Hora Show - Especial de Natal - 5ª Edição


Oi! Tudo bem? Esse é o Hora Show especialíssimo de NATAL!!!!!!! 
O natal é uma época maravilhosa! As pessoas estão felizes, tem panetone, e o nascimento de Jesus! Tem também o amigo secreto que você dá um presente super bacana para a pessoa que é o seu amigo secreto e corre o risco de ganhar meias, xícara ou um bisqui! Na verdade amigo secreto corre o risco de ficar uma coisa horrenda por que se você pensar direito dá para descobrir quem pode ter pegado você! Tipo:
Eu pego o papelzinho com o meu nome, aí eu espero aquela pessoa que pode te dar um par de meias pegar o papelzinho dela aí você diz que se pegou, e quem não pegou o papel é óbvio que vai te pegar! Que explicação ruim! Mas hoje vai ter dicas para você comer que nem uma marmota bem gordinha na Ceia! Tem o significado dos enfeites de Natal para você que achou dificuldades tentando desenrolar as luzinhas que vão na árvore de Natal! E muito mais! Agora Roda a Vinheta!


Agora vamos à dica para a ceia de Natal! No Web Cozinha!


Receita de Peru de Natal Recheado com Castanhas

Ingredientes:

• 500g de castanhas assadas no forno (faça um pequeno corte no comprimento de cada uma para assar)
• 1 peru de aproximadamente 3 kg
• 300g de lingüiça calabresa
• 300g de lombo de porco moído
• 150g de manteiga ou margarina
• 1 xícara de vinho branco seco
• noz moscada, pimenta do reino e sal à gosto
• óleo para regar


Tempero:

• 2 xícaras de vinho branco seco
• 8 dentes de alho amassados,
• 1/2 xícara de vinagre,
• 1 folha de louro
• sal e pimenta à vontade
Deixe de véspera o peru limpo no tempero. Ferva a lingüiça, tire a pele e pique em pedacinhos, junte o lombo moído, as castanhas (reserve algumas para decorar), 1 pitada de noz moscada, sal e pimenta. Misture com as mãos e recheie o peru. Costure as extremidades para que o recheio não vaze. Disponha sobre uma assadeira untada. Espalhe a manteiga sobre o peru, regue com um pouco de óleo e o vinho e salgue a gosto. Leve ao forno em temperatura média por aproximadamente 2 horas, virando sempre para que doure por igual todos os lados e regando com o molho que se formar na assadeira. Retire com cuidado e coloque sobre uma travessa. Decore à gosto usando também as castanhas reservadas.

E aí? Gostaram da receita? Agora vamos falar sobre aqueles enfeites de Natal, como a guirlanda, a árvore de Natal e o presépio!


As guirlandas são círculos de galhos secos, entrelaçados de folhagens, flores, pedrarias, usadas para decorar as portas das casas no período do natal.
Podem aparecer com diversos adornos, como fitas, frutas, ciprestes, bolas, ramos de pinheiro, todos os símbolos e enfeites que representam a festa do nascimento de Jesus.
A tradição de se usar as guirlandas surgiu em Roma, pois os romanos acreditam que presentear com um ramo de planta traz saúde, motivo pelo qual passaram a enrolar os mesmos em coroas, para desejar que todas as pessoas de uma mesma família tivessem saúde.
A época do solstício de inverno significava as várias etapas da história da salvação, a luz profética que iluminava as trevas até a chegada do Sol.
As guirlandas também são conhecidas como coroas do advento, usadas no tempo do advento, período de quatro semanas que antecede o natal. A cada domingo desse período, até a chegada do natal, deve-se acender uma vela, sendo que a cada uma é dado um diferente significado.
Alguns elementos tornam a coroa como um símbolo cheio de significados. Seu formato em círculo significa a perfeição, sem começo e sem fim, mas rico em harmonia. O universo tem a forma circular e nele encontramos o ciclo do tempo, do ano.
A luz das velas simboliza a luz de Deus que surge para encher a vida de bênçãos. A ideia de acender as velas surgiu em virtude do período de inverno na Europa, quando a luz do sol quase não aparece.
Existe um ritual para se acender as velas. No primeiro domingo, a vela roxa leva aos fiéis o tempo de vigília; no segundo domingo, outra vela da mesma cor, a preparação; no terceiro domingo deve-se usar uma vela rosa, simbolizando a espera, a alegria pela chegada do messias. A última vela deve ser branca, acesa na noite de natal, do nascimento de Jesus.
Já o verde, dos ramos que são enrolados na coroa, traz esperança, pois a chuva faz brotar aquilo que parece estar morto, anunciando vida nova.
Na Alemanha, por volta do século XIX, os colonos comemoravam a chegada do natal acendendo grandes fogueiras. Aos poucos o costume foi sendo difundido, sendo levado para dentro das casas, porém em miniatura, onde criaram a guirlanda.
A igreja católica adotou a coroa do advento no início do século XX, e no Brasil seu uso foi adotado com a chegada de missionários vindos da Alemanha e de brasileiros vindos da Europa.
Em nosso país, o costume de se acender as velas não está ligado aos significados. Para nossa cultura, o que importa é a luz que o fogo traz. Em face das influências dos índios e negros, em nosso país são utilizadas velas coloridas.


