante do streaming, que com a pandemia do COVID-19 cresceu ainda mais. No primeiro trimestres de 2020, o número de assinantes aumentou em mais de 15 milhões de usuários, o dobro do que no mesmo período de 2019. Com isso é natural que aumentem as produções próprias e exclusivas do serviço, como é o caso de Mentiras Perigosas (Dangerous Lies), um suspense razoável que fala de ambição e segredos que me fez lembrar bastante aqueles filmes de suspense feito para a TV que víamos nos anos 90 no Supercine da TV Globo. Quando digo razoável, não é que o filme seja ruim, mas sim que não traz nada de novo ao gênero, mas que com um elenco esforçado e a participação do veterano Elliott Gould (Contágio, 2011 e Onze Homens e Um Segredo, 2001) tornam a trama interessante e até tem alguns plot twists que podem surpreender quem não costuma prestar atenção nos detalhes nesse tipo de filme. Algo semelhante foi feito com Entre Facas e Segredos (Knives Out, 2019), porém de uma maneira muito mais caprichada, no melhor estilo dos livros de Agatha Christie. Claro que Entre Facas e Segredos foi feito para o cinema, tem um elenco milionário e foi indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Original, mas também é sobre um excêntrico milionário que deixa sua mansão para a sua cuidadora, despertando ódio e suspeitas de toda a família. Mentiras Perigosas entre nessa mesma premissa, porém a ameaça para a mocinha não é a família do morto, e sim todos ao seu redor.
O Filme
Katie (Camila Mendes) trabalha em uma lanchonete, e na noite em que seu marido Adam (Jessie T. Usher) vai buscá-la, um assalto ocorre. Adam reage e imobiliza o assaltante, mas o chefe de Katie é assassinado, o que acaba por fechar o negócio para sempre. Quatro meses depois, os dois estão discutindo meios de pagarem as contas, já que ele não consegue emprego e ela trabalha como cuidadora de Leonard (Elliott Gould). Conforme as contas acumulam, as brigas se tornam mais habituais. Com uma amizade crescente entre Katie e o senhor de 88 anos que ela cuida, ela desabafa com ele sobre o desemprego de Adam, e Leonard resolve contratá-lo para cuidar do jardim. Nesse meio tempo um agente imobiliário (Cam Gigandet) aparece querendo fazer uma oferta pela casa, que não está á venda, mas despertou o interesse em um cliente dele. Logo ele é mandado embora, mas começa á seguir Katie e Adam. Quando recebe seu cheque mensal e vai até o banco, Katie descobre que Leonard preencheu um valor muito maior do que o seu salário, e convencida por Adam que Leonard está tentando ajudá-los, eles descontam o cheque. No dia seguinte, ao chegar à casa de Leonard, ele está morto. Enquanto Katie chora a perda do amigo, Adam vasculha as coisas em busca de algo que indicasse um parente para ser avisado, mas no lugar disso encontra um baú com cem mil dólares. Os dois decidem deixar o dinheiro escondido, chamam a emergência e Leonard é cremado, vontade essa que disse á Katie, única pessoa em sua vida, já que ele não tinha ninguém mais no mundo. Katie e Adam são liberados pela polícia e a causa da morte foi declarada como natural, já que a saúde de Leonard era frágil. Após o funeral surge Julia (Jamie Chung), uma advogada contratada por Leonard antes de morrer e que fez o testamento do mesmo: todos os bens dele ficariam para Katie, sua cuidadora. O que parecia ser uma benção na vida do casal se torna motivo de aflição e suspeitas.
