Rainha da Senzala | Reestreia! #RainhaDaSenzalaNoWebMundi



Cidade de Ouro Negro, ano de 1817

Miguel é um homem rico, ele tem muitas posses, é o irmão mais velho de Mabel e dono da casa onde eles vivem. Miguel nunca se casou, pois vive viajando pelo país fazendo negócios, sua irmã Mabel vive insistindo para que ele se case, depois de algum tempo ele então percebe que este é momento de se ajeitar na vida, então aceita o conselho de sua irmã, ele pede a ela que arranje um casamento para ele. Ela então combina com ele de escolher a mulher ideal, ele então parte para sua última viagem, de cinco meses, logo após ele pretende voltar a cidade e lá fincar raízes.

                                                                                                                                  
CENA 01 / CASA DE MIGUEL / INTERIOR  / SALA / DIA.

Mabel diz a seu esposo Adamastor:


MABEL - Agora que meu irmão partiu eu devo começar á procura pela noiva.


ADAMASTOR - Já tem alguma pretendente em mente?


MABEL- Para falar a verdade... tenho sim.


ADAMASTOR- E quem seria?


MABEL - Regina Cabral!


ADAMASTOR - A filha do intendente Pitágoras?


MABEL - Sim, ela mesmo.


ADAMASTOR - Tem certeza meu amor? Você não se lembra o que ela fez com os outros pretendentes que o pai dela arranjou?


MABEL - Sim, me lembro sim, mas a avó dela dona Lauriana, me disse que ela está mudada, ela se tocou que já esta passada da idade de se casar e agora creio que ela não irá mais aprontar nada, e ela e meu irmão tem praticamente a mesma idade, e também ela é a única mulher culta que continua solteira nesse fim de mundo, ou seja só nos resta ela mesmo.


ADAMASTOR - E vóis missi vai falar com ela? Eu não sei não hein...


MABEL - Falarei primeiramente com o intendente, ele me ajudará a amansar a fera, eu só espero que dê tudo certo.


CENA 02 / CASA DO INTENDENTE PITÁGORAS / INTERIOR / SALA / DIA.


Mabel pede para conversar com Pitágoras:


PITÁGORAS -  O que a senhora deseja dona Mabel?


MABEL - Quero lhe fazer uma proposta senhor intendente, será que nós poderíamos conversar á sós?


PITÁGORAS - Evidente, vamos ao meu escritório, lá ninguém nos incomodará.


ESCRITÓRIO


Mabel então conta ao intendente que seu irmão deseja se casar, e que pensou em Regina para ser a pretendente:


PITÁGORAS - Seu irmão é um excelente partido, eu faria muito gosto dessa união.


MABEL - Então senhor intendente, o senhor não me leve a mal, mais todos sabem o que sua filha faz quando lhe arranjam um noivo, o último ela jogou um bolo na cara e depois empurrou o coitado escada abaixo...


PITÁGORAS - Há nem me fale dona Mabel, só de lembrar morro de vergonha, mais agora minha filha esta diferente sabe... ela esta mais como eu posso lhe dizer? Aceitável! é essa a palavra! Eu acho que desta vez ela pode aceitar, eu percebo que ela tem medo de ficar sozinha.


MABEL - Então doutor, eu poderia contar com o senhor para convencê-la?


PITÁGORAS - Sim falarei com ela.


MABEL - Que bom, aguardo sua resposta.


CENA 03 / CASA DO INTENDENTE PITÁGORAS / INTERIOR / SALA / NOITE.


Pitágoras conta a sua filha sobre a proposta de casamento que Mabel fez, Regina fica quieta e pensativa, seu pai fica aflito, mais ela então fala:


REGINA - Pode ser.


PITÁGORAS - Vóis missi está falando sério minha filha? O que aconteceu para tu mudar de idéia assim?


REGINA - Já estou farta de toda essa gentinha da cidade me apontando, falando de mim pelas costas, dizendo que vou morrer luca e sozinha, agora eu quero me casar, quero ser rica, e pelo que sei esse Miguel é podre de rico, eu vou me casar e me tornar a mulher mais rica de toda essa cidadezinha, vou esfregar na cara dessa gentinha quem é Regina Cabral!


PITÁGORAS - Você está me assustando minha filha.


REGINA - Ora papai, não era isso que você queria? Não queria me casar? Pois então, eu vou fazer o que você tanto quer, e ainda serei rica, e ei de herdar todas as minas das gerais (risos).


PITÁGORAS - Amanhã pela manhã irei avisar a dona Mabel.


CENA 04 / CASA DE MIGUEL / INTERIOR / SALA / DIA.


Pitágoras diz á Mabel que Regina aceitou:


MABEL - Que bom, então mandarei uma carta avisando meu irmão.


Ela faz que disse, manda uma carta á seu irmão no Rio de Janeiro, depois de algumas semanas ela então recebe a resposta.



CENA 05 / CASA DE MIGUEL / INTERIOR / SALA / DIA.

