Terceiro capítulo de "Águas de Março" - Tsunami (parte 1)


No capítulo anterior: Marcos se vinga de Karina e Rodolfo. Cecília conta à Tereza que ela e Pedro vão se casar, e Tereza reprova a união imediatamente, ao passo que Augusto diz que o aniversário de Tereza e o casamento serão celebrados nesta noite. Marcos e Janaína fazem as pazes. Cida conta para Janaína e Marcos a nova armação de Karina e Rodolfo. Tereza e Augusto discutem sobre o casamento. Cida ouve uma notícia no telefone, e desmaia.

Capítulo 3: Más notícias

(CENA 01 - Hospital/Interior/Dia)
Enfermeiro: Vítima gravemente ferida. Cortes superficiais em todas as partes do corpo, e dois profundos nas costas, e três na cabeça. O paciente está tendo uma hemorragia. Parece que ele tem uma namorada. Encontramos um contato com nome de "Amor", e tem uma foto aqui com o nome dela, acho...Aparecida dos Santos. E o nome dele é Igor Gabriel Teixeira da Silva. Olha aqui o número do telefone, e os documentos dele.
Cida: Alô?
Recepcionista: Estou falando com Aparecida dos Santos?
Cida: Sim, é ela.
Recepcionista: Nós temos uma notícia importante para lhe dar. A senhora é namorada de Igor Gabriel Teixeira da Silva?
Cida: Sim, sou eu, o que aconteceu?
Recepcionista: Nós sentimos muito por informar isto, mas...o senhor Gabriel foi atropelado por um ônibus, e acabou voando alguns metros. Ele se encontra em caminho para o centro cirúrgico com o Dr. Moreira. A senhora poderia vir aqui no Hospital Padre Cícero? Aparecida dos Santos...Aparecida?
(Corta para: Casa de Cida/Banheiro/Interior/Dia)
(Cida acorda, e pega o telefone de volta)
Cida: Sim, eu estou aqui. Você pode me dizer onde fica esse hospital?...Certo, estou indo aí.
(Cida sai correndo e chorando)

(Cena 02 - Imagens da favela San Martín, e Cida indo de ônibus ao hospital)
(Corta para: Hospital/Interior/Tarde)
Cida: Oi, você pode me ajudar?
Recepcionista: Claro, só um minuto. Deixa eu só fazer um telefonema, ok?
Cida: Meu nome é Aparecida dos Santos, e ligaram pra mim dizendo que meu namorado foi atropelado.
Recepcionista (coloca o telefone no gancho): É você? Fui eu que liguei.
Cida: E então? Como o Gabriel tá?
Recepcionista: Olha, você precisa se acalmar. O Gabriel já não corre risco de vida, mas não é o melhor quadro médico do mundo.
Cida: Como assim? O que aconteceu? Você precisa me explicar direito.
Recepcionista: É melhor você falar com o médico que operou ele. Enfermeiro, acompanha ela até o quarto 455, por favor?
(Cida chega no quarto, e vê Gabriel dormindo. O médico fala com ela)
Cida: O senhor que é o médico do Gabriel?
Médico: Sim, sou eu. O que você é dele?
Cida: Namorada.
Médico: Pois bem...o Gabriel está bem, e acordará em breve, mas eu tenho uma péssima notícia para lhe dar.
Cida: Pode falar, doutor. Eu aguento.
Médico: O Gabriel está tetraplégico.
Cida (chorando): Isso não pode ser verdade...só pode ser um pesadelo...
Médico: Calma, o importante é que...
Cida (interrompe): Eu tô grávida de um filho dele.
Gabriel (acorda): Ci-Cida? É você?
Cida: Meu amor? Você tá bem?
Gabriel: Sim, eu só lembro que tinha um ônibus...
(Corta para: Rua/Exterior/Dia)
(Gabriel é atropelado por um ônibus a toda velocidade)
(Corta para: Hospital/Interior/Dia)
Médico: Querem que eu deixe os dois a sós?
(Cida afirma com a cabeça, e o médico sai)
Gabriel: Calma, Cida...eu tô bem, você não tá vendo?
Cida: Não Gabriel...você não tá bem...você está tetraplégico, meu amor.
Gabriel: Quê? Espera...eu...eu não tô conseguindo sentir minhas pernas...QUE DROGA É ESSA?
Cida: Calma, Gabriel...se acalma....eu tenho outra notícia pra te dar.
Gabriel: O que é? Eu...eu vou ficar cego também?
Cida: Eu tô grávida, Gabriel. Eu tô grávida de um filho seu.

