AMAZÔNIA
A
LENDA
CAPÍTULO 014 – FINAL.
PERSONAGENS DESTE CAPÍTULO:
JACIRA - DIRA PAES
VICTOR – RODRIGO SIMAS
TINA – MARIA CASADEVALL
LADY GAGA – BELLA PIERO
DIOGO – ANDERSON DI RIZZI
RENATO – RAFAEL CARDOSO
MILÚ – ANA LÚCIA TORRE
ENFERMEIRA – FIGURANTE
VERA – CÁSSIA KISS
NO CAPÍTULO ANTERIOR:
Tina passa mal.
Pabllo Vittar se Apresenta
na despedida de Beyoncé da Casa da Luz Vermelha.
Beyoncé vai embora em
um tapete voador.
Tina perde seu filho.
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CENA 01. HOSPITAL. INTERIOR. QUARTO. NOITE.
Tina passa mal novamente. Os médicos correm para socorrê-la
ENFERMEIRA - Eu estou fazendo de tudo doutor, mas parece que não está adiantando.
RENATO - Não podemos deixar que isso ocorra.
Ela tenta resistir, mas acaba por perder o bebê.
ENFERMEIRA -(Olhando para Renato) O bebê!
Renato examina Tina.
RENATO - Ela teve um aborto espontâneo.
ENFERMEIRA - Meu Deus, doutor.
RENATO - Por favor, chame reforços. Vamos fazer de tudo para salvar a vida dela.
ENFERMEIRA - Sim doutor.
CORTA PARA:
CENA 02. HOSPITAL. CORREDOR. INTERIOR. NOITE.
A enfermeira sai da sala. Victor e Jacira percebe que ela chama alguns
enfermeiros para irem até a sala. Ele resolve ir ver de perto o que está
acontecendo.
VICTOR - O que houve?
ENFERMEIRA - Por favor, aguarde na recepção, quando tivermos novidades avisaremos.
JACIRA - Doutora. Pelo amor de Deus. Aconteceu alguma coisa com ela ou com o meu
filho?
ENFERMEIRA - Eu já disse. Quando tivermos alguma novidade avisaremos. Por favor
aguarde!
JACIRA - Vem filho. Não vai adiantar de nada insistir.
CORTA PARA:
CENA 03. HOSPITAL. INTERIOR. QUARTO. NOITE.
Os médicos conseguem reverter o quadro de tina.
ENFERMEIRA - Como ela está doutor?
RENATO - Ela vai melhorar. Por agora ela ficará sedada.
ENFERMEIRA - E quanto ao feto?
RENATO - Encaminhe para o IML.
ENFERMEIRA - Os parentes estão aí fora. Eles estão muito nervosos. O que eu devo
dizer a eles?
RENATO - Diga para irem até a minha sala. É triste dar uma notícia dessas, mas
não podemos esconder nada de ninguém.
ENFERMEIRA - Está bem doutor, cuidarei de tudo.
RENATO - Obrigado.
CORTA PARA:
CENA 04. HOSPITAL. CORREDOR. INTERIOR. NOITE.
A enfermeira sai da sala rumo a Victor e Jacira.
JACIRA - E então doutrora?
ENFERMEIRA - O doutor Renato os aguarda na sala dele.
CORTA PARA:
CENA 05. HOSPITAL. SALA DE RENATO. INTERIOR. NOITE.
Jacira e Victor entram na sala de Renato muito nervosos.
RENATO - Sentem -se.
JACIRA - Então doutor o que aconteceu? Por favor, não me esconda nada.
RENATO - Se acalmem.
VICTOR - Diga logo de uma vez. Essa espera só nos deixa ainda mais nervosos.
RENATO - Ela teve um aborto espontâneo.
A notícia da perda do filho deixa Victor sem chão. Mesmo sendo a criança
ainda um feto em formação, Victor já o amava incondicionalmente. Ele cai de
joelhos no chão.
VICTOR - Nãoooooo!
