Paixão Radical | Capítulo 02: Belicoso.


PAIXÃO RADICAL

by

EVERTON BRITO

CAPÍTULO 02: Belicoso.

 

(CLIPE MUSICAL)

 

PORQUE EU TE AMO, ANAVITÓRIA.

ABRE A CENA.

Imagens alternadas dos personagens Luísa, León, Ben, Guilherme e Ana, cada qual em pontos diferentes da cidade. Silenciosos.

CAM em Luísa, caminhando a noite. Vento nos cabelos. Ela olha o céu e suspira ao ver um casal passar de mãos dadas. Toca num muro e sai andando, deslizando sua mão por ele, sendo que na mesma freqüência em que desliza, o muro vai ganhando desenhos e cores.

LUÍSA: (canta sem música)

Eu poderia acordar sem teu olhar de sono
Sem teu lábio que é dono
Mas eu não quero
Eu não quero. Eu poderia encantar qualquer outro par de ouvidos
Não te ter mais aqui comigo
Mas eu não quero não
Eu não quero. Poderia imaginar
Ou até acostumar
O meu querer
Noutro lugar
Tanta coisa em que aqui cabe um sim
Mas não...

CORTA PARA,
Onde se encontra León. Frente ao mar numa praia vazia. Ele olha as ondas e fecha os olhos. A música começa.

LEÓN: (canta) Porque eu te amo
E não consigo me ver sem ser o teu amor por anos
Não é acaso, é só amor
Não existe engano
Que me carregue pra longe
Que te faça outros planos, meu bem

Teu cheiro só tu tem
Tua boca só tu tem
Me tem.

CORTE IMEDIATO PARA

Ana, num barzinho com um microfone em mãos.

ANA: (canta) Eu poderia não viver tuas primeiras rugas
Nem estar aqui pra adivinhar a tua memória em fuga
Mas eu não quero
Eu não quero.

CORTA PARA,

Ben, cantando enquanto folheia um álbum de fotos dele e de Guilherme, sorridente.

BEN: (canta) Eu poderia não lidar
Eu poderia nem ligar
Mas não, não, não
Eu não quero não.

CORTA PARA,
Guilherme, parado, encostado na sua moto num posto de gasolina. Ele canta enquanto apaga algumas fotos de seu celular de uma mulher.

GUILHERME: (canta)
Poderia imaginar
Ou até acostumar
O meu querer
Noutro lugar
Tanta coisa em que aqui cabe um sim
Mas não.

CAM alterna nas cenas a partir desse momento.

TODOS: (canta) Porque eu te amo
E não consigo me ver sem ser o teu amor por anos
Não é acaso, é só amor
Não existe engano
Que me carregue pra longe
Que te faça outros planos, meu bem
Teu cheiro só tu tem
Tua boca só tu tem.

Agora passam-se na tela algumas cenas da novela, enquanto mescladas com a voz de Luísa.

LUÍSA: (canta/v.o)

Tanta cara
Tanta esquina
Tanto fogo
Tanta fome
Tanta rima
É tanta coisa que nem sei onde vai dar
Tanto que eu posso imaginar
Tanta falta
Tanta fome
Tanta pressa
Tanta, tanta, tanta
Tanta coisa em que aqui cabe um sim, mas não.

O ritmo da música agora enfraquece. CAM VOLTA A ALTERNAR ENTRE AS CENAS.

TODOS: (cantam)

Porque eu te amo
E não consigo me ver sem ser o teu amor por anos
Não é acaso, é só amor
Não existe engano
Que me carregue pra longe
Que te faça outros planos, meu bem
Teu cheiro só tu tem
Tua boca só tu tem... Me tem.

A música acaba. Todos voltam a ficar silenciosos. CAM em Luísa, que dá a mão ao ônibus e subindo nele quando o mesmo para.
O ônibus parte.
FADE TO BLACK.

FADE IN:

01 INT. MANSÃO LOBERT, COZINHA- NOITE.

LETREIRO: Continuação Do Capítulo Anterior…

Luísa e Jonas se olham, assustados. Luísa põe a mão na boca ao perceber que Jonas está nu.

Ela dá as costas, chocada.

LUÍSA— Ah, meu Deus! Cobre isso, moço.

Jonas estranha, olha para baixo e percebe sua nudez. Rapidamente cobre com o abajur.

JONAS— Quem é você, e o que está fazendo na minha cozinha?
 
