Manchete News - COI anuncia que Rússia não será excluída dos Jogos Rio 2016



O Comitê Olímpico Internacional anunciou neste domingo (24) que a Rússia não será excluída dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro após os recentes escândalos de doping que afetaram diversos esportes e atletas do país. A decisão foi tomada de forma unânime - com apenas uma abstenção - após uma conferência telefônica entre membros do Conselho Executivo. No entanto, o COI impôs várias restrições para que os russos tenham acesso à competição (confira a íntegra das exigências no rodapé do texto).
Em comunicado, o COI destacou que não poderia banir por completo a delegação russa, pois isso prejudicaria atletas que não estão ligados a doping. O COI salienta que aceitará russos, desde que eles provem sua inocência e recebam o aval específico de cada federação.
“É uma decisão muito difícil porque a qualificação e as inscrições para o Rio já estão finalizadas”, disse o presidente do COI, Thomas Bach.
“A mensagem que deixamos é que os atletas russos têm de assumir responsabilidade coletiva pelo sistema. Mas também é uma mensagem de encorajamento para os atletas limpos provarem que estão limpos e poderem servir de modelo na luta contra o doping na Rússia”, acrescentou Bach.
Uma das exigências para o russos feita pelo COI é que nenhum atleta que já tenha sido punido por doping participará da Rio-2016. Outro requisito para entrar na Rio-2016 é a apresentação de exames certificados pela federação internacional da respectiva modalidade. Um atleta russo só terá autorização após o exame passar por uma segunda avaliação do comitê que regula os Jogos. 
Na concorrida teleconferência, Bach não explicou como funcionará esta avaliação para esportes coletivos.
A Rússia anunciou na última semana uma delegação de 387 atletas para os Jogos do Rio de Janeiro. Destes, 68 são do atletismo, que vive uma crise à parte e a federação russa já foi suspensa pela Associação das Federações Internacionais de Atletismo (Iaaf).
Fonte: Uol

Postar um comentário

0 Comentários