Jacira se ajoelha e o abraça, confortando seu coração.
JACIRA - Meu querido, eu sinto muito!
Ela enxuga as lágrimas que começam a escorrer do rosto de seu filho.
RENATO - Nós conseguimos salvar a vida da mãe. Ela está sedada.
JACIRA - Ela já sabe do que ocorreu?
RENATO - Ainda não.
JACIRA - Quando ela acordar, não diga nada a ela. Ainda tenho que avisar os pais
dela.
RENATO - É claro. Fique tranquila, não iremos dizer nada.
CORTA PARA:
CENA 05. APARTAMENTO DE JACIRA. INTERIOR. NOITE.
Jacira leva Victor para casa.
VICTOR - Eu não posso ficar aqui mãe. Eu tenho que estar lá, junto de Tina, a
apoiando.
JACIRA - Meu filho, você está muito abalado. Continuar naquele hospital depois de
tudo, não iria te fazer bem. Deixe que eu cuido de tudo. Descanse.
CORTA PARA:
AMANHECE.
CENA 06. HOSPITAL. INTERIOR. QUARTO. DIA.
Tina acorda. Jacira e os pais dela são avisados e vão até lá.
TINA - (Olhando para Jacira) Cadê o Vi?
JACIRA - Ele não pode vir, está abalado com tudo o que aconteceu.
TINA - Mas o que aconteceu?
JACIRA -(Abraçando Tina) Minha querida, você precisa ser forte.
TINA - (Nervosa) O que aconteceu? Fala pra mim.
ENFERMEIRA - Se acalme senhora.
TINA - Não. Eu não vou acalmar enquanto não souber o que aconteceu!
VERA - Filha, o seu bebê...
Tina percebe pelo tom de todos que algo aconteceu ao seu filho.
TINA - O que tem o meu bebê? Falem! Aconteceu alguma coisa ao meu filho?
JACIRA - Eu sinto muito!
Desaba em choro.
TINA - Nãoooooo.
Vera abraça sua filha.
VERA - Tá tudo bem. Eu vou estar com você!
Tina chora muito.
CORTA PARA:
UM DIA DEPOIS.
CENA 07. CREMATÓRIO. INTERIOR. DIA.
O bebê de Tina e Victor é cremado.
VICTOR -(Abraçando Tina) Eu sinto muito meu amor.
TINA - É tudo culpa minha. Eu não fui nem capaz de segurar nosso filho.
VICTOR - Não é culpa sua. Por favor, não se culpe. Ele era muito novo, tinha só 2
semanas.
TINA - Mesmo assim. Eu devia ter segurado. Que tipo de mãe eu fui?
VICTOR - Foi o destino meu amor. Nunca se culpe pelo que você não tem culpa.
Infelizmente, foi o destino.
Eles se abraçam, confortando uma ao outro.
CORTA PARA:
ATLÂNTINÓPOLIS.
CENA 08. CASA DA LUZ VERMELHA. INT. DIA.
Sonoplastia de casamento.
Local cheio. Pessoas em pé observando a entrada da noiva. Diogo de terno
no altar, todo bobo. Lady Gaga sendo levada por outra quenga vestida de homem.
Em uma cadeira distante, Milú observa tudo com a cara emburrada. A noiva chega
no altar, o noivo a ajuda subir. Todos sentam-se.
Cessar sonoplastia
QUENGA – Estamos aqui reunidos esta manhã para celebrarmos a união entre Lady
Gaga e seu futuro marido, Diogo.
Na plateia, Milú acompanha a cerimônia se abanando com seu leque e
trajes formais. Uma mulher ao seu lado a encara com um sorriso.
MULHER (FIGURANTE) – É, dona Milú. Quem diria que seu filho iria se casar com uma quenga.
Logo você, a dona da moral e dos bons costumes, ter permitido uma coisa dessas.
Tisc, tisc, tisc.
MILÚ – Olha só, tu fica quita na sua, respeita a felicidade do meu filho.
A mulher o olha pelo canto dos olhos e sorrir.
