Mundi Authors - Entrevista com Felipe Rocha, autor de Uma Estrela Caiu do Céu
Boa noite á todos! Está no ar o Mundi Authors, o novo web talk show da Web Mundi. A partir de hoje, você tem um encontro marcado comigo e com diversos autores, todos os domingos, às 20h, aqui na Web Mundi.
Para a grande estreia do Mundi Authors, convidamos Felipe Rocha para ser entrevistado, o autor do grande sucesso “Uma Estrela Caiu do Céu” e do especial de natal de mesmo nome.
Juan: Boa noite Felipe! Seja bem-vindo á estreia do programa!
Qual foi a sua reação ao saber que foi o primeiro convidado do Mundi Authors?
Felipe: Boa noite Juan. Tudo bem?
Eu me sinto muito feliz, na verdade eu não esperava rs, agradeço pelo convite.
É uma grande surpresa e é uma honra ser entrevistado.
Juan: Tudo ótimo e agradeço por aceitar o convite.
Para começar, quando e como surgiu o interesse em escrever web novelas?
Felipe: Eu sempre gostei de escrever histórias desde pequeno, mas as histórias eram só para mim mesmo. Conheci a Web Mundi no ano passado e vibrei com a oportunidade das pessoas verem meu trabalho. Sempre fui muito assíduo com novelas, originando o meu ideal de escrever.
Juan: Vamos falar um pouco sobre a sua primeira web novela na Web Mundi, “Uma Estrela Caiu do Céu”. Quando foi que você decidiu escrever essa história?
Felipe: Na verdade, eu decidi escrever essa história em 2015, Juan.
Inicialmente, queria que fosse direcionada ao horário das 21h. Já tinha escrito a sinopse e os onze capítulos iniciais no ano retrasado, com vários personagens que não apareceram. Quando recebi o convite do King, fiquei muito feliz, meu sonho era ver o meu trabalho publicado, já que nós escrevemos para eles lerem, não é mesmo? Foi aí que reli a web, cortei alguns personagens e consegui arrumar a história da melhor maneira possível.
Juan: Interessante. Quais foram as maiores dificuldades que enfrentou ao escrevê-la? E as facilidades?
Felipe: As dificuldades foram ao reduzir os núcleos da trama, tinha um excesso de personagens e eu pensava que aquilo não estava bem conforme o que planejei.
As facilidades encontradas por mim ao escrever, a mais especial, foi o núcleo principal. Eu adorei escrevê-lo e sinto saudades até hoje de sentar em frente do computador e viver as emoções desses personagens que cativaram meu coração.
Juan: Emocionante mesmo. Já aconteceu de algum personagem tomar rumos diferentes durante a história, terminando sua trajetória de uma forma diferente da prevista no começo? E como é a responsabilidade de definir o destino de várias personagens, embora sejam vidas ficcionais?
Felipe: Sim. Eu acredito que à medida que a gente vai escrevendo, com o passar do tempo, queremos acrescentar ou modificar alguma coisa. Isso ocorreu no núcleo principal, do personagem Lucas. Na sinopse, estava prevista para ele ter um caso com a patroa do trabalho, mas desisti dessa história para dar atenção á vilã Camila e seguir o rumo que havia planejado antes.
Embora sendo ficcionais, isso não deixa de ser uma responsabilidade grande.
Temos que dar atenção especial a isso e para mim, sem planejamento, não há resultado. Acho que isso é necessário para o autor não se perder na obra, como muitas vezes ocorre.
Juan: Na sua web, você abordou temas como tráfico de pessoas, além da valorização cultural indígena nos primeiros capítulos. Você estudou ou investigou um pouco sobre esses temas? Já presenciou algum desses acontecimentos na vida real?
Felipe: Retratar a valorização da cultura indígena e o tráfico de pessoas foram os grandes desafios na web. Nunca presenciei algum destes acontecimentos na minha vida.
Para esses dois temas, estudei um pouco e li alguns livros históricos, mas decidi abordar de uma maneira mais leve.
Eu também acredito que a cultura indígena, no passado, contribuiu muito para o nosso país. Os indígenas hoje não são como eram antes, eles evoluíram com o passar do tempo, passaram até a usar roupas. O preconceito contra os indígenas existe até hoje, infelizmente, e muitas tribos até são massacradas.
