CINEMUNDI | Ep. 12: Resgate #CinemundiNoWM




 Resgate (2020)

 Por Patrick Lima Prade.

Joe Russo e Anthony Russo são muito conhecidos pela sua extensa filmografia em direção de filmes da Marvel, como Capitão América 2: O Soldado Invernal (2014), Capitão América: Guerra Civil (2016), Vingadores: Guerra Infinita (2018) e a maior bilheteria da história do cinema: Vingadores – Ultimato (2019). Porém em 2014, junto com Ande Parks, os irmãos Russo escreveram uma graphic novel chamada ‘Ciudad’ que chamou a atenção dos produtores da Netflix e finalmente virou filme: Resgate (Extraction, 2020), foi lançado em abril de 2020 no serviço de streaming, e chamou a atenção pelas ótimas cenas de ação e extrema violência. 

A fórmula ‘guerra de um homem só’ não é tão original, e se tornou popular na década de 1980, depois do lançamento de Rambo: Programado Para Matar (1982), que trouxe uma série de filmes similares e lançou vários atores de ação, como o próprio Sylvester Stallone no já citado Rambo, Arnold Schwarzenegger em Comando Para Matar (1985), Bruce Willis em Duro De Matar (1988) e Chuck Norris em Braddock: O Super Comando (1984) e Comando Delta (1986). Na década de 1990, outros de juntariam ao time e lançariam seus filmes onde sozinhos enfrentam exércitos, cartéis, máfias, como Jean-Claude Van Damme em Vencer Ou Morrer (1993) e Dolph Lundgren em Massacre No Bairro Japonês (1991). Desde então, volta e meia Hollywood nos presenteia com algum filme do gênero, sem muitas novidades e inovações.  Mesmo assim esse tipo de ação tem certa atração, gostamos de ver a luta desesperada de um homem pela sua vida e sua busca por justiça, vingança, ou seja, qual for o motivo mostrado nos filmes. O certo é que Resgate veio com um diferencial: é uma super produção feita não para o cinema, mas para assinantes da Netflix e tem um história um pouco mais atrativa e emocionante que seus similares. O herói, como em todos os filmes assim, parece desviar de balas, mas diferente de Rambo e Braddock, ele tem um lado fraco, mais humano, e usa a bebida para afogar as mágoas pela perda do filho, o que o faz levar sua missão para o lado pessoal: salvar a vida de um menino, mesmo que para isso tenha que destruir uma cidade inteira, o que praticamente acontece no longa, em cenas de ação de tirar o fôlego. Uma das cenas dura quase 12 minutos de tiros, bombas e lutas. Realmente magnífico de se ver.

Final do BBB vira vitrine para plataformas de streaming – Meio ...

O Filme

A história começa já com uma cena antecipada do final: Tyler (Chris Hemsworth, o Thor de Vingadores) está em um aponte sangrando muito e se deixa cair sem forças, lembrando do filho na praia. Então o filme volta dois dias antes, e vemos três garotos indianos fazendo coisas de adolescentes, bebendo, fumando, indo á festas. Em uma destas festas, um deles é assassinado e outro é sequestrado. Ovi (Rudhraksh Jaiswal), o menino de 14 anos é filho de um temido traficante de Mumbai, na Índia, que está na cadeia, mas mesmo assim comanda todo o crime organizado na cidade. Ao saber do sequestro, dá uma missão ao seu melhor homem, Saju (Randeep Hooda): resgatar o filho dele ou ele mataria o filho de Saju. Sabendo que Ovi foi sequestrado por Amir (Priyanshu Painyuli), o mais temido homem de Dhaka, capital de Bangladesh, país vizinho da Índia. A única solução é contratar um mercenário que aceita esses tipos de resgate em troca de dinheiro: Tyler. Na verdade Tyler aceita essas missões como uma forma de se sentir vivo e ao mesmo tempo procurar a morte, nas chamadas ‘missões suicidas’.

Tyler então é contratado e com a ajuda de sua equipe se desloca para a Dhaka, onde se encontra Ovi. Logo consegue contato com o grupo de sequestradores e negocia uma prova de vida antes de entregar o dinheiro. Assim que vê que o menino se encontra vivo, começa uma luta brutal para recuperar Ovi das mãos dos sequestradores, e então os dois fogem. É aí que a coisa se complica! O temido Amir não aceita a humilhação de ser enganado e ter perdido milhões pelo resgate de Ovi. Dono de tudo na cidade, inclusive da polícia, Amir ordena o fechamento da cidade e uma verdadeira caça á Tyler e Ovi começa: qualquer um que tiver a chance de pegar os dois será recompensado! Moradores, gangues, policiais e bandidos, todos se unem em uma única busca pelas ruas e becos na esperança de ganhar reconhecimento do poderoso Amir.

