uma novela de
FELIPE ROCHA
personagens deste capítulo
WANDA
ALZIRA
SÍLVIA
LUCAS
GUSTAVO
INÊS
ANHANDÍ
SERENA
PUJA
ENCARNAÇÃO
CADORE
OPHÉLIO
QUINCÃO
RAFAEL
Nota: A personagem Alzira participa apenas na primeira cena do primeiro capítulo da novela, então, podemos declarar que a atriz faz uma participação especial.
CENA 01/MATERNIDADE/QUARTO 15/INTERIOR/NOITE
A história começa na maternidade que narra á troca de bebês organizada por Wanda. Em 1967, na maternidade, sem que ninguém veja, Sílvia, a enfermeira do hospital, chega com uma bandeja de comida para as gestantes. Ela aproveita e lembra o que Wanda pediu:
Lembrança:
Wanda fala com Sílvia sobre a troca de bebês.
WANDA — Não se esqueça de fazer a troca de bebês, Sílvia. E uma coisa importante: a gestante Alzira tem que morrer, ela não pode sobreviver.
Trêmula, Sílvia olha para Alzira que dorme. Ela coloca o “pó da morte” no café que dá para Alzira.
SÍLVIA — Com este café você vai se sentir bem.
ALZIRA — Obrigada.
Em seguida, Alzira adormece, já morta na cama. Sílvia aproveita pega os bebês gêmeos.
Trêmula, após fazer o serviço, Sílvia vai embora do quarto do hospital.
CORTA RÁPIDO PARA:
CENA 02/MATERNIDADE/CORREDOR/INTERIOR/NOITE
Atenção Edição: ligar pelo áudio com a cena anterior.
Sem que ninguém perceba, Sílvia sai do quarto onde estaria as gestantes Alzira e Sofia. Desconfiada, ela olha para os lados e nota que não há ninguém no hospital, somente ela. Ela se esconde em um canto do corredor, pega o celular e liga imediatamente para Wanda.
SÍLVIA — Alô Wanda... Sim, já executei o serviço. Ela apagou na mesma hora, conforme o plano... E aí qual é o próximo passo?
WANDA — O próximo passo é você ficar calada querida, mais nada... Tá?
SÍLVIA — Entendi... E o dinheiro?
WANDA — Calma Sílvia... Você vai receber o dinheiro sim, ele já está reservado aqui na minha casa, esperando você busca-lo. Mas para ganhar o dinheiro, você precisa garantir que vai guardar segredo. É a sua vida que está em jogo e se você contar isso para alguém, eu te mato, entendeu Sílvia?
SÍLVIA — Tá bom. Eu prometo... Agora tenho que desligar... Vou para a casa... Tá... Tchau...
Sílvia, trêmula, desliga o telefone, com a consciência pesada.
Em seguida, vai embora.
CORTA RÁPIDO PARA:
CENA 03/APARTAMENTO DE WANDA/INTERIOR/NOITE
Atenção Edição: ligar pelo áudio com a cena anterior.
No apartamento de Wanda, a vilã comemora o sucesso do plano, com uma taça de vinho na mão. Em seguida, pega o celular e faz uma ligação misteriosa.
WANDA — Alô chefia... É fica tranquila, é hora de comemorar... O plano deu certo. A tonta da Sílvia fez tudo conforme a gente pediu... Agora é só esperar..
Wanda toma um pouco de vinho e dá uma gargalhada maligna.
CORTA PARA:
CENA 04/RIO DE JANEIRO/INTERIOR/DIA
Passam se alguns anos depois. Estamos nos dias atuais, 2017. Mostra toda a cidade do Rio de Janeiro e segue para a empresa de Beatriz.
CORTA PARA:
CENA 05/EMPRESA INÊS/DEPARTAMENTO(SALA) INT/DIA
No departamento Da Empresa de Inês, Lucas se surpreende ao ser avisado por Inês que vai investigar evidências concretas de antigas civilizações em Macchu Picchu.
LUCAS — (levanta-se da cadeira) Macchu Picchu?