Isso é um assunto que precisa ser revisto e discutido no nosso país, eles também merecem o nosso respeito.
Juan: Belas palavras Felipe, eles merecem mesmo a nossa atenção e o nosso respeito. E como era a sua rotina quando escrevia a web?
Felipe: Quando eu escrevia a web, estava em período escolar e em algumas vezes, cheguei a escrever uns cinco minutos antes do horário em que o capítulo seria publicado exatamente.
Já o meu horário preferido para escrever é o noturno, sabe? É a hora que minha cabeça “funciona” melhor. Depois de escrever, publicava o capítulo e aguardava ansiosamente a reação do público sobre o meu esforço.
Juan: Entendi rs. “Uma Estrela Caiu do Céu” foi um fenômeno de audiência com incríveis 79 pontos, além de ter sido elogiada por muitos comentaristas. Você já imaginava que a web novela faria todo esse sucesso?
Felipe: Eu nunca imaginei que a web fosse cair tanto no gosto do público e ser um fenômeno de audiência. Acho que o sucesso foi o meu mérito, de tanto que me esforcei para dar o final correto para as personagens.
Juan: Como você se sente ao ver a sua obra concluída e ver que o público aprovou e amou a sua web?
Felipe: Eu me sinto realizado, muito feliz, já que foi a minha primeira web.
O tempo passou tão rápido e adorei colocar um ponto final na história desses personagens.
É tão gratificante e bom saber que o público amou e aceitou a web. Acho que um trabalho bem feito tem um bom resultado. Saber que meu trabalho foi concluído é uma grande prova incentivadora para escrever outras webs.
Juan: Isso mesmo. Qual objetivo você pretendia atingir com a sua web novela? Conseguiu atingi-lo? Que mensagem você tentou transmitir através da web e de alguns personagens?
Felipe: O objetivo inicial que eu queria atingir era que o público se emocionasse com a história de amor do casal Lucas e Serena, até então vítimas da inveja da vilã Camila. Acredito que consegui atingi-lo sim, percebi que as pessoas se emocionavam.
Eu também queria que as pessoas passassem a dar mais valor á nossa cultura indígena, uma cultura que formou o nosso país.
A mensagem que eu tentei transmitir além de que não devemos ter preconceito com os indígenas, é que o amor sempre supera tudo.
Juan: Que mensagem você quis transmitir através do especial de Natal?
Felipe: No especial de Natal eu quis transmitir uma mensagem especial e acredito que muitas pessoas não discutiram até hoje sobre esse assunto.
Hoje, o grande problema do mundo é a falta de solidariedade, de você ajudar alguém que esteja passando por uma situação bem complicada, inferior á sua.
Isso foi retratado de maneira leve no especial, com comunidades mendigas que vivem nas ruas em condições precárias. Muitas vezes, eles passam frio, não tem comida e alguns trabalham para conseguir um pouco de dinheiro que não dá para o sustento.
Aproveitei o espírito natalino para repassar essa mensagem e levar o público a uma leve reflexão. Eu também acredito que pequenas ações geram grandes retribuições. Sempre que posso ajudar, faço uma doação, sinto que aquilo volta para mim em maior quantidade e sou grato por isso.
Juan: Você tem novos projetos para a Web Mundi esse ano?
Felipe: Sim, e estou muito animado. Pretendo fazer biografias, novelas históricas, de época, etc.
Juan: Qual recado você dá para aqueles autores que não tem compromisso e nem responsabilidade com suas obras? Ou só se preocupam com a audiência, mas não com a qualidade da trama?
Felipe: Eu penso que a profissão de um autor é para aqueles que estão dispostos a assumirem um compromisso, aquela responsabilidade de escrever a novela até o final planejado.
O que importa é a qualidade da obra e não a audiência. Alguns autores se preocupam muito com a audiência e isso acaba prejudicando a qualidade da obra. Meu recado é que se esforce para fazer o melhor trabalho possível, se preocupe com a qualidade, com o envolvimento dos personagens e o desenvolvimento da trama, o reconhecimento e o sucesso vem com o tempo.