Luísa vira para olhá-lo.

LUÍSA— Eu...

Jonas aguarda. De surpresa, Luísa corre, fugindo em direção a porta.
   Jonas corre atrás, esquecendo o abajur no chão.

SONOPLASTA: King Of Apology- Jana Kramer.

CORTE IMEDIATO PARA.

EXT.
Onde Luísa acaba de cruzar a porta.

LUÍSA— Ai, meu Jesuszinho!

Luísa pensa rapidamente para onde vai. Corre até a piscina e para. É surpreendida quando sente a mão de Jonas agarrar seu braço.

JONAS— Volta aqui!
 
Luísa o vê mais uma vez pelado. Grita e lhe dá uma bofetada, empurrando-o na piscina.

Jonas cai. Luísa se desespera ao perceber que ele se debate na água.

LUÍSA— Ele não sabe nadar! Meu pai! O que é que eu fiz! Moço!

Luísa se debruça e estende a mão para Jonas.

LUÍSA— Pega a minha mão! Aqui!

Luísa faz um esforço. Jonas então agarra sua mão e a puxa para dentro da piscina. Ela grita, debatendo-se. Jonas aproveita e lhe aplica um mata leão.

LUÍSA— Me solta!

JONAS— Não sem antes me dizer quem é você e por quê entrou na minha casa! Eu não estou apertando, mas posso te segurar aqui até a polícia chegar.

LUÍSA— Não, por favor. Eu sou de Alagoas, vim para cá a pouco tempo. Saí com algumas economias para seguir meu sonho, só que elas acabaram e eu fui pra rua. Tentei encontrar um emprego, mas não consegui. Me solta, por favor. Eu prometo não fugir, mas não chama a polícia.

JONAS— OK. Eu vou te soltar.

Jonas solta. Luísa sai. Os dois se encaram
CONT.:

02 EXT. STOCK SHOTS- DIA.

MUSIC FADE: Antes Do Meu Fim- Projota.

STOCK SHOT do Cristo Redentor. CAM sobrevoa toda a área em que o pão de açúcar se situa, pegando imagens, também da praia e seus habitantes, numa harmônica paisagem da natureza com o seu céu azul.

03 INT. MELHOR ESCOLHA- DIA.

Ben acaba de jogar um copo no lixo.

ANA— Tô passada que ele foi preso.

BEN— O policial falou que ele furtou algo de uma loja aí. Eu não sei bem a história toda. Fui impedido de visitá-lo. Falaram para eu ir hoje.

ANA— Nunca pensei.

BEN— Não… Tem alguma coisa errada e eu vou descobrir

Ana e Ben adentram na sala de aula e sentam-se em suas respectivas carteiras. Logo após, a professora Tatiana chega.

TATIANA— Bora lá, pessoal! A primeira parte do trabalho será em sala. Portanto, juntem-se com a sua dupla.

Um alvoroço começa a ser feito. Carteiras arrastam-se no chão. Pessoas falando alto, rindo.

  Ben e Leon são os únicos que permanecem onde estão. Leon  olha para Ben.

LEON— Ei, Ben.

Ben olha para Leon, desconfiado.

BEN— Como sabe meu nome?

LEON— (sorri) Estudamos na mesma sala, esqueceu?

BEN— Mas ninguém nunca disse meu nome por aqui.

LEON— (sem graça) Já que a sua dupla faltou, você… Sei lá, não quer fazer comigo?

BEN— É que… Bom, eu...

LEON— (saca) Ah, já sei. Você também acha que eu sou um psicopata assassino. Como maioria das pessoas (ri de tristeza) Não sei por quê achei que seria diferente.

Leon volta a se ajeitar na sua carteira. Põe o capuz e passa a fixar em seus dedos. Ben sente-se mal, encarando Leon com arrependimento.

TATIANA— Não tem dupla, Leon?

LEON— (amargo) Como em todas as vezes.

Ele responde seco. Tatiana lhe entrega uma folha e passa para a banca de Ben, que continua tentando entender Leon.

04 INT. MANSÃO LOBERT, SALA- DIA.

Luísa e Jonas estão sentados na sala. Ela está vestida numa blusa sua, com cabelos molhados e uma xícara na mão.

JONAS— Então quer dizer que você está morando na rua?

LUÍSA— Desde ontem. Você foi abandonado no altar? Mas é um pouco tolo se casar tão cedo.