MABEL - Meu irmão respondeu Adamastor, ele diz que aceita se casar com Regina, e que virá em duas semanas, e pediu para que fizéssemos um jantar de noivado no dia de sua chegada:

ADAMASTOR - Então temos que avisar o intendente e preparar a recepção.

MABEL - Vou fazer isso agora mesmo, enquanto vou avisar o intendente, vóis missi vá até o mercado de escravos comprar mais uma negra para ajudar na cozinha, a Bibiana está velha e lerda, há e compre uma negra nova e boa na cozinha, porque escrava velha e preguiçosa ninguém merece!

ADAMASTOR - Esta bem paixão!

CENA 06 / CASA DO INTENDENTE PITÁGORAS / INTERIOR / SALA / DIA.

Mabel diz á Regina e ao Intendente, que Miguel aceitou se casar, e que irá realizar um jantar de noivado para ela:

REGINA - Gentileza sua dona Mabel.

Dona Lauriana avó de Regina chega dizendo:

LAURIANA - Até que enfim você vai desencalhar em minha neta... deveria era agradecer a deus por alguém ainda te querer assim mal passada.

REGINA - Já chega vó vó, se não tem nada de útil para fazer vá para a igreja

LAURIANA - Ainda bem que logo, logo você irá embora daqui.

REGINA - Desculpe minha avó, ela já não sabe o que diz, mais então está combinado dona Mabel, e tenho certeza que nos daremos muito bem.

MABEL - É claro querida, até o jantar então.

CENA 07/ MERCADO DE ESCRAVOS / EXTERIOR / DIA.

Adamastor olha os escravos e escolhe uma:

ADAMASTOR - Aquela ali, quero ela!

VENDEDOR - É uma ótima escolha senhor, é uma ótima cozinheira e também pode satisfazer seus desejos, se é que me entende (risos).

ADAMASTOR - Como ela se chama?

VENDEDOR - E escravo lá tem nome? São apenas peças, dê qualquer nome a ela...

ADAMASTOR - Vamos parar de conversa, pegue aqui o dinheiro e me dê a escrava.

Eles então vão embora, Adamastor pergunta:

ADAMASTOR - Qual o seu nome?

XICA - Meu nome é Francisca, mais todos me chamam de Xica.

ADAMASTOR - Muito bem Xica vamos para a casa.

CENA 08 / CASA DE MIGUEL / INTERIOR / COZINHA / DIA.

Xica chega lá e conhece a rotina da casa, Bibiana a trata muito bem, elas logo viram amigas, os dias passam e chega o dia do jantar:

MABEL - Vocês duas sirvam a mesa direitinho hein... se houver algum erro é já para o tronco.

ANOITECE...

Miguel chega e Xica vai atende-lo.

XICA - O senhor é o tal Miguel?

MIGUEL - Sim, sou eu, e você quem é?

XICA - Sou a nova escrava.

MIGUEL - Vóis missi é tão bela.

XICA - Obrigada!

Mabel chega:

MABEL - Pare de importunar meu irão, venha meu irmão entre, sua noiva já está para chegar.

TEMPO DEPOIS...

Regina, Pitágoras e Lauriana chegam

REGINA - Boa noite Miguel!

MIGUEL - Boa noite!


REGINA - Me desculpe, eu não sei nem o que dizer, confesso que estou um pouco envergonhada.


MIGUEL - Lhe entendo, más com o tempo iremos nos compreender, venham, vamos nos sentar á mesa.


Todos comem e conversam, o tempo passa e então chega o momento em que Miguel deve fazer o pedido á Regina, ele se ajoelha diante dela e diz:


MIGUEL - Senhorita Regina, eu mal lhe conheço, mais quero ter o prazer lhe conhecer, se vóis missi me der a honra de tê-la como noiva, tenha a certeza de que terás um homem honrado ao seu lado, para todos os momentos de sua vida, vóis missi aceita se casar comigo?


REGINA - Sim.


Ele então coloca o anel de noivado no dedo de Regina, as horas passam, todos já estão de saída, Pitágoras vai falar com Miguel:


PITÁGORAS - Meu caro Miguel, devo lhe dizer que estou muito feliz de tê - lo como genro.


MIGUEL - Digo o mesmo senhor intendente.


PITÁGORAS - Já está tarde, devo ir, mais podíamos conversar em particular para acertar os detalhes da cerimônia e do dote.


MIGUEL - Será um prazer senhor intendente.


Todos saem, Mabel e Adamastor sobem para dormirem, Miguel fica sozinho na sala, ele ouve um barulho na cozinha e vai até lá:


COZINHA


MIGUEL - Quem está aí?


XICA - Sou eu senhor.


MIGUEL - Já esta tarde, pode ir descansar.


XICA - O senhor não vai precisar de nada?


MIGUEL - Não, não vou não, o que eu queria mesmo era pensar um pouco sabe? Conversar, tudo anda tão confuso...


XICA - Se o senhor quiser desabafe comigo, eu prometo guardar segredo!


Continua...

Postar um comentário

0 Comentários