Juan: Mudando de assunto, vamos falar de algo um pouco polêmico, você
também ajudou a escrever os primeiros capítulos de “Querer ou Sonhar?”, de
outro autor que, menos de duas semanas depois, foi encurtada por vários
motivos. O que você sentiu ao saber que a web foi “cancelada”?
Felipe: Juan, então,
eu gosto muito de ajudar os outros, sabe? O meu motivo para ajudar o Luis foi a
razão da web dele estar muito confusa e mal produzida. Escrevi os dois
primeiros capítulos sim, mas eu estava muito atarefado e deixei para ele.
Também queria ver se depois da minha produtividade, ele teria aprendido com
aquilo, mas infelizmente “Querer ou Sonhar?” não andou com a autoria dele...
Quando a web foi cancelada, ele não havia se esforçado e
esse foi o motivo, não tive mais sentimentalismo.
Juan: Sua família e seus amigos sabem do seu projeto de webs? Eles te apoiaram?
Felipe: Sim, eles sabem.
A minha família me apoiou muito no decorrer da novela e acompanharam alguns capítulos. Eles me deram forças para continuar e por isso dedico esse trabalho a eles também.
Alguns dos meus amigos apoiaram sim, mas alguns rejeitaram, pensaram que era um projeto sem lógica e que eu não era capaz disso.
Juan: Que bom que você conseguiu dar a volta por cima rs. Qual é o balanço geral que você faz da novela?
Felipe: Foi uma experiência magnífica viver a vida desses personagens todos os dias e escrever uma história para eles, eles me cativaram. Espero ter atendido as expectativas do público, tudo andou planejado e sem nenhum momento forçado.
Juan: Bom, para terminarmos esse quadro, quero anunciar que "Uma Estrela Caiu do Céu" será reprisada a partir de amanhã, às 19h, aqui no blog. Qual foi sua reação ao saber que sua web novela seria reprisada Felipe?
Felipe: Senti-me muito realizado! Poder rever as cenas da minha web novela é ótimo!
Enfim, é muito bom ver que meu trabalho agradou e que será reprisado.
Enfim, é muito bom ver que meu trabalho agradou e que será reprisado.
Juan: Parabéns Felipe. Agora vamos ver uma pergunta enviada por Ivette, a autora da web novela Jade, aqui do blog!
Ivette: O que originou o título da novela? Inspirou-se em algo?
Felipe: Acredito que muitos se perguntam até hoje o motivo da escolha desse título.
"Uma Estrela Caiu do Céu" refere-se ao personagem Lucas, por ele ser uma entidade muito generosa com as pessoas, que acredita no otimismo, é solidário e acredita também que um dia tudo pode mudar. Ele é alguém que "caiu do céu" para transmitir bons sentimentos.
"Uma Estrela Caiu do Céu" refere-se ao personagem Lucas, por ele ser uma entidade muito generosa com as pessoas, que acredita no otimismo, é solidário e acredita também que um dia tudo pode mudar. Ele é alguém que "caiu do céu" para transmitir bons sentimentos.
Juan: Que interessante! Bom, esse foi o quadro “Papo Reto” com o autor Felipe Rocha e em instantes voltamos com o quadro “Ping Pong”. Roda a vinheta!
Juan: Estamos de volta com o quadro Ping Pong, onde o nosso querido Felipe irá responder perguntas sobre seus gostos e preferências pessoais em poucas palavras.
Juan: Da TV brasileira, qual é o seu autor e a sua novela favorita?
Felipe: Meu autor favorito é o Walcyr Carrasco e a novela é Alma Gêmea.
Amo muitas novelas dele, principalmente Êta Mundo Bom, mas prefiro Alma Gêmea mesmo.
Juan: Qual novela você já se arrependeu de ter visto?
Felipe: Uma novela que me arrependo de ter assistido é Velho Chico.
Juan: Por qual atriz e por qual ator você tem um carinho maior e especial?
Felipe: Juliana Paes e Mateus Solano.
Juan: Qual é a sua banda (ou cantor) e música preferida?
Felipe: Minha banda preferida é The Beatles. Amo a canção Imagine, deles também.
Juan: Qual qualidade não pode faltar em autores e também em atores?
Felipe: Para que o trabalho seja bem feito, não pode faltar comprometimento, persistência e esforço.
Juan: Para terminar, qual é o seu maior sonho?
