Amazônia, a lenda - Capítulo 05.



AMAZÔNIA
A
LENDA
CAPÍTULO 05
PERSONAGENS DESTE CAPÍTULO:
JACIRA……………………………………………………………………………………………………DIRA PAES
TINA………………………………………………………………………………………MARIA CASADEVALL
VICTOR……………………………………………………………………………………….RODRIGO SIMAS
LADY GAGA………………………………………………………………………………………BELLA PIERO
BEYONCÉ/VALDO……………………………………………………MATHEUS NACHTERGAELE
LENHADOR……………………………………………………………………………………MILHEM CORTAZ
MILÚ…………………………………………………………………………………………ANA LÚCIA TORRE
MÃE D'ÁGUA………………………………………………………………………………LAURA CARDOSO
DIOGO…………………………………………………………………………………ANDERSON DI RIZZI
NO CAPÍTULO ANTERIOR.
Jacira e Beyoncé fazem as pazes.
Beyoncé cede uma de suas casas para Jacira e os seus morarem.
Victor diz Jacira que se encontrou com a Mãe D'Água. Ela o repreende.
Jojo Todynho se apresenta na Casa da Luz Vermelha, e leva a platéia a loucura.
Victor caminha pela cidade durante a noite, ele avista um lenhador e vai tirar satisfações.
FIQUE AGORA COM O CAPÍTULO DE HOJE...
CENA 01. FLORESTA. EXTERIOR. NOITE.
Victor caminha pela floresta, até que ele se esbarra com um lenhador.
VOLTA À CENA.
VICTOR - O que você tá fazendo?
LENHADOR - Não é da tua conta. Agora vaza!
VICTOR - Não. Eu não vou deixar você derrubar nenhuma árvore.
LENHADOR - Ah, não vai?
INSERT.
Ele aponta um arma para Victor.
VOLTA À CENA.
LENHADOR - Acabou pra você moleque!
INSERT.
O Lenhador então aperta o gatilho para atirar contra Victor. De Repente a Mãe D'Água surge, ela faz a bala parar no ar e cair no chão.
VOLTA À CENA.
MÃE D'ÁGUA - Vá embora. Não volte nunca mais aqui, ou do contrário, não serei mais tão generosa.
INSERT.
o Lenhador sai correndo dali.
VOLTA À CENA.
MÃE D'ÁGUA - O que você está fazendo aqui na mata, a essa hora da madrugada?
VICTOR - Eu não consegui dormir. Tudo o que está acontecendo tem tirado o meu sono. Então eu resolvi dar uma caminhada para espairecer.
MÃE D'ÁGUA - Vá embora. Volte aqui outra hora que teremos muito o que conversar.
CORTA PARA:
CENA 02. CASA DA LUZ VERMELHA. SALA. INTERIOR. DIA.
BEYONCÉ - A noite de ontem rendeu muito. Graças a minha mãezinha. Veja Gaga, os cofres estão cheios.
LADY GAGA - Pois é, aquela tal de Jojo fez mesmo o maior sucesso.
BEYONCÉ - Agora nós todas temos uma dívida para acertar com a mãezinha.
LADY GAGA - Como assim? Do que a senhora tá falando patroa?
BEYONCÉ - Eu disse pra mãezinha que se ela trouxesse a cantora, todas as quengas iriam sair da casa até a beira do rio de joelhos, para agradecer.
LADY GAGA - A senhora usou a gente pra fazer promessa e nem nos avisou?



