Luz do Luar - Capítulo 1: Discidium (Separação)



LUZ DO LUAR - CAPÍTULO 1: DISCIDIUM (SEPARAÇÃO)
Novela de Anthonny

Personagens deste capítulo:

Íris - Carolina Dieckmann
Inquisidor - Stênio Garcia
Hannah - Atriz não identificada
Morgana - Atriz não identificada
Homem 1 - Figurante
Homem 2 - Figurante
Homem 3 - Figurante



CENA 1. FLORESTA. INTERIOR. TARDE

Hannah e Morgana correm entre as árvores.

Morgana - Vamos logo, mamãe deve estar preocupada, precisamos chegar antes do anoitecer.

Hannah - Por que teme a noite? Não sabe que Lua sempre nos protegerá?

Morgana - Sim, claro, mas nossa mãe, ainda sim deve estar preocupada.

Hannah - Nós logo chegaremos.

FADE OUT.
FADE IN:


FADE IN:

CENA 2. CASA DE ÍRIS (NA FLORESTA). INTERIOR. NOITE

Morgana e Hannah entram em casa, sua mãe as espera ao lado da lareira.

Íris - Vocês imaginam o perigo que passam estando lá fora até agora?

Hannah - Nós já vamos fazer treze anos, sabemos nos cuidar! Além disso, não há perigo que não conhecemos lá fora!

Íris - Eu fico feliz que se ache tão preparada pra tudo, mas devo lembrar que nem só de animais é feita a floresta que nos rodeia.

Morgana - O que mais há aqui?

Íris - Homens, e podem ter certeza que eles são piores do que qualquer animal que já tenham conhecido!

Hannah - Por que todo esse medo por homens, mãe?

Íris - Não é medo, eu só quero protegê-las deles.

Morgana - E se algum dia eu encontrar um homem? O que eu faço? 

Íris - Fuja, fuja para o mais longe possível! 

CORTA PARA:

CENA 3. CASA DE ÍRIS (NA FLORESTA). EXTERIOR. NOITE

Íris, Morgana e Hannah jantam em volta da fogueira.

Hannah - Uma vez eu vi um homem...

Íris volta seu olhar para Hannah.

Íris - Onde o viu?

Hannah - Na verdade... Eram vários.

Íris - Isso foi próximo a nossa casa?

Hannah - Não, não muito, já estava longe o bastante.

Íris - Ah, melhor assim, mesmo assim reforçarei a entrada com mais troncos e armadilhas!

Morgana - E o que eles estavam fazendo? Quando os viu.

Hannah - Estavam com arcos e flechas e...

Morgana - O que mais?

Hannah - Estavam fazendo algo horrível!

Morgana - O quê, Hannah?

Íris - Estavam comendo carne, não estavam?

Hannah - Como sabe?

Íris - Eu os conheço, seu pai era um homem!

Morgana - Que horrível, como podem? Como podem ser tão cruéis?

Hannah - Eu queria saber mais sobre meu pai, por que não sei quase nada sobre ele?

Íris - É mais seguro para vocês, não saberem, muitas coisas deram errado entre eu e o pai de vocês.

Hannah - Mas eu preciso saber! Eu preciso conhecer minhas raízes!

Íris - Eu sou suas raízes, nossos ancestrais são nossas raízes, e é só por eles que seu pai não está aqui!

Íris levanta-se.

Morgana - Por que nossos ancestrais não são aceitos pelos homens?

Íris - Os homens não aceitam ser contrariados, nem sei se um dia aceitarão.

Hannah - Mãe... Eu ouvi eles falando, falando sobre caçar "bruxas" e... Queimar elas.

Íris - É isso que fazem com quem não segue suas tradições.

Hannah - Um deles falou sobre haver essas tais "bruxas" pela área... E só há nossa cabana aqui, mãe... Nós somos bruxas?

Íris - Não, nós somos algo que eles odeiam... E por isso precisam de um codinome que nos faça parecer aberrações.

Morgana - Mas nunca fizemos nada contra eles...

Íris - Eles nos perseguem, apenas por não seguirmos suas crenças e tradições arcaicas, eu sonho todos os dias... Sonho com o dia que conseguiremos viver em paz, sem sermos perseguidas,

Hannah - Eu não temo os homens, eu tenho raiva deles.

Íris - Não precisarão se preocupar com eles, não enquanto eu estiver com vocês.

Íris abraça as filhas.


