Web Mundi Kids | Leiam direitinho crianças, tia Susana não tem paciência pra quem tá começando


O dia amanhece na Escola para Kids do Web Mundi. Tia Susana entra na sala de aula com seus óculos afim de parecer intelectual e com um livro embaixo do braço. Com um sorriso escancarado no rosto, se posiciona no meio da classe em frente a turma.

SUSANA – Olá, pirralhos! Sou a nova professora de leitura. Não vou falar meu nome porque todo mundo já me conhece, sou muito famosa, sabe.

JOÃOZINHO – Professora, qual é o seu nome?

Suzana faz silencio. Closes alternados entre eles.

SUZANA – (sorriso amarelo) De castigo.

Joãozinho vai para o canto da sala e fica de costas para a turma.

SUSANA – Hoje teremos uma aula muito especial e divertida. Vou contar um pouco da minha vida pra vocês, olha que legal. Sintam-se honrados e privilegiados com isso, afinal todo mundo gosta de saber da minha vida.

Joãozinho vira-se para a turma.

JOÃOZINHO – Mas professora, a aula é de leitura, não de história.

Closes alternados entre eles.

SUSANA – Muleque, sai da sala.

Joãozinho, cabisbaixo, sai pela porta.

SUSANA – Detesto criança abusada.   

Corta para:

Susana sentada na carteira escolar com um livro sobre o colo. Crianças sentadas em uma organização de semicírculo frente à professora.

SUSANA – Gosto assim, eu no centro e todos orbitando ao meu redor, porque eu sou uma estrela, né gente. Como todo o primeiro dia de aula vamos começar nos apresentando. Prazer, eu, ih não pera, não posso falar essa palavra com as crianças, ô meu Deus.

MARIAZINHA – Tia, o que é “prazer”?

Susana fica desconcertada com a pergunta.

SUSANA – É... hum... NINGUÉM VAI FAZER PERGUNTA AGORA!
Mariazinha fica triste.

SUSANA – Como eu estava dizendo. Olá turma, meu nome é Suzana Vieira, todo mundo já sabia disso, mas podem me chamar de tia Susana.

ALUNOS – (ao mesmo tempo) Bom dia, tia Susana!

SUSANA – Ai que fofos. Bom dia pra vocês também.

CARLINHA – Agora é minha vez. Meu nome é Car/

SUSANA – (Interrompe) Vocês não precisam se apresentar porque eu não vou lembrar do nome de ninguém mesmo. Só eu sou importante aqui.

Carlinha fica triste.

SUSANA – Ô minha querida, não fique assim. Quem lembrar do nome da tia já ganha 2 pontos nesta disciplina. Olha como a tia Susana é do bem e gosta e ajudar o próximo.

FELIPINHO – Tia Susana, eu esqueci meu livro em casa.

SUSANA – Ô meu bem, esquenta não. A aula de hoje será pelo celular. Peguem os seus que eu pego o meu.

A professora começa a tirar o celular do seu bolso quando é surpreendida.

JOÃOZINHO – Não pode celular na sala de aula.

Ambos se encaram por alguns segundos.

SUSANA – Garoto eu vou te dar uma palmada tão forte que você vai parar no colo do bicho papão em dois tempos. E não vai ter conselho tutelar que vai me impedir.

Joãozinho, com medo, sai da sala.

SUSANA – Vamos lá, crianças. Liguem a internet e pesquisem assim: Susana Vieira Wikipédia.

Alunos digitam no celular.

SUSANA – Quem será o primeiro a iniciar a leitura? Pode ser você, a de óculos?

Sulamitinha ajeita os óculos e afirma com a cabeça.

SULAMIINHA – Sô-sô-Sônia Ma-ri-a Vi-vi o quê, Vi-eira Gon-cal-ves, São/

Susana puxa o celular bruscamente da mão da menina.

SUSANA - Ei ei ei, pode parar menininha, pode parar, me dá essa porra. Não tenho paciência pra quem tá começando. Se ainda é analfabeta, porque tá lendo?

Sulamitinha chora.

SUSANA – Ai pirralha, porque você tá chorando? Detesto esse povinho canceriano que vive fazendo drama, eles não aguentam ouvir a verdade. Se for chorar, chora lá fora para não atrapalhar a minha aula.

A menina sai da sala.

SUSANA – (sorrindo) Chega de ler, vamos falar da minha vida. Dou um ponto na média pra quem acertar o nome da minha personagem na novela Senhora do Destino. Como tem muita gente que sabe a tia vai pedir pra levantar a mão. O primeiro que levantar, responde, tá certo? 1... 2... 3!

Ninguém levanta a mão.

SUSANA – (sorriso amarelo) Acho que ninguém entendeu, é pra levantar a mão. (dirige-se até um garoto e puxa a mão dele) Assim menininho, pra cima.

MENININHO – Mas tia, eu não sei?

SUSANA – (nervosa) Mas como não sabe? Todo mundo sabe! Fora da minha aula, criança burra não tem lugar aqui.

O menininho abaixa a cabeça, triste, e sai da sala.

SUSANA – E só volta aqui depois de saber todas as novelas que eu já atuei.

Susana senta na carteira novamente.

SUSANA – (revira os olhos) Tá bom, tem alguém de vocês que tem algo para perguntar sobre a minha vida?

Os alunos fazem silêncio por alguns instantes até que Gustavinho levanta a mão.

GUSTAVINHO – Tia Susana, a senhora é velha mas até que tá em forma, o que você faz?

SUSANA – Amorzinho, deixa eu te falar uma coisa, primeiro que velha é sua mãe né meu querido. Segundo que eu tenho uma dieta muito balanceada, em vez de comer frutas eu como pão com linguiça meu amor, vocês vegebas, vegetarianos, veganos, isso que dá (bate no braço) carne dura, beiços grossos e muita vontade de fud/

O sinal toca interrompendo a professora. Os alunos gritam e começam a sair da sala, alegres.

SUSANA – Ué Brasil, mas já? Quando a gente se diverte o tempo passa tão rápido!

Ela põe a mão sobre o rosto e sorri contente.

SUSANA – Ai, como é bom ser criança. Me lembro da minha infância na escola, eu era tão feliz, me divertia tanto. Mas a vida que segue (se levanta). Enquanto uns então velhos, eu continuo toda gostosona e no pique da Globo meu amor, não é pra qualquer um não.

Susana pisca para a câmera, sorrindo.


FIM.



WEB MUNDI KIDS
Edição 05

Escrito por:
Kax

Apresentação:
Susana Vieira (Fictícia)

Participação:
Joãozinho
Mariazinha
Carlinha
Felipinho
Gustavinho

Direção:
Kax Silva

Web Mundi© 2018  


Postar um comentário

0 Comentários