Manchete News - 24/03/16



Estado Islâmico tem mais de 400 militantes infiltrados na Europa para ataques


O grupo radical Estado Islâmico treinou pelo menos 400 combatentes para promover uma série de atentados terroristas na Europa, implantando células terroristas como a que planejou e executou os ataques em Bruxelas e em Paris. Segundo informações obtidas pela agência de notícias Associated Press, o grupo treinado tem autonomia para escolher o tempo, o lugar e o método de suas ações terroristas para atingir o maior número de mortos.
A rede de células terroristas que estaria instalada na Europa mostra o avanço dos terroristas mesmo que o grupo esteja perdendo território no Iraque e na Síria. Segundo fontes de inteligência europeias e iraquianas e autoridades que acompanham as redes jihadistas, existem campos de treinamento na Síria, no Iraque e possivelmente em países do antigo bloco soviético usados somente para treinar terroristas que terão como alvo o Ocidente.
Estima-se que o número de militantes do EI em território europeu chegue a 600. O que se sabe até agora é que 5.000 europeus viajaram para a Síria. Quando assumiu a autoria do ataque de Bruxelas, o Estado Islâmico afirmou que "uma célula secreta de soldados" tinha sido enviada para a Bélgica para a ação. A Europol --a agência policial da União Europeia-- confirmou em janeiro que autoridades acreditavam que o grupo tinha desenvolvido um comando de ação externa treinado como uma espécie de força especial para ataques.
Antes de ser morto em uma operação da polícia após os atentados de Paris, o líder dos ataques coordenados contra a capital francesa afirmou ter entrado na Europa com um grupo multinacional de mais de 90 combatentes do Estado Islâmico, que estariam espalhados por toda a parte.
Salah Abdeslam, o principal fugitivo dos ataques em Paris, foi preso em Bruxelas na semana passada. Segundo a rede CNN, investigadores belgas suspeitam que Abdeslam estava envolvido nos ataques contra Bruxelas. A suspeita é de que os planos para atacar a cidade foram acelerados com a prisão dele.

Fonte: Uol notícias

Postar um comentário

0 Comentários