Chris Hemsworth in Extraction (2020)

Fuga Espetacular

Tyler e Ovi fogem como podem em direção á um rio onde um barco os espera, mas logo esse plano vai por água abaixo quando os outros membros da equipe de Tyler são assassinados. Sozinho e responsável pela vida de Ovi, Tyler se arma como pode e foge da maneira que consegue, roubando carros, correndo, andando por esgotos, florestas, qualquer coisa que lhe dê chance de se recuperar de ferimentos para enfrentar mais um batalhão de homens armados até os dentes e péssimos de mira. É nesses efeitos que o filme se destaca, sendo as explosões e acidentes bem realistas, e os tiroteios são tão intensos que com um bom som o telespectador sente-se na linha de fogo. Ninguém é poupado nessa fuga: bandidos, policiais, crianças e qualquer coisa viva que atravesse o caminho de Tyler e de seus caçadores são exterminados sem perguntas. A cidade só quer a cabeça de Tyler e o prêmio por Ovi. Dessa parte em diante o filme não para um minuto e a ação contínua fazem as duas horas de projeção passar voando. Nos únicos momentos de descanso de Tyler e Ovi, a amizade entre eles se estreita e uma afeição pelo garoto surge, tornando essa missão ainda mais pessoal do que lucrativa, já que Tyler seria pago pelo serviço. E nessas conversas entre os dois que temos a emoção do filme, inclusive uma citação do escritor brasileiro Paulo Coelho, do livro O Diário De Um Mago é dita por Ovi: ‘Você não se afoga caindo em um rio, mas ficando submerso nele’, frase essa que faz sentido no final do filme, que deixa em aberto para uma possível sequência.

Chris Hemsworth and Rudhraksh Jaiswal in Extraction (2020)

Informações

Resgate pode não ser o filme de ação mais original do mundo, mas não deixa nada á desejar para os fãs de tiroteios e explosões. O elenco indiano desconhecido no Brasil, mas muito popular em novelas e séries por lá, está ótimo, com destaque para o intérprete de Ovi, o menino raptado. Já Chris Hemsworth dispensa apresentações: o Thor da franquia Vingadores vem conquistando o público dos filmes de ação e já tem, além dos filmes de heróis, outros blockbusters no currículo, como Amanhecer Violento (2012), Hacker (2015) e 12 Heróis (2018). Seus próximos projetos são o quarto filme da franquia Thor para o fim de 2020 e a cinebiografia de Hulk Hogan, lutador de wrestling e ator, lançado apenas em 2021.

A direção de Resgate é do iniciante Sam Hargrave, que havia feito apenas alguns curtas em sua carreira e surpreendeu nesse seu ‘debut’ cinematográfico. Algo que a gigante Netflix vem fazendo com freqüência, revelando novos talentos e apostando em produções próprias. É bem possível que futuramente o serviço deixe de trabalhar com filmes de terceiros, apostando apenas em seu acervo particular que aumenta consideravelmente á cada ano, e cada vez com mais qualidade e investimento. Isso devia ser seguido por emissoras de TV, que apostam alto em novelas e deixam nosso cinema nacional á desejar, tendo um ou outro destaque anual. A Amazon Prime também investe em produções próprias, mas em sua maioria séries, e a rede TNT começou á pouco a produzir os Originais TNT, mostrando que o mercado de filmes ‘comprados’ das produtoras deve, com o tempo, ficar cada vez com menos espaço na TV aberta e serviços de assinatura por streaming. Sai ganhando os canais de TV á cabo, e o telespectador, que tem cada vez mais opções de entretenimento.

Randeep Hooda in Extraction (2020)

Direção: Sam Hargrave.

Elenco: Chris Hemsworth, Golshifteh Farahani, Rudhraksh Jaiswal, Randeep Hooda, Priyanshu Painyuli.

 Trailer: 

Legendado: https://www.youtube.com/watch?v=GMKKq_bYd0E

Dublado: https://www.youtube.com/watch?v=5qvw3wffkIM

Texto originalmente publicado no Jornal Do Povo no link: 

https://www.jornaldopovo.com.br/site/blogs/573/305451/Resgate_2020.html

Para mais dicas de filmes e informações, entre no grupo Cine Clube Patrick, no Facebook: https://www.facebook.com/groups/1622591741346882/


Postar um comentário

0 Comentários