Como Curar Seu ❤️ - Capítulo 2:"Tentando Superar a Dor da Perda."


CAPÍTULO 2:TENTANDO SUPERAR A DOR DA PERDA.

CENA 1/RODOVIA JESUÍTA/INÍCIO DA NOITE/TEMPESTADE/EXT.

(JÚLIA LEVANTA E SAI CORRENDO APAVORADA. NA RODOVIA VEM PASSANDO UM CAMINHÃO, JÚLIA APARECE NO MEIO DO CAMINHÃO E ELE É OBRIGADO A PARAR EM UMA FREADA BRUSCA.)

O MOTORISTA SAI NA JANELA DO VEÍCULO (FURIOSO/ASSUSTADO)
- Tá louca garota quer morrer?
JÚLIA (EM PRANTOS) - Me ajuda moço meu pai! Minha mãe estão… lá em baixo...
MOTORISTA (REVOLTADO) - Sai fora garota, não tenho nada a ver com isso, tenho mais o que fazer.

(O MOTORISTA VAI EMBORA, JÚLIA SE DESESPERA; E SEM ESPERANÇA DE NÃO APARECER NINGUÉM, JÚLIA SENTA-SE NA BEIRA DA ESTRADA E CHORA.
UM CASAL DE  IDOSOS QUE VEM NA RODOVIA, PÁRA PARA AJUDÁ-LA. UM CACHORRO LATE DE DENTRO DO CARRO;
Os IDOSOS DESCEM ÀS PRESSAS PARA SOCORRÊ-LA  E O CACHORRO DESCE BARRANCO ABAIXO.)

IDOSA (NERVOSA) - Minha filha, o que foi? FALA!
JÚLIA (EM CHOQUE/GAGUEJANDO) Meu pai… minha mãe!
IDOSO (AGONIADO) - O que aconteceu?

(JÚLIA DESMAIA. A IDOSA À SEGURA.)

IDOSA (SE DESESPERA) - Bartô!
Me ajuda ela desmaiou, vamos levá-la para o carro.

(BARTOLOMEU COLOCA JÚLIA NOS BRAÇOS E LEVA PARA O CARRO, ISAURA OS SEGUE.)

BARTOLOMEU (TOM: NERVOSO)
- Fique aí com ela, Isaura. Eu vou ver com o que, esse cachorro late..Já volto.

(BARTÔ PEGA UMA LANTERNA E DESCE O BARRANCO E ENCONTRA O CORPO DE COSMA, AGACHA-SE E AVALIA SE TEM PULSAÇÃO.) .

CENA 2/FLORÊNCIA/CASA DOS ROSA/SALA DE ESTAR/NOITE/INT.

(JULIETA ESTÁ AO TELEFONE, TENTA FALAR COM COSMA, MAIS CAI NA CAIXA POSTAL.)

JULIETA (AGONIADA)
- Ai meu Jesusinho, já é a terceira vez que ligo e não dá certo, onde eles estão que não chegam!… Romeuuu!

(JULIETA SOLTA UM GRITO. ROMEU SAI DA COZINHA COM UMA COLHER DE PAU NA MÃO, POIS ESTAVA COZINHANDO.)

- Que foi querida? Tem notícias…
JULIETA (CHORANDO) - Não consigo falar com eles, essa falta de notícia me maltrata.
ROMEU (ABRAÇANDO A AMADA.)
- Se Acalme, mulher. Notícias ruins, chegam a galope. Deus não vai deixar acontecer nada com eles.
(Pensando) - Meu Deus onde eles estão que não chegam?

CENA 3/RODOVIA JESUÍTA /NOITE/CHUVA CESSANDO/EXT.

(NO CARRO...ISAURA PEGA O CELULAR E VER QUE NÃO TEM SINAL. A CHUVA DIMINUI, ISAURA SAI DO CARRO E OLHA PARA O SUL PARA VER SE VEM ALGUM CARRO, NADA SÓ ESCURIDÃO. A IDOSA PEGA O CELULAR E VAI ATRÁS DE SINAL, ELA O ENCONTRA E LIGA PARA AMBULÂNCIA.
          No barranco..
Bartolomeu percebe que Cosma está morta.
A poucos metros Bartô avista o carro, teco late muito, Bartô manda se calar.
Ele vai pro lado direito do carro,encontra Ronaldo desacordado.
Bartô confere se está com pulsação.
A pulsação ta fraca, perdeu muito sangue.
O idoso consegue com muito esforço soltar sua perna esquerda e arrastá-lo para fora do carro.
Bartolomeu grita por ajuda.)