(CENA 03 - Casa de Augusto/Interior/Entardecer)
(Vários convidados em trajes elegantes)
Augusto: Atenção todos aqui presentes! Hoje, é um dia importantíssimo para toda minha família! Além do aniversário da minha amadíssima esposa, Tereza, minha filha, Cecília, realizará seu noivado!
(Todos aplaudem e assobiam)
Cecília: É uma felicidade muito grande estar com todos vocês aqui hoje! Minha família, meus amigos...é nesse dia tão especial, que desejo apresentar a todos vocês o meu noivo, Pedro.
(Aplausos e assobios)
Pedro: É muito bom saber que todos vocês apoiam nossa uniam, nosso matrimônio, e a nossa felicidade para o resto de nossas vidas. Eu amo essa mulher mais do que o meu coração pode aguentar, e estou super feliz por estar aqui hoje, partilhando desse momento maravilhoso ao lado de todos vocês!
(Aplausos e assobios)
Augusto: Então, sugiro que façamos um brinde a essa linda união!
(Tereza joga sua taça no chão com muita força)
Tereza: EU SOU TOTALMENTE CONTRA ESSA FARÇA!
(Tereza vai para o andar de cima)
Augusto: Vocês precisam ter um pouco de calma! Sabem como são as mulheres, né? Todas são incompreensíveis. Eu vou chamá-la.
Pedro: Eu também vou, seu Augusto.
Cecília: Também irei com você, Pai...
Augusto: Não minha filha, melhor você ficar aqui fazendo sala...não podemos deixar todos aqui após um escândalo desses sem nenhuma explicação...eu e o Pedro vamos.
Cecília faz um sinal de concordância, e Augusto e Pedro sobem a escada.
Pedro: O que nós vamos fazer agora?
Augusto: Só há uma alternativa.

(CENA 04 - Hospital/Interior/Entardecer)
Gabriel: Cida...como...como a gente vai criar essa criança? Eu sou um incapaz!
Cida: Calma, Gabriel...a gente vai arrumar um jeito pra tudo isso.
Gabriel faz força pra se lenvantar: AAIIII!!!
Médico: Você não pode fazer muita força, melhor ficar parado em repouso.
Cida: O Gabriel tem alguma maneira de recuperação? Fisioterapia, talvez?
Médico: Me desculpa falar isso, mas...é impossível. A coluna dele foi intensamente prejudicada, então já foi um milagre ele ter ficado vivo, se você me permite dizer.
Gabriel: Um inválido! Um completo inválido! Você não merecia isso, Cida! 
Cida: Calma, tá? A gente vai ultrapassar isso, eu prometo...
Cida abraça Gabriel, ambos chorando.

Confira a abertura de "Águas de Março":
https://t.co/bjuozuTx4M?amp=1

(CENA 05 - Balada/Interior/Noite)
Janaína: Marcos...tá chegando a hora. Você tá preparado?
Marcos: Tô sim...a gente não pode falhar, e tem que ter cuidado com aqueles dois. Eles vão começar a nos espiar a qualquer momento.
Janaína: Ok...eu vou ali no bar pegar uns petiscos pra gente, enquanto você coloca nosso nome no karaokê, tá?
Marcos: Tá. Se cuida.
(Se beijam)
Janaína: Me dá duas batatas fritas, por favor.
Rodolfo (chegando): Janaína...tudo bem com você?
Janaína: Rodolfo? O que você quer aqui?
Rodolfo vai se aproximando de Janaína: Acho que você sabe o que eu quero.
Janaína: Ah, e como sei. Toma!
(Janaína dá um tapa em Rodolfo, e sai procurando Marcos)
Barman: Ué, cadê a menina das batatinhas?
(Rodolfo empurra a bandeja em cima dele, e sai em direção a Janaína. Janaína e Marcos sobem no palco.)
Janaína: Boa noiteeeee, San Martín!!!!
(Gritos e palmas. Rodolfo fica apavorado, e Karina acaba de chegar muito elegante, porém fica envergonhada)
Janína: Nós temos uma revelação importantíssima para fazer hoje. Sabem a Karina e o Rodolfo? Então...eles pretendiam separar o Marcos e eu hoje à noite.
Marcos: O Rodolfo iria dopar a Janaína, e a Karina iria dar em cima de mim. Depois o Rodolfo deitaria com minha namorada, e a Karina iria me levar até um lugar para dar o flagra.
(As pessoas dão vaias, e Karina e Marcos saem correndo, e empurrando várias pessoas)
Janaína: Mas já vão embora? Fiquem mais um pouco!
(Corta para: Balada/Exterior/Noite)
Rodolfo: Karina! Me espera! Eu vou acabar com você, sua desgraçada!
Karina: Táxi! Táxi!
(Rodolfo bate na janela, mas o motorista acelera)
Rodolfo grita muito alto no meio da rua: AAAAAAAAAHHHHHH! VOCÊS ME PAGAM!!!!

