Já se perguntou quantas pessoas têm o mesmo sobrenome que o seu? Sua curiosidade pode agora ser saciada graças ao gigantesco banco de dados do site Forebears, que reúne as informações do nome da família de simplesmente todos os habitantes vivos no mundo. Basta inserir um nome e o sistema mostra quantas pessoas carregam o sobrenome, o país onde elas vivem e onde, estatisticamente, elas são mais numerosas. No Brasil, quem lidera a lista é o tradicional Silva, com uma família de mais de 5 milhões de cidadãos.
Um em cada 40 brasileiros se chama Silva, frequência um pouco abaixo de Portugal, onde a frequência é de um a cada 38 habitantes. No mundo todo, há 6,7 milhões de Silvas, o que o torna o 63° sobrenome mais comum do mundo. Na sequência do ranking brasileiro, aparecem Santos (3,9 milhões), Oliveira (3,7 milhões) e Souza (2,6 milhões). É curioso observar como eles aparecem com frequência significativa em países lusófonos como Angola e Moçambique, e nos vizinhos Venezuela, Colômbia e Chile também.
No mundo, são os nomes asiáticos que dominam as primeiras posições. O grande líder é Wang, com 76,5 milhões de pessoas pelo mundo – 74,7 milhões delas na China. Isso significa dizer que mais de 1% da população da Terra inteira se chama assim. O terceiro sobrenome mais comum do planeta também vem de lá: existem 68,3 milhões de Zhang no mundo. Em segundo, aparece o indiano Devi, com uma frequência de um para cada 18 pessoas na Índia – o equivalente a 5,5% dos habitantes.
O site ainda nos dá a opção de procurar por incidências dos nomes em censos, no registro de igrejas e até no banco de dados de jornais do mundo todo. Alguns sobrenomes ainda vêm com sua definição. O mais comum dos Estados Unidos, por exemplo, Smith, significa descendente de trabalhador com metal; ou seja, ferreiro.
0 Comentários