Em vários países do mundo, as pessoas montam árvores de Natal para enfeitar casas e outros ambientes. Junto com as decorações natalinas, as árvores garantem um clima especial nesta importante época do ano.
De acordo com pesquisadores das tradições cristãs, a montagem de árvore de Natal teve início no ano de 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero. Numa determinada  noite, enquanto andava pela floresta, Lutero ficou impressionado com os lindos pinheiros cobertos de neve. As estrelas do céu ajudaram a formar a imagem que Lutero reproduziu com galhos de árvore em sua residência. Além das estrelas, algodão e outros ornamentos, Lutero usou velas acesas para mostrar aos seus familiares a linda cena que havia visto na floresta.
Esta tradição chegou ao continente americano através de alguns alemães, que vieram residir na América durante o período colonial.  
No Brasil, país em que o cristianismo prevalece, as árvores de Natal estão presentes em diversos lugares na época natalina, pois, além de decorar, simbolizam paz, alegria e esperança. As árvores de Natal também simbolizam a vida, pois em dezembro no hemisfério norte, ocorre o inverno e as árvores perdem as folhas. Uma árvore frondosa e cheia de enfeites simboliza a vida.

O presépio é um importante símbolo do Natal e representa um estábulo, uma gruta, ou um tipo de estrebaria. Foi num presépio que nasceu o Menino Jesus e é o nascimento dele que se comemora no Natal. Segundo a crença cristã, o presépio foi o único lugar em que Maria, mãe de Jesus foi acolhida, juntamente com o seu marido José, para dar à luz. O presépio é uma representação singela do nascimento de Cristo e remete à humildade e grandiosidade do momento. 
No século XIII, São Francisco de Assis recriou o presépio onde nasceu Jesus Cristo, fazendo uma encenação do nascimento do Menino Jesus, com personagens representando Maria, José, os três Reis Magos, e com a presença de alguns animais. Desde então, tornou-se uma tradição recriar o presépio na época do Natal.
O presépio simboliza a união dos mundos, os animais, os seres humanos e o divino. O presépio, nas palavras de São Francisco de Assis, é um elogio à simplicidade e à humildade.

Figuras

Hoje em dia, os presépios são montados em miniaturas como decoração de Natal. Geralmente, no presépio estão representadas as seguintes figuras:
  • Menino Jesus - O filho de Deus, o Salvador.
  • Virgem Maria - A mãe de Jesus.
  • São José - Esposo de Maria e pai adotivo de Jesus.
  • Animais (vacas, burros, ovelhas) - os animais aqueceram o menino que tinha nascido num estábulo. 
  • Anjo - O anjo anunciou o nascimento de Jesus aos pastores que tomavam conta dos seus rebanhos.
  • Reis Magos - Os três reis magos foram guiados por uma estrela e levaram ouro, incenso e mirra ao Menino Jesus. 
E aí? Conhecia esses significados? Mas agora vamos falar sobre os especias da TV Manchete! Amanhã, 22:00 da noite você confere o "Prêmio Manchete 2015", nesta quarta, 22:00 tem o "Cine de Natal", com o filme "O conto de natal dos Muppets", e na quinta às 22:00 tem o "Cine de Natal" com o filme "Meu papai é Noel 2"! Mas hoje a gente fica por aqui! Feliz Natal! E que o menino Jesus nasça em seu coração trazendo a luz ao mundo! Boa noite!

Postar um comentário

0 Comentários