Desconfianças
Após descobrir que ganhou a casa de Leonard e todos seus bens, Katie e o marido se mudam sem pensar duas vezes pro novo lar, porém despertam suspeitas da investigadora, já que antes da cremação do dono, Katie disse que não havia testamento. O fato de ter trabalhado apenas quatro meses na casa e ainda ter descontado um cheque acima do valor normal na véspera da morte, unido ao fato de ter dito que queria o corpo cremado, impossibilitando uma autópsia, só aumenta as desconfianças. O agente imobiliário novamente aparece em cena, e dessa vez bem mais ameaçador. Além disso, Adam está deslumbrado pela vida nova, sem dívidas e com dinheiro, começa a gastar e mostrar seu outro lado, deixando Katie temerosa. Ela então busca ajuda da advogada Julia e conta do dinheiro achado. As duas se dirigem ao banco e descobrem que Adam pegou o dinheiro, o que faz Katie temer que Adam esteja planejando fugir. Para piorar as coisas, em sua busca por Adam, Katie encontra uma passagem secreta no galpão de ferramentas, onde uma cama velha e alguns objetos indicam que alguém se escondia ali. Procurando um pouco mais, encontra um corpo em decomposição com uma quantidade grande em diamantes. Desesperados, ela e Adam não sabem o que fazer. Temendo perder sua vida de luxo, Adam convence Kate á ficar com o dinheiro e os diamantes, enquanto ele se livra do corpo. A investigadora ainda não perdeu suas suspeitas sobre o casal, principalmente sobre Adam, e com alguns fatos novos, outras mortes e a descoberta de que Leonard não morreu de causas naturais, o filme vira um jogo de gato e rato, onde todo mundo quer pegar todo mundo. Katie quer se livrar de tudo e voltar á vida antiga, enquanto Adam diz que faria qualquer coisa pra se manter na casa nova com o dinheiro e os diamantes. O agente imobiliário se revela não ser um simples agente e também parece estar de olho nos diamantes, e a advogada quer á todo custo que Katie se livre de Adam, já a investigadora quer descobrir o que está acontecendo na casa e na vida de Katie. Todos têm segredos, e como o nome diz, todos mentem, ninguém é o que aparenta, alguns enganam á si mesmo, outros se revelam o que sempre foram e a ambição pelos diamantes caminha para um caminho trágico e uma crescente tensão entre os envolvidos.
Informações
O Diretor de Mentiras Perigosas, Michael M. Scott tem uma extensa experiência como diretor de filmes e séries feitas para a TV aberta americana, com mais de 50 produções, em sua maioria filmes natalinos, daqueles que passam na Sessão Da Tarde. Mentiras Perigosas é seu primeiro trabalho com um pouco mais de orçamento e não feito para uma TV aberta, talvez por isso ainda tenha um pouco dessa característica, e futuramente podemos ver um trabalho melhor e mais popular dele para a Netflix. Quanto ao elenco, como já falei, o nome maior é Elliott Gould, um monstro na interpretação com quase 200 filmes na carreira. Nesse filme ele dá vida á Leonard, o idoso cuidado por Kate. Camila Mendes interpreta Kate, e parece ser a atriz menos á vontade no filme, mas nada que comprometa a história. Ela é conhecida nas produções da Netflix, como O Date Perfeito (2019) e a série fenômeno Riverdale (2017-2020). Já seu marido no filme, Adam é interpretado pelo jovem Jessie T. Usher, que atua desde os 13 anos em séries como Hannah Montana e similares, mas no cinema é conhecido por Independence Day: O Ressurgimento (2016) e Shaft (2019). Cam Gigandet interpreta o agente imobiliário suspeito. O ator tem uma boa filmografia como vilão em filmes de suspense, como em Reféns (2011), Detenção (2010) e a saga Crepúsculo (2008-2012). Enfim, Mentiras Sinceras é um filme que vale á pena ser visto como entretenimento, deixa o telespectador curioso, mas tem uma saída muito rápida, respostas fáceis e tudo se resolve tão rapidamente que fica a sensação de que algo não foi bem explicado. Mas intriga, e mostra de uma maneira bem direta o que a ganância é capaz de fazer com as pessoas, e o pior: o que as pessoas são capazes de fazer por ganância.
Direção: Michael M. Scott.
Elenco: Camila Mendes, Jessie T. Usher, Elliott Gould, Cam Gigandet, Sasha Alexander
Trailer:
Legendado: https://www.youtube.com/watch?v=X4f5MPxyqGg
Texto originalmente publicado no Jornal Do Povo no link:
https://www.jornaldopovo.com.br/site/blogs/573/305886/Mentiras_Perigosas_2020.html
Para mais dicas de filmes e informações, entre no grupo Cine Clube Patrick, no Facebook: https://www.facebook.com/groups/1622591741346882/
0 Comentários