INÊS — Sim Lucas, você vai para o Macchu Picchu investigar evidências concretas das antigas civilizações... (conclui) Certamente vamos achar os vestígios e ganharemos muito dinheiro. Além de ficarmos famosos.
LUCAS — Gostei da ideia, chefe. Mas desta vez quem vai comigo?
INÊS — Ninguém. Você vai investigar sozinho. E qual é o problema?
LUCAS — Problema nenhum, chefe. Você só me pegou de surpresa.
GUSTAVO — Cuidado para não fazer tudo errado, ouviu Lucas?
INÊS — Mas só há um problema: você deverá tomar cuidado com a tribo indígena.
LUCAS — Pode deixar Inês. Hoje mesmo, eu vou viajar para investigar essa região.
Inês comemora.
INÊS — Excelente. (ordena) Bom, a reunião está encerrada. Podem ir trabalhar.
Todos saem da sala de reuniões para seguirem ao seus trabalhos.
Inês, confiante em si, diz:
INÊS — Eu tenho certeza que essa inciativa minha vai dar certo.
CORTA RÁPIDO PARA:
CENA 06/MATA/TRIBO INDÍGENA/INTERIOR/DIA
Serena e Anhandí chegam à mata, onde contém vegetações, animais e árvores frutíferas, longe da tribo indígena.
ANHANDÍ — Ai essa mata me dá calafrios, tenho medo de ser picada por uma cobra. Estou aqui só por um pedido da minha mãe.
SERENA — Calma Anhandí fique tranquila. Não tenha medo da natureza.
ANHANDÍ — Serena você diz assim é que você já é a mãe da natureza, vem aqui nesta mata frequentemente.
SERENA — Não exagere Anhandí. Agora Apanhemos as frutas e depois conversamos.
ANHANDÍ — Você que manda Serena.
Serena e Anhandí apanham as frutas e colocam na cesta. Anhandí grita ao ver uma aranha.
ANHANDÍ — (grita, desesperada, bate os pés no chão, quase chora) Socorro! Socorro Serena. Uma aranha, ai tira ela dai, Serena por favor.
Serena olha para a amiga preocupada e diz:
SERENA — Calma Anhandí é só uma aranha.
ANHANDÍ — Mas ela é muito perigosa.
SERENA — Deixe que eu tire. (tira a aranha da árvore frutífera, completa:) Pronto agora podemos voltar ao nosso trabalho.
ANHANDÍ — Ah, obrigada Serena. Eu não sei o que faria sem você. Imagine se eu ficasse sozinha nessa mata, iria me perder completamente!
SERENA — Amiga é para essas coisas.
Serena e Anhandí colhem diversas frutas. A cena é cortada e Serena e Anhandí colhem as últimas cerejas.
SERENA — Pronto acabamos! Agora podemos ir.
ANHANDÍ — Não vejo a hora de sair daqui.
Serena e Anhandí saem da mata.
CORTA RÁPIDO PARA:
CENA 07/TRIBO INDÍGENA/CASA ENCARNAÇÃO/INTERIOR/DIA
Puja e Ophélio se beijam, apaixonadamente um pelo outro. Eles se declaram um para o outro.
PUJA — Ai meu amor eu te amo!
OPHÉLIO — Eu também te amo Puja.
PUJA — Hoje mesmo anunciaremos o noivado! Ah, estou tão animado.
Neste momento, Encarnação surge, brava.
ENCARNAÇÃO — E eu não gosto nada disso, podia casar com um homem melhor Puja! Meu desejo é sair desta tribo. Estou aqui por uma decisão do Quincão, o seu pai.
PUJA — Mãe, eu e Ophélio vamos nos casar sim. Respeite minha decisão e não intrometa.
ENCARNAÇÃO — Então fique com esse seu namoradinho, eu tenho coisas de extrema importância para cuidar.
Encarnação sai de cena.
Puja e Ophélio voltam a se beijar.
CORTA RÁPIDO PARA:
CENA 08/TRIBO INDÍGENA/FRENTE DA CASA ALFRE/INT/DIA
Atenção Edição: ligar pelo áudio com a cena anterior.