(No carro...O cachorro puxa o vestido de Isaura.)

ISAURA (AGONIADA) - Sim Senhor na rodovia Jesuíta...não sei?! tô no meio da rodovia não sei em que ponto...sim é...perto de Porto Praiano...é venham logo tem feridos…
-Isauraaaaa! - Bartolomeu (GRITANDO)

(Isaura finaliza a chamada e desce o barranco às pressas.
Isaura fica horrorizada com o corpo de Cosma sem vida no chão.
Isaura coloca a mão nos olhos e sai, seguindo a voz de Bartolomeu.
Isaura o encontra ele e Ronaldo desmaiado e imediatamente tenta ajudar.
O casal tenta levantar Ronaldo, mais sem sucesso. Eles conseguem arrastá-lo para longe do carro.)

ISAURA (OFEGANTE/AFLITA) - Bartô vamos socorrer a mulher também.

(Isaura segue em direção ao corpo.)

BARTÔ (IMPEDINDO) - Não adianta ela faleceu. Creio eu, que ela morreu na hora.

(Isaura chora.
Os dois sentam ao lado do corpo de Ronaldo, aguardando socorro.
A perna de Ronaldo sangra muito.)

RONALDO (DESPERTANDO/FRACO/PREOCUPADO) - Cadê minha filha? Minha mulher, ajude-as, por favor.
ISAURA (AGONIADA/TOM: ESPERANÇOSA) - Acalme-se moço, a ambulância já está vindo; Vai ficar tudo bem.

(Bartô escuta o barulho da sirene e corre para a avenida.)

RONALDO (AGONIZANDO/DOLORIDO)
- Se eu morrer...cuida de minha filha e de minha mulher, por favor. Promete?
ISAURA (AFLITA/TOM:ESPERANÇOSA)
- Não diga isso! Você não irá morrer.

(Isaura levanta o rosto e ver a ambulância chegando, olha para o rosto pálido de Ronaldo e confirma seu pedido com a cabeça. Desce uma lágrima nos olhos de
Ronaldo e ele morre.)

ISAURA (DESESPERADA/EM LÁGRIMAS)
- Moço…(Dá um tapinha de leve no rosto), não morre rapaz… Bartô!

(O Idoso desce o barranco com alguns enfermeiros.
Isaura chora muito, ao perceber que um dos enfermeiros, dá sinal negativo ao checar sua pulsação. Bartô abraça Isaura.
Eles colocam Ronaldo numa maca, Cosma em outra e levam pro automóvel, fecham as portas e seguem.
O casal segue a Ambulância em seu carro.)

CENA 4/HOSPITAL PORTO PRAIANO/SALA DE REPOUSO/NOITE/INT.

(Julia acorda do desmaio, olha para o casal de velhos mais não reconhece. Esta desnorteada não se lembrando de nada.)

ISAURA - filha, você está bem? Você desmaiou.
(JÚLIA  CONCORDA COM A CABEÇA)
ISAURA (APRESENTANDO) Eu sou Isaura Antunes, esse senhor aqui... (APONTA PARA BARTÔ)
- É Bartolomeu, mais todos o chamam de Bartô.

(JÚLIA FOCA NO OLHAR TRISTE DE BARTOLOMEU E DEPOIS BAIXA O OLHAR. ISAURA PERCEBE QUE A MENINA, NÃO ESTÁ ENTENDENDO NADA E DECIDE CONTAR A VERDADE.)

ISAURA (TOM:PREOCUPADA/TRISTE)
-  Filha, você tem que ser forte com o que eu vou te contar! Seu pai...Seu pai faleceu agora a noite e sua mãe faleceu no acidente.

(Júlia fica em choque.
Lembra de vários momentos com os pais e depois do acidente e se desespera.
Chorando Isaura abraça a menina.)

CENA 5/PORTO PRAIANO/CASA DOS FERNANDES/QUARTO GABRIEL/NOITE/INT.

(Gabriel joga videogame com seu amigo Vinicius.
Estela chega escancarando a porta.)

ESTELA (TOM:IMPERATIVO)
- Vamos filho acabe com isso.