CORTA PARA:

CENA 4. CASA DE ÍRIS (NA FLORESTA). INTERIOR. NOITE

Íris caminha pela casa, ela observa o quarto das filhas, onde as duas dormem. 

Íris - É hora de expulsar alguns homens dessa floresta.

CORTA PARA:

CENA 5. CASA DE ÍRIS (NA FLORESTA). EXTERIOR. NOITE

Íris monta em seu cavalo e observa em volta de sua casa, existem algumas armadilhas. 

Íris olha para o céu. 

Íris - Peço a tu Lua, mãe da noite e que afasta a escuridão, que proteja minhas filhas, enquanto estarei ausente protejendo vossa terra. 

Íris começa a cavalgar lentamente, mas antes de sair das redondezas de sua casa, ela respira fundo. 

Íris - Carne! Os imundos devem estar por perto. Nunca foi difícil achá-los. 


CORTA RÁPIDO PARA:


CENA 6. FLORESTA. INTERIOR. NOITE

Íris desce lentamente do cavalo, o acaricia e o da uma maçã. 

Íris - Espere aqui, Sol, isso não vai demorar. 

Íris anda um pouco e logo avista uma fogueira com três homens em volta, eles comem carne. Ela atentamente observa ao ser redor e avista um lago. 

Íris - Maravilha, quem quer nadar um pouco? 

Íris apanha um galho do chão e o quebra, chamando assim a atenção dos homens. 

Homem 1 - O que foi isso? Peguem suas flechas, podem haver ursos por aqui. 

Íris (cochichando) - Burros, não existem ursos por aqui. 

Homem 2 - Duvido que seja um, já explorei essa floresta quase toda e nunca vi um. 

Homem 3 - Como assim quase toda? 

Homem 2 - Eu nunca passei daqui, coisas estranhas aconteceram com quem já passou desse limite... Eu tinha uma amigo, e eu digo com toda certeza, ele enlouqueceu após fazer isso. 

Íris - Será bem pior com vocês!

Homem 3 - Ouviram algo? 

Íris (gritando) - Socorro, por favor, me ajudem! 

Os homens se levantam e avistam Íris.

Íris - Por favor! Me ajudem... 

Homem 1 - O que aconteceu com você? 

Íris começa a correr adentrando mais na floresta, ela continua gritando. 

Os homens 1 e 3 correm para ajudá-la. 

Homem 2 - Onde vão? Não ultrapassam o limite!

Íris continua correndo. Ela passa por uma armadilha e pula. O homem 1 que vem logo em seguida é pego pela armadilha e arremessado para cima, ele grita.

Homem 3 - O que está acontecendo?

Íris - Me ajude por favor!

Íris chega no lago e logo nada até a outra extremidade do mesmo.

Homem 3 - Me diga, por que me fez correr até aqui? O que aconteceu?

Íris - Eu sou apenas uma camponesa, eu sou sonâmbula e acabei entrando na floresta, desde então ouvi gritos, passos e coisas que me deixaram louca.

Homem 3 - É a segunda pessoa que me fala sobre os perigos dessa floresta...

Íris - Eu estou apavorada, por favor, me ajuda, eu nem sei como consegui chegar até aqui.

Homem 3 - Claro, que homem eu seria se deixasse uma donzela desamparada?

O homem coloca um pé na água, e após certa estranheza coloca o outro.

Homem 3 - Tem algo estranho no fundo desse lago!

Íris - É porque ele não pode ser pisado!

O homem 2, observa de longe Íris e o homem 3.

Homem 3 - Como assim? O que está acontecendo? Eu me sinto... Eu me sinto puxado!

Íris - A natureza é perfeita e sabe se proteger, nesse lago por exemplo, só continua vivo quem não toca os pés no chão!

O homem 3 começa a se afogar. Ele retorna a superfície algumas vezes, e grita. Íris ri.

O homem 2 que os observa de longe fica assustado.

Homem 2 (sussurrando) - Bruxa!


CORTA PARA:

CENA 7. CASA DE ÍRIS (NA FLORESTA). EXTERIOR. MANHÃ

Hannah e Morgana estão no topo de uma árvore.

Hannah - Eu vi nossa mãe sair ontem, já era meio tarde, o que será que ela foi fazer?

Morgana - Ela sempre nos diz pra não sair tarde...

Hannah - Eu não tenho medo dos homens, mesmo depois do que ela nos contou, você não tem nenhuma curiosidade sobre eles?

