Amazônia, a lenda - Capítulo 04.



AMAZÔNIA
A
LENDA
CAPÍTULO 04
PERSONAGENS DESTE CAPÍTULO:
JACIRA……………………………………………………………………………………………………DIRA PAES
TINA………………………………………………………………………………………MARIA CASADEVALL
VICTOR……………………………………………………………………………………….RODRIGO SIMAS
LADY GAGA………………………………………………………………………………………BELLA PIERO
BEYONCÉ/VALDO……………………………………………………MATHEUS NACHTERGAELE
LENHADOR……………………………………………………………………………………MILHEM CORTAZ
JOJO TODYNHO……………………………………………………………………………………ELA MESMA
NO CAPÍTULO ANTERIOR.
Tina chega a cidade. Jacira então conta a ela tudo sobre Victor, mas ela acha tudo uma loucura.
Victor então prova que tudo é verdade.
Victor se encontra com a Mãe D'Água, ele quer saber mais de seu passado.
Beyoncé manda as quengas dizerem que Jacira é de verdade.
O segredo de Jacira corre na boca de toda a cidade, e ela é expulsa da pensão.
Jacira vai até Beyoncé, e a coloca contra a parede.
FIQUE AGORA COM O CAPÍTULO DE HOJE...
CENA 01. CASA DA LUZ VERMELHA. INTERIOR. SAGUÃO. NOITE.
JACIRA - Então quer dizer que foi você, não foi? Por sua causa estamos na rua. Fomos despejados.
BEYONCÉ - E eu com isso? Eu fiz mesmo, e não me arrependo. É bom que você aprenda a como é se sentir rejeitado.
JACIRA - E você acha que eu não sei como é me sentir rejeitada? Você está querendo dizer isso justamente para mim? Agora você vai sentar, porque você vai ouvir. Ah se vai…
BEYONCÉ - Você não tem o direito de me obrigar a nada.
JACIRA - Cala a boca. Cala sua boquinha, porque você já aprontou demais por hoje. você vai sentar nessa cadeira, vai abrir o canal auditivo e vai escutar tudo o que eu tenho para dizer com você.
BEYONCÉ - Você tá me ameaçando, Jacira?
JACIRA - Estou.
BEYONCÉ - Ah, então fala logo de uma vez. Anda, me diz o que você tanto tem pra me dizer.
JACIRA - Olha, Valdo... Beyoncé. Quando nós fomos prometidos em casamento, a gente nem se conhecia direito. Eu estava muito assustada com aquilo tudo, eu não queria me casar. Eu queria ser livre, independente. E eu sei que você também não queria se casar.
BEYONCÉ - Como você pode ter tanta certeza disso?
JACIRA -  Pensa que eu não vi o jeito com o qual você encarou a possibilidade de se casar? Você tinha medo, se recusava. Só que você não tinha era coragem para peitar a sua mãe, como eu tive.
BEYONCÉ - Eu não peitei minha mãe porque eu não podia. A cidade inteira me taxava de "viado". Se eu recusasse me casar com uma mulher, o que era uma suspeita se tornaria algo óbvio.
JACIRA - Mas hoje você anda assumido e tudo. É até dona de cabaré e usurpa nome de diva pop.
BEYONCÉ - Você disse bem... hoje. Porque enquanto minha mãe viveu eu nunca me assumi.
JACIRA - Você acha mesmo que a gente iria ser feliz casados?
BEYONCÉ - É... eu acho que não.
JACIRA - Então. Aquilo tudo que aconteceu foi até bom pra nós. Hoje você é assumida, é dona de cabaré e tudo mais. E eu também, estou muito melhor do que já fui.
BEYONCÉ - Talvez você tenha mesmo razão Jacira. Mas eu ainda me doou pelo que aconteceu.
JACIRA - Não se doa, eu sei que poderia ter recusado de forma educada, sem aquele alvoroço todo que causei. Eu sei, mas aconteceu assim, a gente não manda no destino Beyoncé.
BEYONCÉ - Talvez agora, a gente podia tentar se entender né? Fazer as pazes. De verdade, me desculpe por te expor dessa maneira diante da cidade.
JACIRA - Eu te dou meu perdão, não se preocupe. Eu também não me importo com o que as pessoas dessa cidade dizem. Pra mim não significa mais nada, eu sei quem eu sou, e é isso o que importa.
BEYONCÉ - Esse meu destempero deixou vocês sem pouso, eu sei. Mas vou resolver o problema. Lembra daquela casa que eu morava? Então... tá vazia. Vou cedê-la a vocês.
JACIRA - Ah, obrigada. Quanto é o aluguel?
BEYONCÉ - Nada. Eu não vou cobrar. E nem aceito receber. É uma forma de me desculpar pelo que fiz.
JACIRA - Obrigada, primo! Eu virei aqui para nós conversarmos.
CORTA PARA:
CENA 02. CASA. INTERIOR. SALA. NOITE.
JACIRA - Poxa, essa casa está bem diferente de quando eu morava por aqui. Está mais arrumada , mais bonita.
TINA - Eu vou arrumar as coisas.
JACIRA - Tá.
VICTOR - Mãe, eu me encontrei com a Mãe D'Água hoje.