JONAS— Porque eu achava que ela me amava! A Marissa sempre foi tão… livre, intensa. Mas esperou até o altar para me abandonar. Eu só queria um jeito de dar um troco, isso sim!

LUÍSA— Eu não sei o que fazer. Não posso simplesmente chegar em casa e dizer que fracassei, que meus pais tinham razão… Sabe, eu vejo um monte de mulheres no calçadão esperando um carro que as leve para algum lugar nojento, e depois de uma noite suja, elas recebem o pagamento. Eu não quero esse destino para mim.

Enquanto Luísa falava, Jonas pensava em algo. Sorri, brilhante.

JONAS— É isso! Já sei como dar o troco na Marissa. Você aceita ser minha namorada de mentirinha?

Luísa imediatamente o encara.

05 INT. DELEGACIA- DIA.

 Guilherme está de frente para o delegado, explicando a situação. Ben está na cadeira ao lado.

GUILHERME— Eu já disse que aquela loja tinha vendido um produto com defeito e depois não quis reembolsá-lo.

BEN— Isso fere os direitos do consumidor, ou eu estou enganado?

GUILHERME— Exatamente. Eu só fui buscar o que era meu por direito.

DELEGADO— Ok, mas na sua ficha consta que você furtou para alguém.

BEN— (confuso) Como é que é?

DELEGADO— Sim, seu amigo furtou em prol de uma pessoa, não por ele.

Ben encara Guilherme.

BEN— Pra quem você pegou isso, Guilherme?

Guilherme suspira, encurralado.

GUILHERME— Vocês estão enganados. O produto era para mim.

DELEGADO— O produto foi furtado em prol de Ângela Assunção.

O delegado olha para Guilherme à espera de um posicionamento.

BEN— (à Guilherme) Quem é Ângela Assunção?

DELEGADO— A mulher com quem estava tendo um caso as escondidas. Casada e mãe de dois filhos; Carlo e Íris. Não é mesmo, seu Guilherme?

Ben observa a reação de Guilherme na medida que o delegado conta a história, decepcionado.

GUILHERME— (mente) Acho que vocês estão enganados, eu não sei quem/

DELEGADO— (Interrompe) Foi ela mesma quem fez a denúncia, Guilherme.

GUILHERME— (surpreso) O quê?

DELEGACIA— Veio até a delegacia e prestou o boletim. Ela disse que não te pediu pra fazer nada, mesmo assim, insistiu e ontem pela amanhã, cometeu o ato numa loja do shopping.

GUILHERME— (decepcionado) Não pode ser…

Guilherme olha para Ben, que carrega um ar de indignação.

BEN— Ângela, Guilherme?

Ben aperta os olhos, faz sinal negativo com a cabeça e logo em seguinte apanha a mochila e vai embora da delegacia.

GUILHERME— Ben! Ben volta aqui… Ben, eu ia te contar.

Guilherme se volta para o delegado, que dá de ombros. Guilherme se recosta no assento, cruza os braços e bufa.

06 INT. MANSÃO LOBERT, SALA- DIA.

Luísa passa a andar de um lado para o outro sem parar.

LUÍSA— Então quer dizer que você quer me contratar para ser sua namorada de mentirinha só pra causar ciúmes na sua ex-noiva que te largou no altar?

JONAS— Exatamente. A Marissa é vaidosa demais. Com certeza vai ficar balançada ao perceber que foi esquecida tão rápido.

LUÍSA— Não sei, não.

JONAS— Você não precisa fazer nada além de fingir. Pensa. Eu pago bem.

Luísa pensa um pouco, aflita.

LUÍSA— Tudo bem. Eu topo. Mas só porque preciso do dinheiro.

JONAS— (eufórico) Ótimo! Primeiro vamos dar um banho de loja em você. Eu vou te ensinar como deve agir perto da Marissa e dos amigos. Você pode ficar no quarto de hóspedes aqui em casa. Segura essa, Marissa! Eu quero ver você segurar isso.

Luísa joga a cabeça para trás, preocupada.

07 INT. HOTEL CONSTANTINE, APARTAMENTO DE MARISSA- NOITE.

SONOPLASTIA: Back To You- Louis Tomlinson ft. Bebe Rexha.

PLANO BAIXO. CAM filma a pessoa de baixo para cima lentamente.