BEYONCÉ - E desde quando eu tenho que lhes avisar? Vocês são minhas funcionárias, trabalham pra mim. A única função de vocês aqui dentro é me obedecer. Se não quiserem fazer, tudo bem, mas estão no olho da rua.
LADY GAGA - Aí, tá bom. A gente faz.
BEYONCÉ - Ótimo, então se reúnem e tratam de cumprir essa promessa ainda hoje.
CORTA PARA:
CENA 03. CASA DE JACIRA. INTERIOR. QUARTO DE VICTOR E TINA. DIA.
Victor entra.
VOLTA À CENA.
TINA - Onde é que você estava durante essa noite Victor? Você passou a noite toda fora.
VICTOR - Eu estava andando pela cidade,precisava espairecer as ideias.
TINA - Victor, não mente pra mim. Você estava no cabaré?
VICTOR - É claro que não Tina.  Pelo amor de Deus. Você quer mesmo saber a verdade?
TINA - O que você acha?
VICTOR - Tá, mas só não conta nada pra minha mãe.
TINA - Fala logo de uma vez.
VICTOR - Eu vi uma lenhador cortando uma árvore. Eu fui lá perguntar pra que ele tava fazendo isso. Mas ele me ameaçou com uma arma.
TINA - Meu Deus Victor. Você é louco?
VICTOR - Mas não aconteceu nada. A Mãe D'Água me salvou.
TINA - Victor, a sua mãe pediu e eu também vou pedir. Não se envolva. Se você não quer ser o Boto, não quer ser o guardião do rio, você não pode se envolver. Você não percebe que quanto mais você fuça, quanto mais você mexe, mais você mergulha nisso?
Qual o  próximo passo? Você vai aceitar ser Boto, e nos abandonar?
VICTOR - Tina, tudo isso foi muito cansativo, eu não tô com cabeça pra brigas agora.
CORTA PARA:
CENA 04. PRAÇA DA CIDADE. EXTERIOR. DIA.
As quengas saem de joelhos pela cidade. Milú observa.
VOLTA À CENA.
MILÚ - Olha só meu filho. A quengaiada devota da bruxa do rio.
DIOGO - A Mãe D'Água não é bruxa, mãe. Ela protege a cidade.
MILÚ - Que petulância é essa meu filho?  Desde quando você está autorizado a ter idéias próprias, e pensar diferente de mim?
DIOGO - Ah mãe, eu não sou você.
MILÚ - Eu só não te dou o que você merece aqui mesmo, porque eu tenho uma reunião com minhas beatas. Mas lá em casa você me aguarde.


CORTA PARA:
CENA 05. IGREJA. INTERIOR. DIA.
MILÚ - Elas chegaram padre.
PADRE - Elas quem dona Milú?
INSERT.
As beatas da cidade entram na igreja.
VOLTA Á CENA.
MILÚ - Irmãs. Eu reuni todas aqui, porque temos um inimigo a enfrentar. Aquela devassa que se deitou com o Boto, retornou a nossa cidade, e é nosso dever retirar aquela maldita pecadora, infame daqui! Vamos todas juntas a casa dela exigir que saia de nossa cidade.
PADRE - Isso não vai dar problema dona Milú?
MILÚ - O senhor é conivente com o pecado padre?
PADRE - Claro que não.
MILÚ - Então não nos atrapalhe em nossa missão de levar a salvação.
CORTA PARA:
CENA 06. CASA DE JACIRA. EXTERIOR. DIA.

As beatas chamam por Jacira. Ela sai para fora.

VOLTA À CENA.

JACIRA - O que vocês querem aqui?

MILÚ - Viemos lhe intimar a deixar essa cidade, e o mais rápido possível.

JACIRA - Eu posso saber com que autoridade vocês se atrevem a me expulsar da cidade?

MILÚ - Com a autoridade divina. Nós somos as que zelam pela moral e pelos bons costumes nessa cidade, e você é uma afronta a tudo o que os preceitos cristãos pregam.

JACIRA – (ri debochada) Preceitos cristãos? A mulher mais pecaminosa da cidade tá se achando pura e quer dar lição de moral nos outros?
(Fecha o semblante) Ah, saiam da minha porta, vão procurar o que fazer!

MILÚ - Como ousa me desafiar? Você não sabe com quem tá se metendo, Jacira.

JACIRA - (Olhando na direção de Milú) Eu vou deixar bem claro. Daqui eu não saio nem por um decreto!

MILÚ - Isso é o que vamos ver!

JACIRA - As senhoras querem ver? Então eu vou mostrar. Um momento.

INSERT.

Jacira entra e enche um balde de água. Ela volta e joga nas beatas. Elas gritam.

VOLTA À CENA.

JACIRA - Se vierem aqui de novo vai ser água fervendo e não gelada.

MILÚ – Sua desgraçada, você vai pagar caro por isso. Meninas vamos pra cima dela.

JACIRA - Ah é? Pera aí.

INSERT.

Jacira rapidamente entra em casa e sai com uma peixeira nas mão.

VOLTA À CENA.

JACIRA – (intimidante) Quem é a primeira?

INSERT.

As beatas se espantam, correm pra trás de Milú.

VOLTA À CENA.

MILÚ – Também não é pra tanto, Jacira. 


INSERT.

Jacira dá algumas apunhaladas no ar.


VOLTA À CENA.

JACIRA – Venhas falsas beatas. Venham! Ou será que são velhas brochas? (ri)

INSERT.

As beatas vão pra trás conforme Jacira avança.

VOLTA À CENA.

BEATA - Aí meu Jesus cristinho dona Milú. E se ela nos matar? Eu tô com muito medo Milú. O que vamos fazer?

MILÚ – Corre meninas, ela tá doida!

INSERT.

Elas correm. Jacira sorri.


VOLTA À CENA

JACIRA – Mas é um bando de medrosas mesmo.
FIM DO CAPÍTULO.



Postar um comentário

0 Comentários