JACIRA - Você o que? Eu não disse pra você não se envolver meu filho? Você não enxerga que isso é tudo o que ela quer… ela quer te envolver, fazer você mudar de ideia.
VICTOR - Eu fui me encontrar com ela porque eu preciso me conhecer. Saber quem eu sou, de onde vim. Se a senhora nunca se deu o trabalho de me contar, eu resolvi eu mesmo ir atrás.
JACIRA - É perigoso meu filho. Você sabe que se você se envolver com aquelas águas, é um caminho sem volta.
VICTOR - Eu não vou desistir de ir atrás da minha história, e eu sei que tem coisas que só ela pode me contar.
JACIRA - Então você não me ama? Você não ama a vida que você tem?
VICTOR - Por favor mãe, não joga baixo!
CORTA PARA:
CENA 03. CASA DA LUZ VERMELHA. INTERIOR. SALA. DIA.
BEYONCÉ - Gaga do céu. A gente precisa arrumar alguém pra vir se apresentar aqui na casa. A última apresentação que a gente arrumou foi a mais de 2 meses. O povo tá pedindo, e o movimento tá caindo. Onde já se viu, a casa de espetáculo que revelou Joelma e aquele traste do Chimbinha entrar em uma decadência dessas.
LADY GAGA - Pois é patroinha. O jeito é apelar pra Mãezinha.
BEYONCÉ - Pois é. Eu não queria aporrinhar a mãezinha com os meus problemas, mas não tem jeito. Vou ter que pedir pra ela mandar um furacão buscar algum artista lá do sul.
LADY GAGA - Então vai logo, você sabe que a mãezinha só traz artista no dia. Então você aproveita que ainda é cedo, e vai dar tempo de avisar os homens da cidade.
INSERT.
Beyoncé sai.
CORTA PARA:
CENA 04. BEIRA DO RIO. EXTERIOR. DIA.
Beyoncé se ajoelha diante das águas.
VOLTA À CENA.
BEYONCÉ - Olha mãezinha. A senhora me desculpe por estar aqui enchendo a sua paciência de novo com meus problemas. Mas é urgente, a minha casa tá cada dia com o movimento mais fraco, e eu preciso que a senhora me ajude. Eu quero uma cantora, uma bem abusada, ousada e até mesmo exótica. Quero para hoje á noite. Eu lhe prometo que se a senhora me ajudar, as quengas todas vem andando de joelho da casa até a beira do rio, para agradecer você.
CORTA PARA:
SÃO PAULO - SP.
CORTA PARA:
CENA 05. CARRO. INTERIOR. NOITE.
Jojo Todynho está dentro do carro. Um vendaval começa.
VOLTA À CENA.
JOJO - Gente, mas que ventarada é essa? Já tô pegando um ranço desse vento!
INSERT.
O Vento entra de forma mágica dentro do carro e leva Jojo com ele.
CORTA RÁPIDO PARA:
CENA 06. CASA DA LUZ VERMELHA. EXTERIOR. NOITE.
Jojo chega a Casa da Luz vermelha.
VOLTA À CENA.
JOJO - O que é isso? É um cabaré? Que lugar é esse meu Deus? Ah, quer saber… vou pedir uma informação aqui no puteiro mesmo.