   Mão ajeitando o fecho do salto. Acaba. Revela Marissa, vestida num vestido preto, arrumada, linda. Põe os brincos. A campainha toca. Ela dá de ombros e vai atender.

Ao atender a porta, Marissa se depara com um cara nu, de corpo definido, escondendo apenas a parte genital com um bolo, que segura com as mãos entre as pernas

OMAR— Feliz aniversário.

OMAR (18) sorri. Estende o bolo para Marissa.

MARISSA— Não é meu aniversário. Você está louco? E se os meus pais chegam?!

OMAR— Mas quem está completando ano sou eu. Eu pensei que você já tivesse passado da idade de ficar de castigo.

MARISSA— Que espécie de melhor amigo do noivo você é? Eu abandonei o Jonas no altar ontem!

OMAR— Por que você acha que eu tô aqui?

Marissa sorri.

MARISSA— Eu espero que esse bolo seja de morango com chantilly.

OMAR— (finge decepção) Ah, que pena. Eu jurava que você ia adorar banana.

MARISSA— Eu não sei se bolo de banana e chantilly é bom, mas até que eu tô a fim de provar.

CAM filma Omar entrando no AP de Marissa com todas as outras partes do corpo despidas. A porta se fecha.

CORTA PARA.

08 EXT. COLÉGIO MELHOR ESCOLHA, ENTRADA- DIA.

O toque de fim de aula soa. Todos os alunos saindo do colégio. Foco em Ana e Ben, conversando perto do portão de saída.

ANA— Casada? Guilherme surpreendendo.

BEN— Mulher casada, com filho e tudo. Pode imaginar como eu me sinto?

ANA— Quer saber. Eu vou ser direta. Você vai ter que se acostumar. O Guilherme vai ter outras namoradas. É quase certo que entre vocês, ao menos da parte dele, não vai rolar nada mais que amizade. Você não pode se sentir traído toda vez que isso acontecer. Ben, vocês não namoram. Provavelmente nunca vão. Escuta, vai por mim, amigo. Supera. Se continuar agindo assim, a amizade de vocês pode se desgastar, e aí ele vai se afastar de vez. É melhor uma amizade nas mãos do que um amor voando.

BEN— Costumávamos contar tudo um para o outro, mas aí ele anda escondendo coisas. Eu sinto que não faço mais parte da vida dele, Ana. Você tem razão, a gente foi feito pra existir, não pra acontecer. Já que cada um tem a sua vida particular, eu vou tratar de cuidar da minha. O Guilherme não vai precisar mais fingir que precisa de mim.

Nesse momento, Leon passa em direção a saída. Ben corre em sua direção.

ANA— Ben! Onde cê vai?

Ana grita.

BEN— (à Leon) Ei.

Leon não escuta e continua andando. Ben o alcança e pega em seu braço.

BEN— Ei!

Leon, assustado, se solta das mãos de Ben com violência. Ben se assusta.

LEON— Desculpa… Eu…
 
Leon fecha os olhos, contendo-se e lhe dá as costas, passando a andar novamente, mais apressado.

BEN— O trabalho!

Leon para.

BEN— Será que eu ainda posso fazer com você?

Leon dá um meio sorriso e vira-se, andando em direção à Ben.

LEON— (contido) É sério?

Ana, vendo a cena de longe, grita alto.

ANA— Ben, não!

Ben olha Ana um instante e se volta para Leon logo em seguida.

BEN— É, sim. Eu percebi que o trabalho em dupla, na verdade, de dupla não tinha nada. Pensei que talvez você ainda quisesse, mas eu entendo se preferir não/

LEON— (interrompe) Não! Eu ainda preciso de alguém pra fazer o trabalho.

BEN— (sorri) Ah, que bom!

LEON— Pode ser na minha casa… se você quiser.

BEN— Vamos?

LEON— (surpreso) Agora?

BEN— Tem algum compromisso?

LEON— Agora tenho.

Ben anda na frente. Leon olha de soslaio para Ana, que carrega um semblante de medo e aflição.

   Seu celular toca, ele retira do bolso e atende.

 SONOPLASTIA: No Roots- Alice Merton.

LEON— E então? O dinheiro caiu na conta? Foi ótimo negociar com você… Ângela.

Desliga, guarda no bolso e sai andando.

FIM DO CAPÍTULO.

FADE TO BLACK.

FIGURINHA DO DIA:

 

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