QUENGA – Você, Lady Gaga, aceita Diogo como seu legítimo esposo?
GAGA – (sorri) Aceito!
Ela coloca a aliança nele.
QUENGA – E você, Diogo, aceita Lady Gaga como sua legítima esposa?
DIOGO – (sorri) Aceito!
Ele coloca a aliança nela.
QUENGA – Dito isso, agora, se tem alguém contra este casamento, que fale agora
ou se cale para sempre.
Os noivos olham para plateia. Milú se levanta.
MILÚ – Eu quero falar!
A plateia abre a boca faz barulho de surpreso. Noivos também espantados.
Os convidados cochicham.
MILÚ – Ninguém vai me impedir de falar o que eu quero, então calem a boca e me
escutem!
Ela dá dois passos a frente.
MILÚ – (exaltada) Todos aqui somos pecadores. Ninguém é melhor do que ninguém.
E o que nos ensinou sempre foi ter amor ao próximo independente da sua
condição. Eu erro, tu erras, ele erra, nós erramos, vós errais e eles erram.
Errar é humano mas o que não devemos fazer é persistir no erro. Fui contra sim
ao casamento do meu filho com essa aí, mas isso serviu para que eu refletisse e
repensasse meu modo de fazer as coisas. Aprendi que a felicidade vem acima de
tudo e Deus acima de todos. Tá, se eu vejo uma piranha na rua eu falo que ela
vai pro inferno? Falo! Mas mentalmente. Por que cada um tem que cuidar da sua
própria vida e parar de tomar conta e julgar a vida dos outros. Porque irmãos,
o que fizermos aqui na Terra, depois iremos prestar conta com Deus, porque ele
SIM saberá julgar a todos nós, porque ELE sabe de todas as coisas, AMÉM?! Então
é por isso que eu, Milú, aceito este casamento porque eu amo o meu filho e a
felicidade dele é o que mais importa pra mim.
A plateia começa a aplaudir. Os noivos surpresos e felizes. Diogo
emocionado.
DIOGO – Eu também te amo, mãe!
Milú emocionada. Plateia se emociona.
MILÚ – Vem cá dá um abraço na mamãe.
Diogo larga a esposa no altar, corre e abraça sua mãe.
Plateia se levanta e aplaude a situação.
CORTA PARA:
Diogo de volta ao altar de frente para Lady Gaga.
QUENGA – E eu os declaro marido e mulher. Podem se beijar.
Os dois se beijam e são ovacionados pelos convidados.
Diogo pega Gaga no colo.
CORTA PARA:
Em frente à igreja. Alguns convidados fazendo corredor na porta. Diogo
passa pelo meio deles com Gaga no colo. Uma carroça está à espera dos
recém-casados. Prestes a entrar quando /
MULHER (FIGURANTE) – Mas e o buquê?
Diogo põe a mão na testa, surpreso.
DIOGO – Não acredito que eu esqueci do buquê! E agora?
GAGA – Não precisa disso não, amor.
DIOGO – Mas você tem que jogar alguma coisa, é a tradição.
GAGA – Me empresta sua carteira.
Diogo pega do seu bolso e dá a ela.
DIOGO – Pra que você quer?
GAGA – (para a plateia) Quem quer dinheiroooo?
Todos ficam eufóricos gritando “eu”.
GAGA – Então toma, pobrada!
Gaga, de costas, arremessa a carteira. A porradaria começa pra ver quem
pega.
DIOGO – Poxa, minha carteira! Ainda bem que não tinha nenhum documento lá.
GAGA – Agora vamos embora pra curtirmos nossa lua de mel.
Eles entram na carroça, que segue viagem. Eles dão um selinho.
CORTA PARA:
MANAUS.
CENA 09. APARTAMENTO DE JACIRA. QUARTO DE VICTOR. INTERIOR. DIA.
VICTOR - Eu sei que depois de tudo o que
aconteceu a dor nos afastou. (Pega no ombro dela) Mas eu quero te dizer que
estou aqui. Eu não vou te abandonar. Nunca.
