Luz do Luar - Capítulo 9: Santa Pyram (Fogueira Santa)


LUZ DO LUAR - CAPÍTULO 9:
SANTA PYRAM (FOGUEIRA SANTA)
Novela de Anthonny



Personagens deste capítulo:

Hannah - Isabelle Drummond
Morgana - Juliana Paiva
Emily - Juliane Trevisol
Lilith - Clarisse Muller
Daniel - Humberto Carrão
Inquisidor - Stênio Garcia
Madre - Bete Mendes


NO CAPÍTULO ANTERIOR...

Emily e Morgana quase se beijam. Daniel passa mal. Hannah desce até a masmorra e encontra Lilith, quando está quase a salvando é surpreendida pela aparição do Inquisidor.

Inquisidor - Fale! O que faz aqui na masmorra?


FIQUE AGORA COM O CAPÍTULO DE HOJE...

CENA 1. GAIA. CONVENTO. MASMORRA. INTERIOR. NOITE

Inquisidor - O que aconteceu? Está enfeitiçada pela bruxa? Por que não me responde?

Hannah - Desculpe. Estou surpresa... Não sabia que havia uma masmorra aqui.

Hannah pisca para Lilith e se vira em direção ao Inquisidor.

Inquisidor - O que veio fazer aqui?

Hannah - Eu ouvi um barulho, guardas andando pelo convento, ouvi eles falando sobre uma bruxa, resolvi descer até aqui, se há realmente uma bruxa eu devo proteger o senhor Inquisidor dela.

Inquisidor - Sim... Faz sentido, porém existem guardas aqui para manter ela sob controle, já quanto a você... Peço que apenas se intrometa no que for chamada.

Hannah - Claro, peço desculpa pela intromissão.

Inquisidor - Agora saia, e mais cuidado enquanto estiver andando pelos corredores à noite!

Hannah - Com sua licença.

Hannah sobe as escadas. O Inquisidor se aproxima da cela. Lilith o encara.

Inquisidor - Pronta para queimar amanhã?

Lilith se aproxima do Inquisidor fazendo contato visual.

Lilith - Você vai pegar as chaves, abrir a cela e me deixar sair.

Lilith se aproxima.

Lilith (cochichando) - Você vai pegar as chaves, abrir a cela e me deixar sair.

O Inquisidor fica imóvel, Lilith o encara. Ele começa a rir.

Inquisidor - Realmente achava que ia me encantar? Eu lido com bruxas há anos, aprendi que o melhor é nunca olhar diretamente diretamente em seus olhos, mas deixar que ela pensa que está.

Lilith fica apreensiva.

Inquisidor - Seu fim está próximo... Mas não se preocupe, se ainda achar que é inocente, vai sobreviver sem problemas à fogueira santa.

O Inquisidor deixa a masmorra rindo.


FADE OUT.

FADE IN:



FADE IN:


CENA 2. GAIA. CONVENTO. CORREDOR. MANHÃ

Hannah anda pelo corredor até onde está Daniel.

Daniel - Como passou a noite?

Hannah - Inquieta. A mulher que vimos ontem na loja de tecidos... Ela foi pega pelo Inquisidor.

Daniel - Está falando da bruxa? Isso não seria uma boa notícia?

Hannah - Não, claro que não, ela devolveu o tecido que pegou... Não é justo que queime na fogueira por isso!

Daniel - Admiro que tenha piedade até de pessoas como ela... Mas não há mais nada  que se possa fazer.

Hannah - A palavra é empatia, e sim, ela continua sendo uma pessoa, mesmo que seja uma bruxa ou sei lá do que queiram a chamar!

Daniel - Talvez não seja o fim da linha, ela só será queimada se for considerada culpada!

Hannah transparece aflição.


CORTA PARA:

CENA 3. GAIA. CONVENTO. JARDIM. MANHÃ

Inquisidor - Será o maior evento da cidade em anos, faz tempo que não queimamos uma pervertida em praça pública.

A Madre e o Inquisidor caminham pelo jardim.

Madre - Já avisamos para toda a cidade, será o julgamento mais visto de Gaia.

O Inquisidor ri.

Inquisidor - Será ótimo, muitos desconhecem meu trabalho como Inquisidor, além de claro, incitar ainda mais a caça às famigeradas.

Madre - Viajará logo após?

Inquisidor - Sim! Preciso ver você sabe quem, faz tempo que não o vejo... Meu coração está apertado.


CORTA PARA:

CENA 4. GAIA. CONVENTO. QUARTO DE MORGANA E EMILY. INTERIOR. MANHÃ

Morgana - Acho melhor cuidarmos da horta mais cedo hoje... As outra noviças estão desconfiando do nosso sumiço em todos os terços.

Morgana e Emily se arrumam em frente ao espelho.

Emily - Tem razão, e se elas descobrem sobre mim... Acho que estaria sob um novo risco de expulsão.

Morgana - Isso não acontecerá.

Emily pega o colar de Morgana no criado muda.

Emily - Não pode deixar de usá-lo, é importante. Deixe que eu coloco.

Emily põe o colar no pescoço de Morgana, as duas estão de frente ao espelho, elas se olham por lá e sorriem.


CORTA RÁPIDO PARA:

CENA 5. GAIA. CONVENTO. JARDIM. INTERIOR. MANHÃ

Morgana e Emily chegam no jardim mas quando avistam o Inquisidor e a Madre se escondem atrás de um arbusto.

