Paixão Radical | O que você sabe sobre Compulsão Alimentar?

  Não é uma simples vontade de comer que nunca se acaba. Não é olho grande e também não é coisa de gente 'mundiça'. A Compulsão Alimentar afeta milhões de pessoas pelo mundo e só por quê uma das causas é a preocupação estética exagerada, ela NÃO atinge apenas mulheres.

Resultado de imagem para compulsão alimentar masculino

   Compulsão alimentar é uma doença mental em que a pessoa sente a necessidade de comer, mesmo quando não está com fome, e que não deixa de se alimentar apesar de já estar satisfeita. Pessoas com compulsão alimentar comem grandes quantidades de alimentos em pouco tempo. Durante o episódio de compulsão a pessoa sente perda de controle. Problemas com a imagem corporal, comer por conforto emocional, estresse, dieta e problemas emocionais mais graves, bem como dieta feita da maneira errada podem ser uma das causas para o desenvolvimento desse transtorno.

O tema será abordado na trama pelo personagem Ben (Paulo Hebrom), que é secretamente apaixonado pelo seu melhor amigo (quase irmão) Guilherme. Devido a frustração de nunca ser correspondido, mais a decepção consigo mesmo de jamais ter tido a coragem de se declarar, Bn desconta tudo na comida, seguido de uma grande culpa logo depois.

A compulsão alimentar afeta homens e mulheres de todas as idades. Alguns fatores de risco são:
  • A maioria das pessoas começa a comer compulsivamente após um período de dieta
  • A maioria das pessoas tem dificuldade em expressar suas necessidades
  • A maioria das pessoas tem baixa autoestima
  • Estar mais exposto a possíveis comentários externos sobre seu corpo, peso e alimentação, como um atleta de elite.
Alguns dos sintomas da compulsão alimentar são:
  • Comer mais rápido do que o normal
  • Comer quando não está com fome
  • Continuar comendo mesmo quando já está saciado
  • Comer sozinho ou em segredo
  • Sentir-se triste ou culpado por comer demais.
Pessoas com compulsão alimentar podem fazer comentários como:
  • “Eu não consigo me controlar. Eu vou abrir a geladeira e comer não importa a hora do dia, mesmo que eu tenha acabado de tomar café da manhã, almoçado ou jantado”
  • “Sei que meus familiares vão sair, por isso, vou inventar uma desculpa para ficar em casa e comer”
  • “Estou com vergonha de mim mesmo por fazer isso, sei que é errado enquanto estou comendo, mas eu continuo. A comida está controlando minha vida”
  • “Eu como adequadamente diante dos outros, mas chego em casa e como muito quando ninguém está vendo”
  • “Vou sempre para a geladeira em busca de algo”.
Caso tenha alguns desses sintomas procure um clínico gera, um psicólogo ou um nutrólogo. Não se esconda.

Ligadinhos? Agora que já sabem um pouco mais sobre Compulsão Alimentar, é só aguardar que Paixão Radical está vindo aí.

Dia 16, no WebMundi. Todos os Sábados e Domingos, as 20h.

Postar um comentário

0 Comentários