Felipe: Meu maior sonho é me tornar em um grande escritor de novelas.
Juan: Bom, esse foi o quadro “Ping Pong” onde Felipe respondeu algumas perguntas sobre seus gostos pessoais.
Agora, vamos para o último quadro dessa edição, o "Teste de Conhecimento". Nesse quadro, Felipe irá responder 8 perguntas, em 15 segundos cada, a respeito do autor Walcyr Carrasco. Será que você conhece tudo sobre o seu autor favorito?
Agora, vamos para o último quadro dessa edição, o "Teste de Conhecimento". Nesse quadro, Felipe irá responder 8 perguntas, em 15 segundos cada, a respeito do autor Walcyr Carrasco. Será que você conhece tudo sobre o seu autor favorito?
Felipe: Acho que sim... Vamos lá!
Pergunta 01 - Em que ano Walcyr nasceu?
A - 1951
B - 1949
C - 1950
Felipe: 1951 | 8.6 segundos | Correto.
Pergunta 02 - Walcyr Carrasco estreou como autor na televisão com qual novela?
A - Fascinação
B - Cortina de Vidro
C - Xica da Silva
Felipe: Cortina de Vidro | 14.8 segundos | Correto.
Pergunta 03 - Fascinação é uma novela do Walcyr exibida em qual emissora?
A - Globo
B - SBT
C - TV Manchete
Felipe: SBT | 12.9 segundos | Correto.
Pergunta 04 - A novela Chocolate com Pimenta foi exibida em 2003, mas a história era ambientada em qual década?
A - 1930
B - 1940
C - 1920
Felipe: 1940 | 11.9 segundos | Incorreto (1920)
Pergunta 05 - Em qual novela Walcyr trabalhou como co-autor?
A - O Profeta
B - A Viagem
C - Esperança
Felipe: O Profeta | 4.8 segundos | Incorreto (Esperança)
Pergunta 06 - Qual foi a primeira novela do Walcyr na faixa das 19h da Globo?
A - Sete Pecados
B - Caras e Bocas
C - A Padroeira
Felipe: Sete Pecados | 27.0 segundos | Correto, porém passou do tempo.
Pergunta 07 - Walcyr Carrasco disse em uma entrevista que nas novelas dele não pode ter muito humor. Verdadeiro ou Falso?
Felipe: Falso | 9.5 segundos | Correto.
Pergunta 08 - Através de qual novela ele ganhou o primeiro Prêmio Emmy Internacional?
A - Caras e Bocas
B - Xica da Silva
C - Verdades Secretas
Felipe: Verdades Secretas | 15.0 segundos | Correto.
Juan: Felipe, você foi muito bem. Fã do Walcyr mesmo!
E o nosso programa infelizmente está chegando ao fim!
Das 8 perguntas, errou apenas 2 e em uma passou do tempo exigido. Caso errasse 4 perguntas ou mais, iria pagar algum mico heheh!
E o nosso programa infelizmente está chegando ao fim!
Felipe, obrigado por nos conceder essa entrevista. Foi uma honra entrevistar você que é uma das mais novas gratas surpresas da nossa web dramaturgia. Muito mais sucesso, e um grande abraço! Desculpa por qualquer coisa!
Felipe: Muito obrigado Juan, adorei ser entrevistado. Quero aproveitar para convidar o público para acompanhar a reprise de Uma Estrela Caiu do Céu, que começa nesta segunda (15), às 19h00.
Felipe: Muito obrigado Juan, adorei ser entrevistado. Quero aproveitar para convidar o público para acompanhar a reprise de Uma Estrela Caiu do Céu, que começa nesta segunda (15), às 19h00.
Juan: Isso, não percam!
Felipe Rocha Horta foi convidado para publicar a sua primeira web novela aqui na Web Mundi, deu tudo de si e fez muito sucesso. Você também pode publicar a sua web novela ou web série aqui e fazer muito sucesso, mas para isso você precisa apenas enviar um e-mail para "blogwebmundi@gmail.com" com a sua proposta. Boa sorte!
Termina aqui, a primeira edição do programa Mundi Authors!
Espero por vocês novamente no próximo domingo, às 20h, com um convidado muito especial! Boa noite e muito obrigado!
0 Comentários