POV EMILY E MORGANA

Elas os observam entre os galhos e folhas do arbusto, os dois parecem alegres.

Inquisidor - Está tudo quase pronto, falta apenas tirá-la da masmorra e levá-la até a praça.

Madre - E a fogueira? Espero que dessa vez seja grande o suficiente para queimá-la de uma vez, lembro-me quando uma bruxa queimou apenas da cintura para baixo, foi uma lástima!

Inquisidor - É uma bruxa de médio porte, porém fiquei atento a isso, será uma grande fogueira, nem seus cabelos escaparão!

Os dois riem.

VOLTA À CENA

Morgana (cochichando) - Será que estão falando de Hannah?

Emily (cochichando) - Calma, nós iremos saber quando chegarmos lá.

Morgana (cochichando) - Nós vamos?

Emily (cochichando) - Se sua irmã corre perigo e podemos salvá-la, sim!

Morgana transparece aflição.


CORTA PARA:

CENA 6. GAIA. CONVENTO. QUARTO DE DANIEL. INTERIOR. MANHÃ

Hannah entra no quarto com Daniel apoiado em seus ombros.

Hannah - Não me contou que estava doente...

Hannah o ajuda a deitar.

Daniel - Eu pensei que fosse apenas um mal estar pela manhã...

Hannah põe a mão no pescoço se Daniel.

Hannah - Você está muito quente...

Hannah molha um pano na água e põe na cabeça de Daniel.

Hannah - Melhor?

Daniel - Sim... Você acha que eu vou morrer? Seja sincera, porque eu não sei mais quanto tempo eu-

Hannah interrompe colocando um dedo em seus lábios. Os dois se aproximam e quase se beijam mas Hannah vira o rosto.

Hannah - Não posso...

Daniel - Por quê?

Hannah - Eu não estaria sendo justa com você, minha cabeça não está aqui, e sim com o julgamento...

Daniel - Você está torcendo para que ela seja inocentada, não é? Eu não quero ser pessimista... Mas eu nunca vi uma bruxa se safar da fogueira santa...

Hannah - Mas nós podemos ajudá-la a se tornar a primeira...

Daniel - Como assim podemos?

Hannah - Eu vou te explicar.

Hannah explica para Daniel sobre o que os dois farão no julgamento.


CORTA PARA:

CENA 7. GAIA. CONVENTO. QUARTO DE MORGANA E EMILY. INTERIOR. MANHÃ

Morgana e Emily vestem roupas de freira.

Morgana - Não podemos nos esquecer dos véus, vamos nos disfarçar com ele...

Morgana e Emily põe os véus em suas respectivas cabeças em frente ao espelho.

Emily - Pronta?

Morgana - Sim, porém preocupada, não paro de imaginar minha irmã numa fogueira...

Emily - Não se preocupe, se for mesmo ela a bruxa, nós vamos ajudá-la de alguma forma!

Morgana - O Inquisidor não seria capaz... Não...

Emily - Por quê?

Morgana - Eu explicarei pra você, mas o fato é que eu e minha irmã somos bem mais próximas do Inquisidor do que se possa imaginar!


CORTA PARA:

CENA 8. GAIA. CONVENTO. QUARTO DE DANIEL. INTERIOR. MANHÃ

Daniel - Como assim? Você quer que eu minta?

Hannah - Você assim como eu, sabe que ela se arrependeu... Não é justo que após isso ainda tenha que queimar na fogueira!

Daniel - Mas é um pecado enorme...

Hannah - Será que ser conivente com a morte não é ainda pior? Ou o amor ao próximo só se encaixa se esse próximo não for uma bruxa?

Hannah e Daniel se olham.


CORTA PARA:

CENA 9. GAIA. CONVENTO. MASMORRA. INTERIOR. TARDE

Hannah desce as escadas de fininho. Ela se aproxima da cela.

Lilith - O que faz aqui?

Hannah - Eu tentarei te ajudar durante o julgamento... Se eu não conseguir, use isso, e corra, como nunca correu na vida.

Hannah entrega uma adaga para Lilith.

Lilith - Obrigado... Você me inspira a ser... Como você disse, uma boa bruxa.

Hannah sorri.

Hannah - Que o sol aqueça seus dias...

Hannah e Lilith - E a lua ilumine suas noites.

Cai uma lágrima do olho de Lilith. Hannah vai embora.


CORTA PARA:

CENA 10. GAIA. PRAÇA. EXTERIOR. TARDE

O praça está incomumente cheia. Uma multidão se forma em volta do pequeno palco que foi montado para o julgamento, do lado, uma enorme fogueira em chamas.

Inquisidor - Estão eufóricos povo de Deus, eu sei, mas se a justiça de Deus reinar, e ela sempre reina, iremos queimar mais uma imunda hoje!

As pessoas aplaudem e gritam eufóricos. Morgana e Emily estão no fundo da multidão, sem serem reconhecidas graças aos véus.

POV MORGANA E EMILY

Elas vêem quando Lilith sobe no pequeno palco, ela é amarrada num pequeno tronco.

VOLTA À CENA

Morgana - Não é a Hannah...

Emily - Que bom, mas...

Morgana - Onde ela está?

Hannah sobe no palco junto de Daniel e ficam próximos ao Inquisidor.

Morgana - Hannah! Minha irmã.

Morgana sorri.

Emily - Mas por que ela está com o Inquisidor? 

Morgana - É o que vamos descobrir!


FADE OUT.

FADE IN:




Postar um comentário

0 Comentários