(Cena 06 - Casa de Augusto/Interior/Noite)
Augusto: A estrela principal da festa já relaxou. Breve, ela votará para a comemoração!
Imagens da festa.
Augusto: Vejam, ela vem agora!
(Tereza cai da escada)
(Os convidados fazem exclamações de surpresa)
Augusto: Tereza?! Tereza?!
Cecília: Mãe; não Mãe...
(Todos choram, e ligam para a ambulância)
Cecília: Mãe, por favor! VOLTAAAAAA!!!
(Pedro leva Cecília para o quarto dela)
Cecília: Não...isso não pode ser verdade. Ai meu Deus do céu, O QUE EU FIZ PRA MERECER ISSO?

(Cena 07 - Rua/Exterior/Noite)
(Marcos e Janaína Vão se beijar, quando o celular de Marcos toca)
Marcos: Alô?...Ok, eu chego aí já.
(Marcos desliga o celular)
Janaína: O que aconteceu?
Marcos: Minha Vó tá passando mal, Janaína! Eu vou ter que ir lá.
Janaína: Espera, eu vou com você.
Marcos: Não, está muito tarde, e perigoso, não quero você correndo perigo. Vou te deixar em casa.
Janaína: De jeito nenhum. Já que você não deixa eu ir, me deixa te dar mais tempo, pelo menos. Já está bem perto de casa.
Marcos: Obrigado, amor. Não sei o que eu seria sem sua ajuda.
(Se beijam)
Janaína: Espero que sua avó melhore.
(Marcos vai embora. Janaína é agarrada por Rodolfo, que lhe arrasta pela sombra)
Janaína: Ai! Me solta, quem é você?
Rodolfo: Quem vai te ensinar uma lição agora sou eu.
Janaína: Me solta! AI! SOCORRO! MARCOOOS! AAAIIII!!! ME SOLTA, RODOLFOOO!!!

(Cena 08 - Imagens do Rio de Janeiro amanhecendo)
(Corta para: Cemitério/Exterior/Dia)
Padre: Estamos todos muito tristes em dar adeus à nossa querida irmã, Sara Tereza Mendonça Valente...
(Augusto vai se aproximando de Pedro, que foi comprar água)
Augusto: Será que realmente estamos, Pedro?
Pedro: Hã...?
Augusto: O padre...estava falando que estamos muito tristes pela morte da Tereza...você está?
Vendedor: Aqui o troco.
Pedro: Obrigado.
(Augusto e Pedro caminham um pouco)
Pedro: Olha aqui, me deixa em paz.
Augusto: Nós dois sabemos o que aconteceu lá dentro ontem, não é mesmo?
Pedro: Sabemos sim...então é melhor ficar calado, ou você vai se ferrar.
Augusto: Nossa...eu subestimei você. 
Pedro: Para de ser cínico, Augusto. Foi VOCÊ que matou a Tereza. Agora me dá licença que eu vou servir de consolo para a Cecília, já que ela não tem um pai de grande serventia.
Padre: Então, vamos rezar um a ave-Maria...Ave-maria...

(Cena 09 - Casa de Marcos/Interior/Dia)
Karina: Marcos! Marcos! Abre a porta, por favor...
Marcos: O que você quer, hein Karina? Olha, minha avó morreu e eu não quero conversa com você.
Karina: Eu tenho uma coisa muito importante sobre a Janaína pra te dizer.
Marcos: Então depois você me diz tá...? Agora você me dá um pouco de espaço.
Karina: Não dá...o que eu tenho pra dizer é muito importante e urgente. A Janaína foi estuprada, Marcos.
(Congelamento em Marcos)

Postar um comentário

0 Comentários