Luz do Luar - Capítulo 13: Avus (Avô)




LUZ DO LUAR - CAPÍTULO 13:
AVUS (AVÔ)
Novela de Anthonny



Personagens deste capítulo:

Hannah - Isabelle Drummond
Morgana - Juliana Paiva
Emily - Juliane Trevisol
Daniel - Humberto Carrão
Inquisidor - Stênio Garcia
Judas - Reynaldo Gianecchini
Freira -  Bete Mendes

NO CAPÍTULO ANTERIOR...

Hannah, Daniel e o Inquisidor chegam ao Exílio de Jacó. Morgana e Emily decidem investigar a vida do Inquisidor. Daniel pede perdão a Hannah. Morgana e Emily pegam a chave da sala do Inquisidor no quarto da madre, adentram nela e descobrem um conjunto de anotações. Hannah e Daniel ouvem Judas chamando o Inquisidor de pai.

FIQUE AGORA COM O CAPÍTULO DE HOJE...

CENA 1. EXÍLIO DE JACÓ. CORREDOR. INTERIOR. NOITE

POV HANNAH E DANIEL

Ambos continuam olhando pela fresta da porta o Inquisidor e Judas.

Inquisidor - O que queria que eu tivesse feito? Deixasse aquela situação continuar?

Judas - Sim! Era o mais justo, eu a amava e você destruiu tudo!

Eles olham atentamente quando de repente sentem uma mão em seus respectivos ombros, eles se virão lentamente.

VOLTA À CENA

Os dois se assustam ao ver uma velha Freira.

Freira - O que fazem fora do quarto a esta hora?

Daniel - Nós estamos...

Hannah - Somos os protetores particulares do Inquisidor, estamos vigiando pra que nada aconteça!

Freira - Que bom que cumprem bem seu papel!

Daniel - Agradecemos, mas já estamos voltando para o quarto...

Freira - Mas por que a pressa? Por que não parabenizar o Inquisidor por ter protetores tão eficientes?

Hannah - Não é realmente preciso, obrigado!

Freira - Eu insisto! Não vão querer fazer desfeita, não é?

Hannah e Daniel ficam nervosos.



FADE OUT.

FADE IN:


FADE IN:


CENA 2. EXÍLIO DE JACÓ. QUARTO SE JUDAS. INTERIOR. NOITE

A freira, Daniel e Hannah entram no quarto.

Inquisidor - O que fazem aqui?

Freira - Estavam pelo corredor... Mas disseram estar cuidando da segurança do Inquisidor, então vim para parabenizá-lo por ter protetores tão dedicados!

Judas - Quem são eles?

Inquisidor - São meus protetores particulares... Mas a pergunta certa seria, o que faziam nos corredores a esta hora?

Hannah - Estávamos conhecendo o lugar... Também não sabíamos se estava seguro e-

Inquisidor - E mesmo assim não deviam ter saído do quarto, acima do tudo, obedeçam minhas ordens! 

Daniel - Pedimos desculpas!

Inquisidor - Esse será o último erro aceito, após isso, espero nunca mais descumpram uma ordem minha!

Hannah - Claro! Perdão.

Hannah e Daniel andam em direção a porta mas antes que saiam são interrompidos pela freira.

Freira - Cuidado com que encontram pelos corredores daqui, nem sempre as freiras são tão boas quanto eu!

A Freira ri.


CORTA PARA:

CENA 3. GAIA. CONVENTO. SALA DO INQUISIDOR. INTERIOR. NOITE

Emily e Morgana continuam lendo as anotações.

Emily - "Eu passei dias pensando "por que me deixastes?" Quando na verdade... Você nunca me abandonou, eu nunca mais consegui ser o mesmo, eu ao menos tentei ser, sinto que algo meu foi perdido, para sempre"

Morgana - São textos muito tristes... 

Emily - Achei outra parte importante... "Eu apenas fui jogado aqui... Como se eu não obtivesse nenhum valor... Mas eu que com você eu era o Sol, eu aquecia seus dias e você iluminava minhas noites".

