Quinto capítulo de "Águas de Março" - Terceira lei de Newton


No capítulo anterior: Janaína, traumatizada, não responde marcos. Karina paga Jurema para manter Janaína dopada. Pedro e Augusto fazem a sabotagem em San Martín. Karina dá em cima de Marcos. 12 anos se passam. Karina e Marcos, casados, discutem. Pedro comunica à Augusto que Cecília pretende ir à San Martín. Jurema ameaça Karina em busca de dinheiro.


Capítulo 05: Terceira lei de Newton
“A toda ação existe uma reação oposta e de igual intensidade”
- Isaac Newton
zfinge estar sentindo tremores)
Aluno (rindo com outros alunos): Bum! Bum! Bum! Lá vem a baleia fazendo terremoto e barulho: Bum! Bum! Bum!
(Antônio começa a chorar, e vai embora pela janela, colocando um casaco, e chega no carro)
Pedro: E aí, filhão? A aula foi boa?...Ué, por que você está chorando?
Antônio: Não é nada pai, caiu um cisco no meu olho...
Pedro: E por que você tá de casaco nesse calor?
Antônio: A sala tava muito fria com aquele ar-condicionado...
Pedro: Mas já faz meia-hora que você saiu. Eu acabei atrasando por causa do trânsito...
Antônio: Mas eu fiquei uns 20 minutos tirando dúvida com o professor, e de qualquer forma, aqui tá bem frio também. Vamo logo, pai, eu tô com fome. 

(Cena 06 - Ônibus/Interior/Noite)
Marcos: Oba crianças, vocês vão amar essa viagem. Ué, cadê o garoto que eu levei pra ONG hoje de manhã, Malu?
Malu: Ai meu Deus, ele disse que não queria ir, e deve ter ficado lá.
Marcos: Motorista, vamos ter que voltar!
Malu: Tem certeza que não seria bom deixar ele lá de castigo, Marcos? A gente manda alguém dar uma olhada pra ele não correr nenhum perigo...
Marcos: Não. De jeito nenhum. Eu sinto que ele precisa da nossa ajuda.
(Corta para: Imagens do Rio de Janeiro)
(Corta para: ONG/Interior/Entardecer)
(Karina entra na ONG, e acha que está sozinha. Ela começa a quebrar tudo: Televisão, fogão, e todos eletrodomésticos...depois vai embora, mas Amir viu tudo. O ônibus chega, e Amir está nervoso)
Marcos: Que porcaria aconteceu aqui?! Você pode me dar alguma explicação, menino?

(Cena 07 - Ômega - San Martín/Interior/Dia)
(Cecília acorda no carro)
Cecília: Droga. Já deve estar tudo fechado.
(Cecília vê vários homens vigiando, e consegue desviar deles. Cecília vê o defeito)
Cecília: Mas que bagunça é essa aqui? O meu pai com certeza já viu esse desastre. Ele está mentindo!
Augusto (um pouco distante)
Augusto: E o que nós vamos ver aqui, senhor Morais, é o meu grande triunfo para aumentar meu injusto salário! 
(Cecília se esconde atrás de uma parede)
Augusto: Interrompemos o fluxo d'água através dessa bela invenção. Ninguém liga. As pessoas não ligam pra favela; pra pobreza. Então, eu faturo dinheiro com impostos, e algumas taxas obrigatórias da Ômega. E assim, os alienados vêm me sustentando por 12 anos.
(Congelamento em Cecília)

Postar um comentário

0 Comentários