Encarnação sai de sua casa e encontra Cadore. O homem a vê e se aproxima dela.
CADORE — Encarnação, você está bonita como sempre. (beija a mão de Encarnação).
ENCARNAÇÃO — Digo o mesmo a você Cadore. E aí, animado para a festa de São João?
CADORE — Estou a irradiar de felicidade, ansioso para essa festa.
ENCARNAÇÃO — Você adora festas não é Cadore?
CADORE — Sim... Agora preciso ir, um beijo. (beija Encarnação no rosto).
Neste momento, Quincão chega e percebe a aproximação de Encarnação e Cadore: Cadore para.
QUINCÃO — Mas o que está acontecendo aqui, em seu Cadore? Eu exijo uma explicação concreta.
ENCARNAÇÃO — Acalme-se Quincão, só estou conversando com o Cadore.
QUINCÃO — Você não acha que tem muito trabalho a fazer?
ENCARNAÇÃO — Sim. Mas não vamos discutir. Voltemos ao nosso trabalho, que é colher flores para enfeitar a Catedral de São João.
Quincão e Encarnação colhem as últimas flores do jardim e Cadore vai embora.
CORTA RÁPIDO PARA:
CENA 09/RESTAURANTE DE MARIANA/INTERIOR/DIA
Mariana inaugura seu restaurante, com Apolo.
APOLO — Preparada para cortar a fita, meu amor?
MARIANA — Estou tão feliz Apolo, que minhas mãos estão querendo tremer. Ah, esse sempre foi o nosso sonho inaugurar um restaurante.
Com a tesoura na mão, Mariana se prepara para cortar a fita com a tesoura. A vizinhança torce pela jovem!
A família da moça comenta:
VIZINHANÇA — Mariana! Mariana!
ELISINHA — Ai como nossa filha está linda Moacir.
MOACIR — Sim Elisinha, graças a deus está muito feliz, realizando mais um sonho.
NATÁLIA — Estou muito feliz pela minha irmã.
Mariana se prepara para cortar a fita:
APOLO — Vamos lá Mariana, você consegue. Vamos. Confie em mim.
Mariana se prepara para cortar a fita, mas desmaia.
Todos se preocupam. Elisinha se aproxima da filha:
ELISINHA — Ai minha filha, fala comigo, fala comigo.
APOLO — Acho que é melhor leva-la para o hospital, dona Elisinha.
ELISINHA — Sim Apolo. Ligue para a ambulância imediatamente Natália.
Elisinha se preocupa com a filha.
MOACIR — Calma Elisinha, vai ficar tudo bem.
Enquanto isso, Natália liga para ambulância.
NATÁLIA — Alô ambulância... Minha irmã está aqui desmaiada na Rua dos Passos, 590... Tá bom... Venha imediatamente... Obrigada...
Natália desliga o celular e avisa a Elisinha:
NATÁLIA — A ambulância já está a caminho mãe.
ELISINHA — Ah, sim obrigada Natália.
Elisinha abraça a Natália.
NATÁLIA — Não fique triste não mãe, minha irmã vai se recuperar logo.
ELISINHA — Eu sei que sim filha, também creio.
CORTA PARA:
Mariana inaugura seu restaurante, com Apolo.
APOLO — Preparada para cortar a fita, meu amor?
MARIANA — Estou tão feliz Apolo, que minhas mãos estão querendo tremer. Ah, esse sempre foi o nosso sonho inaugurar um restaurante.
Com a tesoura na mão, Mariana se prepara para cortar a fita com a tesoura. A vizinhança torce pela jovem!
A família da moça comenta:
VIZINHANÇA — Mariana! Mariana!
ELISINHA — Ai como nossa filha está linda Moacir.
MOACIR — Sim Elisinha, graças a deus está muito feliz, realizando mais um sonho.
NATÁLIA — Estou muito feliz pela minha irmã.
Mariana se prepara para cortar a fita:
APOLO — Vamos lá Mariana, você consegue. Vamos. Confie em mim.