Morgana - Eu prefiro obedecer nossa mãe, se ela nos falou que é perigoso... Deve ser realmente.

Hannah avista algo vindo em sua direção.

Hannah - Está vendo? Ali, é algo vindo!

Morgana passa a observar também.

Morgana - Parece uma cruz... Mamãe já nos falou sobre isso...

Hannah - Está se aproximando!

Morgana - Vamos descer e avisar nossa mãe!

As duas descem da árvore.


CORTA RÁPIDO PARA:

CENA 8.  CASA DE ÍRIS (NA FLORESTA). SALA. INTERIOR. MANHÃ

Hannah e Morgana entram correndo em casa. Íris está cozinhando e logo olha para as filhas.

Hannah - Mãe, tem algo vindo, algo grande...

Íris - Algo? Como assim?

Morgana - Tinha uma cruz, é como se fosse uma comitiva, e parecia ser grande.

Íris - Não pode ser... Tudo bem, venham, e peguem uma vela por favor.

CORTA PARA:

CENA 9. CASA DE ÍRIS (NA FLORESTA). PORÃO. INTERIOR. MANHÃ

Morgana entra no porão onde Íris e Hannah já estão.

Íris - Me escutem bem, independente do que aconteça, não saiam daqui até que eu mande.

Morgana - Mas o que tá acontecendo?

Íris - Nada, só fiquem em silêncio.

CORTA RÁPIDO PARA:

CENA 10. CASA DE ÍRIS (NA FLORESTA). SALA. INTERIOR. MANHÃ

Alguém bate na porta. Íris abre a porta. Ela vê o Inquisidor e o encara.

Inquisidor - Há quanto tempo, Íris, não sabe o quanto senti sua falta!

Íris - O que veio fazer aqui? Aliás, como descobriu que estou aqui? 

Inquisidor - Talvez já esteja sabendo, sabe, as notícias voam, o fato é que, ontem dois caçadores foram mortos aqui, nessa floresta, e o bom disso tudo é que temos uma testemunha e ele acredita ser uma bruxa a responsável pelas mortes.

Íris - Não seja tolo, você sabe que bruxas não existem. 

Inquisidor - Será? Como eu estava dizendo... Temos uma testemunha, ele acredita ter sido uma bruxa a responsável e adivinha quem encontro nas redondezas?

Íris - Está me acusando? Espero que tenha provas disso.

Inquisidor - Na verdade, agora que eu a encontrei, após dez anos... Me diga, onde está meu filho?

Íris - Eu não tive notícias de Judas, não depois dele ter fugido, e me deixado só, provavelmente porque você mandou! 

Inquisidor - Eu sempre tive a esperança de encontrá-lo, nesses dez anos, eu tinha quase a certeza que ele estava com você!


Íris - Não, ele não está aqui e não seria do meu interesse tê-lo por perto! Agora, se não se importa, pode me dar licença?

Inquisidor - O que está a esconder?

Íris - Nada!

Inquisidor - Tudo bem, tomarei meu caminho de volta. Passar bem!

Íris - Passar mal!

Íris fecha a porta e logo volta ao porão, enquanto o Inquisidor fica a espreita da porta, observando.


POV DO INQUISIDOR

Ele vê quando Hannah e Morgana saem do porão e as vê abraçando a mãe. 

VOLTA À CENA

Inquisidor (gritando) - Eu sabia que escondia algo, abra a porta!

Os guardas do Inquisidor passam a chutar a porta.

Hannah, Morgana e Íris se assustam.

Íris - Vamos, sairemos pelo fundo, vamos.

Morgana - Esperem, preciso pegar meu colar! 

CORTA RÁPIDO PARA:

CENA 11. CASA DE ÍRIS (NA FLORESTA). FUNDO. EXTERIOR. MANHÃ

Hannah e Íris montam no cavalo. Elas aguardam Morgana.

Morgana sai correndo mas antes que consiga chegar ao cavalo, é pega por um dos guardas.

Morgana (gritando) - Me solta! Mãe! Hannah!

Íris olha para Morgana e depois, para Hannah, uma lágrima cai do seu olho.

Íris - Eu te amo, filha!

Íris começa a cavalgar com Hannah e deixa Morgana para trás.

Hannah - Nós não podemos deixá-la! Mãe! Não podemos!

Íris - É o melhor a se fazer, Hannah, é o melhor.

Morgana (gritando) - Mãe!


FADE OUT.

FADE IN:



Postar um comentário

0 Comentários