TINA -(Olhando para Victor) Eu sei disso.
VICTOR - Vem.
Ele puxa ela para o meio do quarto e a beija. Ela sorri.
TINA - Obrigada meu amor. Obrigada.
CORTA PARA:
UM DIA DEPOIS.
CENA 10. APARTAMENTO DE JACIRA. INTERIOR. SALA. DIA.
Tina pensa consigo em tudo o que viveu ao lado de Victor. Ela lembra da
lenda e da profecia.
TINA - Eu te amo. Te amo o suficiente para entender que você deve seguir o seu
coração.
VICTOR - Como assim? Do que você está falando?
TINA - Faça o que o seu coração realmente quer. Na verdade, eu sempre soube que
você quer ser boto. Se o seu coração está chamando, você tem que atender a voz
do coração.
VICTOR - Mas eu te amor. Eu não posso te deixar.
TINA - Eu sempre vou te amar. Não importa a sua escolha e o que você faça.
Toca no rosto dele.
TINA - Siga o seu destino. Mesmo que sua mãe não aprove, ela precisa entender.
Victor beija ela
VICTOR - Obrigado.
Tina sente-se feliz por libertar Victor.
CORTA PARA:
DOIS DIAS DEPOIS.
CENA 11. APARTAMENTO DE JACIRA. INTERIOR. SALA. DIA.
JACIRA - Como assim se tornar Boto? Eu pensei que você já tinha desistido disso.
TINA -(Interrompendo) É o que ele quer. Eu o apoio, por que sei que só assim
ele será feliz.
JACIRA - Más eu não posso deixar.
TINA -Liberte ele para que siga o seu
destino. A senhora sabe que só assim ele será feliz.
JACIRA - Eu não posso... Eu não consigo.
VICTOR - Mãe. Eu sempre vou te amar. Mas eu preciso ir.
Ele a beija e parte, para desespero dela.
CORTA PARA:
ATLÂNTINÓPOLIS
CENA 12. BEIRA DO RIO. EXTERIOR. DIA.
Victor chega até o rio. A Mãe D'Água se surpreende com a volta de
Victor.
MÃE D’ÁGUA - Você voltou?
VICTOR - Eu voltei mãe. Voltei para assumir o meu lugar.
Ela o abraça.
MÃE D’ÁGUA - Está pronto?
VICTOR - Eu sempre estive.
MÃE D’ÁGUA - Entre na água.
Victor entra na água. A Mãe D'Água coloca sobre a água seu cajado.
MÃE D’ÁGUA - Pelo poder da nossa mãe, e do criador, nós te tornamos guardião.
Victor se transforma em Boto ali mesmo. Os pássaros sobrevoam a floresta
e os rio em cântico.
CORTA PARA.
MANAUS.
CENA 13. APARTAMENTO DE JACIRA. INTERIOR. DIA.
Tina arruma suas malas.
JACIRA - Onde você vai?
TINA - A senhora não vem comigo?
JACIRA - Para onde?
TINA - Onde mais? Atlantinópolis.
JACIRA - Para que voltar lá?
TINA - Há uma lenda de que se uma mulher entrar no rio durante a noite ela
encontra o Boto em sua forma humana.
Jacira sorri.
CORTA PARA.
ATLÂNTINÓPOLIS.
CENA 14. CASA DE JACIRA. INTERIOR. DIA.
Elas chegam na cidade.
JACIRA - Logo escurece.
TINA - Eu não vejo a hora.
CORTA PARA.
ANOITECE.
CENA 15. BEIRA DO RIO. EXTERIOR. NOITE.
Tina vai até a beira do rio e adentra ás águas. O boto a avista e se
transforma na figura humana.
TINA - (Sorrindo) Meu amor!
Jacira observa da janela sorrindo.
VICTOR/BOTO - A lenda.
TINA - Não disse? Nós nunca vamos nos separar.
Eles se beijam.
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