Mariana se prepara para cortar a fita, mas desmaia.
Todos se preocupam. Elisinha se aproxima da filha:
ELISINHA — Ai minha filha, fala comigo, fala comigo.
APOLO — Acho que é melhor leva-la para o hospital, dona Elisinha.
ELISINHA — Sim Apolo. Ligue para a ambulância imediatamente Natália.
Elisinha se preocupa com a filha.
MOACIR — Calma Elisinha, vai ficar tudo bem.
Enquanto isso, Natália liga para ambulância.
NATÁLIA — Alô ambulância... Minha irmã está aqui desmaiada na Rua dos Passos, 590... Tá bom... Venha imediatamente... Obrigada...
Natália desliga o celular e avisa a Elisinha:
NATÁLIA — A ambulância já está a caminho mãe.
ELISINHA — Ah, sim obrigada Natália.
Elisinha abraça a Natália.
NATÁLIA — Não fique triste não mãe, minha irmã vai se recuperar logo.
ELISINHA — Eu sei que sim filha, também creio.
CORTA PARA:
Confira a abertura de UMA ESTRELA CAIU DO CÉU
CENA 09/RIO DE JANEIRO/INTERIOR/DIA
Vista superior da cidade, destacando principalmente a indescritível figura do Cristo Redentor! Cenas da praia, figurantes brincam nas águas do mar... Ah. Um verão daqueles. Paisagem linda, céu vai se fechando até virar noite. O tempo passa rápido.
CORTA RÁPIDO PARA:
CENA 10/TREM/INTERIOR/NOITE
Lucas viaja no trem para Macchu Picchu na bancada 11-12. Durante a noite, ele lê um livro, e dorme. Não para quieto. Ansioso para o término da viagem, vai folheando as páginas do livro..
CORTA RÁPIDO PARA:
CENA 11/ESTAÇÃO DE TREM/MACCHU PICHU/INT/NOITE
Depois de 14h dentro do trem, ainda é noite, ele desce na estação.
CORTA RÁPIDO PARA:
CENA 12/TRIBO INDÍGENA/INTERIOR/NOITE
Festa de São João, da Catedral dos índios. Uma tribo evoluída, significativamente, em meios tecnológicos. Dançam forró, cada um especialmente com seu par, e naquela alegria só, tirando o pé do chão. Uma festança infinita, inacabável, de fato.
Foca em Serena e Rafael, os casais principais da dança.
RAFAEL — Rafael tá gostando da festa! A decoração está boa e a música, nossa! E você Serena?
SERENA — Também. Melhor que o ano passado, mais música, mais animação. Vejam como estão todos.
Serena aponta para outros casais da dança.
CORTA RÁPIDO PARA:
CENA 13/MACCHU PICCHU/CIDADE DOS INCAS/INT/NOITE
Após ter descido na estação de trem, Lucas vai direto para a cidade dos incas, nos antepassados e não quer saber se nem é dia ou noite! Ele chega e dá uma explorada no local.
CORTA RÁPIDO PARA:
CENA 14/TRIBO INDÍGENA/INT/NOITE
Continua a festa dos índios. Com muita música, eles dançam ao redor da fogueira feita especialmente para São João. Lucas, que ao explorar, a região fica surpreso ao ver a tribo concentrante naquele local.
Escondido atrás de uma árvore, Lucas observa a festa da tribo. Todos estão dançando se divertindo ao som de muita música. Ele constata:
LUCAS — Fascinante! Realmente, eu não sabia que haviam pessoas concentradas aqui. Vou dar uma olhada mais de perto, quem sabe faço novas amizades.
Lucas tenta chegar mais perto da tribo, mas tropeça numa pedra e acaba caindo.
Os índios gritam:
ÍNDIOS — Humano!!!!
E uma luta daquelas de sangrar!
Imediatamente, todos os índios apontam o arco e flecha para Lucas, declarando guerra. O homem, tenso, se apavora.
(Congelamento em Lucas)
CORTA PARA:
FINAL DO CAPÍTULO
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