INSERT.
Ela bate na porta. Do lado de dentro Beyoncé ouve e vai abrir.
VOLTA À CENA.
BEYONCÉ - Você é cantora?
JOJO - Sou sim amor, e também sou poeta. Mas eu só queria uma informação.
BEYONCÉ - Te dou. Mas entre aqui, estávamos mesmo a espera de uma cantora, mas ela se atrasou. Você poderia substituí-la?
JOJO - I amor, não dá, tenho um show ainda hoje em Ponta Grossa, e talvez eu dê uma passada por Rolândia.
BEYONCÉ - Mas Ponta Grossa e Rolândia ficam no Paraná. E aqui é o Amazonas bem.
JOJO - Como assim eu vim parar no Amazonas?
BEYONCÉ - Eu não sei não… Só sei que você chegou aqui.
JOJO - Ah, o vento. Aquele maldito vento. Ai que ranço!
BEYONCÉ - Então, qual a informação que você queria?
JOJO - Eu queria saber onde é que eu tô. Mas você acabou de me dizer. Quer saber, não tenho nada pra fazer mesmo… Vou cantar ai no cabaré.
BEYONCÉ - Casa de entretenimento!
JOJO - É tudo a mesma merda!
INSERT.
Ao entrar na casa aos peitos não passam na porta. Mas Beyoncé manda o lenhador quebrar tudo.
CORTA RÁPIDO PARA:
CENA 07. CASA DA LUZ VERMELHA. PALCO. INTERIOR. NOITE.
A casa está lotada. Jojo sobe no palco e canta.
VOLTA À CENA.
Que tiro foi esse, viado?
Que tiro foi esse que tá um arraso?!
Que tiro foi esse, viado?
Que tiro foi esse que tá um arraso?!
Samba
Na cara da inimiga
Vai, samba
Desfila com as amigas
Vai, samba
Na cara da inimiga
Vai, samba
Desfila com as amigas
Quer causar, a gente causa
Quer sambar, a gente pisa!
Quer causar, a gente causa
Quem olha o nosso bonde, pira
Quer causar, a gente causa
Quer sambar, a gente pisa!
Quer causar, a gente causa
Quem olha o nosso bonde, pira
Então samba
Na cara da inimiga
Vai, samba
Desfila com as amigas
Vai, samba
Na cara da inimiga
Vai, samba
Desfila com as amigas
JOJO - Obrigada gente, vocês foram 10!
BEYONCÉ - Vem comigo!
CORTA PARA:
CENA 08. CASA DA LUZ VERMELHA. EXTERIOR. NOITE.
BEYONCÉ - Aquele vento que te trouxe... foi um pedido meu. Peço que não se zangue. Ele vai te devolver no lugar de onde você veio. Que a força esteja com você!

JOJO - Não entendi a referência.
INSERT.
O vento retorna e leva Jojo embora para São Paulo.
CORTA PARA:
CENA 09. FLORESTA. EXTERIOR. NOITE.
Victor caminha pela floresta, até que ele se esbarra com um lenhador.
VOLTA À CENA.
VICTOR - O que você tá fazendo?
LENHADOR - Não é da tua conta. Agora vaza!
VICTOR - Não eu não vou deixar você derrubar nenhuma árvore.
LENHADOR - Ah, não vai?
INSERT
Ele aponta um arma para Victor.
VOLTA À CENA.
LENHADOR - Acabou pra você moleque!
FIM DO CAPÍTULO.




Postar um comentário

0 Comentários