Morgana - Isso soa tão familiar... Realmente não há o nome do autor?

Emily - Não... Todos os textos estão assinados como "O Filho Exilado".

Morgana - Tudo bem! Continue a ler!

Emily lê e cada vez ela e Morgana ficam mais intrigadas.


CORTA PARA:

CENA 4. EXÍLIO DE JACÓ. QUARTO DE HANNAH E DANIEL. INTERIOR. NOITE

Hannah e Daniel entram no quarto e Daniel senta-se na cama surpreso.

Daniel - Eu nunca poderia imaginar... O Inquisidor tem um filho!

Hannah - E o mantém preso aqui...

Daniel - Você tinha razão... Não dá pra confiar totalmente no Inquisidor, não depois de ouvir isso, não depois de saber o que ele pode fazer com o próprio filho!

Hannah - Teremos que tomar mais cuidado agora... Qualquer erro que cometermos pode nos fazer perder o cargo.

Daniel - Mas... Você não ficou nem um pouco curiosa com o que acabamos de ouvir? 

Hannah - Fiquei, claro, mas eu não posso perder esse cargo, então é melhor não me envolver com isso!

Daniel - Por que esse cargo é tão importante pra você?

Hannah se deita na cama e apaga a vela que está acima de uma espécie de criado mudo.

Hannah - Você saberá... Assim que eu confiar totalmente em você de novo!


CORTA PARA:

CENA 5. EXÍLIO DE JACÓ. QUARTO DE JUDAS. INTERIOR. NOITE

Inquisidor - É tão difícil tentar me entender? Eu fiz tudo para o seu próprio bem!

Judas - Para o meu bem? Para alguém cristão, sua visão do bem e mal está completamente deturpada.

Inquisidor - Será que algum dia voltaremos a ser os mesmos?

Judas - Eu nunca mais serei o mesmo, não sem ela...

Inquisidor - Eu também nunca mais serei o mesmo meu filho... Não sem você!

Judas - Eu não acredito... Não é amor jogar o seu próprio filho nesse lugar perverso! Um lugar onde ele não pode conviver com ninguém... Como acha que é passar o dia inteiro nesse quarto?

Inquisidor - Foi preciso! Ou toda a sociedade seria contra você... Todos iriam lhe querer morto... Eu fiz isso por você!

O Inquisidor tenta tocar Judas mas ele recua. Judas chora.

Judas - Todos poderiam ser contra mim... Desde que eu tivesse alguém que me amasse... Era só isso que precisava! 

Inquisidor - Judas!

Judas - Olhe o nome que me deu... Eu nunca traí alguém... Já você...

Inquisidor - Me perdoe, Judas, por favor, eu nunca em minhas preces imaginei que iria sofrer tanto!

Judas (gritando) - Eu nunca, nunca vou perdoar você!


Judas abre a porta do quarto.

Judas - Hoje vejo que nunca mudou... Nunca percebeu o quanto me fez mal, e mesmo assim tem a coragem de vir aqui...

Inquisidor - Ainda iremos conversar. Tenha uma boa noite.

Judas - Espero que consiga dormir com os gemidos aterrorizantes que soam por esse lugar, o bom de tudo isso é que eu os escuto há vinte anos e já estou acostumado!


CENA:

CENA 6. GAIA. CONVENTO. SALA DO INQUISIDOR. INTERIOR. NOITE

Emily e Hannah continuam lendo as anotações.

Emily - A última anotação... Não pode ser!

Morgana - O que tem aí?

Emily - Leia você mesma...

Emily entra a anotação para Morgana.

Morgana - "Seria confuso para qualquer um... Ser filho do Santo Inquisidor e estar apaixonado por você... Íris, meu grande e poderoso amor, obrigado por iluminar minhas noites."

Morgana fica perplexa.


FADE OUT.

FADE IN:




Postar um comentário

0 Comentários