(Gabriel não tira o olhar do jogo)

GABRIEL (FOCADO) - Peraí Estela, só essa partida...Vai! atira nele Vinícius! vai!
ESTELA (REPREENDENDO) - Filho, esse jogo não é um pouco violento para sua idade ?!
BIEL (CONTINUA FOCADO NO GAME)
- Que nada Estela é só fictício. E também não sou mais uma criancinha.

(Ouve-se um silêncio.)

BIEL (REVIRANDO OS OLHOS)
- Só mais 5 minutinhos, ESTELA!
(Fala Para Venir) - Espera só um minutinho…

(Venir concorda com a cabeça.Gabriel Larga o controle e leva Estela até a porta.)

-Vai Estela...ta atrapalhando…
ESTELA (TOM: REPRESSOR/IMPERATIVO) - É melhor você terminar logo com isso. Ivone já ligou perguntando pelo Venir. Só mais 5 minutos ta ok, Biel!?
GABRIEL (REVIRA OS OLHOS/ESTRESSADO) - Tá sargenta. E não me chama de Biel, ta. Sabe que não gosto, que estranhos me chamem pelo apelido.
(Sem mais dizer nada Biel fecha com a porta na cara dela.
Do lado de fora Estela balança a cabeça.)
ESTELA (TRISTE) - Estranha?!

CENA 6/HOSPITAL PORTO PRAIANO/SALA DE REPOUSO/NOITE/INT.

(Júlia chora muito.)

ISAURA (VOZ EMBARGADA) - Calma filha… Vai dar certo!
JÚLIA (GRITANDO) - Como vai dar certo...meus paizinhos morreram!

(Júlia vira para o lado.)

MÉDICO - É melhor deixá-la descansar. Vamos!

(O médico acompanha o casal até a porta.)

CENA 7/CASA DOS FERNANDES/SALA DE ESTAR/NOITE/INT.

(Estela anda pelo corredor pensativa e na sala, senta-se no sofá, Eduardo percebe sua tristeza)

EDU (PREOCUPADO) - Que foi Coração.
Por que essa cara?

(Estela senta ao seu lado no sofá.)

ESTELA (CORTANDO) - Nada amor.
EDU (ESTRANHANDO/CURIOSO) - Que nada o que? Você tava chorando Estela?
ESTELA (PASSA SUAVEMENTE O DEDO INDICADOR NO OLHO) - Não amor, foi só um cisco.

(Eduardo levanta e fica frente a frente com estela.)

EDU (DEDUZINDO/CHATEADO)
- Não, não foi. Te conheço! Foi o Biel neh? não me diga que ele foi desrespeitoso...pode deixar que eu vou dar uns cascudos nele…
(Eduardo se levanta e logo Estela o barra.)

ESTELA (BARRANDO) - Não Edu. Deixa pra lá. Aí que ele vai ficar com mais raiva de mim.
EDU (EXALTADO) - O que esse muleque falou contigo?
ESTELA (SE DERRAMANDO EM LÁGRIMAS)
- Ele disse que sou uma estranha pra ele!
EDU (SURPRESO/REVOLTADO)
- Estranha?! Mas esse moleque,precisa de uma lição, Não se trata ninguém assim. Fique tranquila, não chore! (Edu abraça-a)
- Vou ter uma conversa com ele.
ESTELA (CONFESSA) - Não sei mais o que faço, Edu?
EDU (CONSOLANDO) - Calma meu bem, É só o começo… a mãe dele (Edu fixa o olhar) - Aquela vagabunda, o abandonou para viver a vida que ela gosta, dançando numa bandinha de merda. Esse era o modo de viver a vida, que tanto queria.
Estela (INTERROMPENDO) - Amor vamos deixar esse assunto pra lá.Viviane escolheu seu caminho.
E você sabe que não gosto que fale nessa mulher.
EDU (CONFESSA) - Eu sei meu bem,desculpe. O fato é que Biel não aceita que a mãe o abandonou,
aí ele desconta em você, mais vai dar certo. Tenha fé.
ESTELA (AINDA CHORANDO) - Tento ter, mas Biel não colabora, faz 1 ano que estou contigo, 2 anos que a Viviane foi embora e ele fica me atormentando Edu. Só queria ter uma família unida.

(Estela abraça Edu em prantos.
  Gabriel Ver tudo escondido.
        Gabriel Fica com Ódio.)

A imagem de Gabriel é fixada dentro de um coração que palpita e depois se parte.
Fim

Postar um comentário

0 Comentários