Luz do Luar - Capítulo 14: Judas Consilium (Plano de Judas)





LUZ DO LUAR - CAPÍTULO 14:
JUDAS CONSILIUM (PLANO DE JUDAS)

Novela de Anthonny



Personagens deste capítulo:

Hannah - Isabelle Drummond
Morgana - Juliana Paiva
Emily - Juliane Trevisol
Daniel - Humberto Carrão
Inquisidor - Stênio Garcia
Judas - Reynaldo Gianecchini
Freira -  Bete Mendes


NO CAPÍTULO ANTERIOR...

Hannah e Daniel descobrem que o Inquisidor tem um filho. Morgana e Emily descobrem que Judas é pai de Morgana e Hannah.

Morgana - "Seria confuso para qualquer um... Ser filho do Santo Inquisidor e estar apaixonado por você... Íris, meu grande e poderoso amor, obrigado por iluminar minhas noites."

FIQUE AGORA COM O CAPÍTULO DE HOJE...

CENA 1. GAIA. CONVENTO. SALA DO INQUISIDOR. INTERIOR. NOITE


Morgana continua perplexa.

Emily - Sente, venha...

Emily ajuda a Morgana sentar.

Morgana - Meu pai...

Emily - Sim, não é bom? Seu pai está vivo!

Morgana - Eu não sei... Eu sempre quis saber sobre ele, mas eu nunca soube nada, e agora, de surpresa eu descubro que ele está vivo!

Emily segura a mão de Morgana.

Emily - Eu sei que foi uma revelação e tanto, mas precisamos sair daqui, antes que amanheça, eu deixarei a chave no quarto da madre, pode ir pro quarto, conversamos lá.

Morgana - Sim, você está certa.


CORTA PARA:

CENA 2. GAIA. CONVENTO. QUARTO DE EMILY E MORGANA. INTERIOR. NOITE

Emily entra no quarto. Morgana se olha no espelho.

Emily - No que está pensando?

Morgana - Em tudo?

Emily - Imagino quanto deve ser difícil ter uma notícia dessas assim... Mas você não deveria estar feliz?

Morgana - E estou... Só está difícil lidar com o fato de ter sido enganada minha vida inteira sobre meu pai...

Emily - Como soube que o Inquisidor era seu avô?

Morgana - A madre queria me queimar na fogueira quando cheguei aqui... Ele não deixou e falou que nunca queimaria a neta. Foi um baque, mas também foi a única vez que o vi defender alguém, sabe, não foi traumático.

Emily - Eu entendo, também ficaria surpresa ao saber do meu pai apenas com vinte anos!

Morgana - O pior é que tanto minha mãe, quanto o Inquisidor diziam que ele havia morrido! Por quê? Por que mentiram pra mim?

Emily - Eu não sei... Isso só eles podem explicar. Mas eu estou aqui pra confortar você, aconteça o que acontecer!

Morgana abraça Emily.

Morgana - É só o que eu preciso hoje...

Emily e Morgana deitam-se em uma das camas e Emily a faz carícias.


CORTA PARA:

CENA 3. TAKES DO AMANHECER. MANHÃ


CORTA PARA:

CENA 4. EXÍLIO DE JACÓ. QUARTO DE HANNAH E DANIEL. INTERIOR. MANHÃ

POV HANNAH

Ela acorda ouvindo algumas batidas, olha para Daniel e ela aparenta ter acabado de acordar pelo mesmo motivo, ela olha para a porta, imóvel, logo após olha para a janela e vê Judas pendurado do lado de fora.

VOLTA À CENA

Hannah levanta da cama rapidamente e se dirige à janela, ela a abre e se afasta. Judas entra.

Hannah - Como chegou até aqui? Pela janela?

Judas - Na verdade foi bem fácil, alguns anos de prática também ajudam.

Daniel - Você escala janelas?

Judas - O que mais eu faria aqui?

Hannah - O que veio fazer aqui?

Judas - Estão com o Inquisidor, não estão?

Hannah - Sim...

Judas - Eu quero que me ajudem!

Daniel - Com o quê?

Judas - Quero que me ajudem a fugir daqui!


FADE OUT.

FADE IN:




FADE IN:


CENA 5. GAIA. CONVENTO. QUARTO DE MORGANA E EMILY. INTERIOR. MANHÃ

Morgana e Emily acordam.

Emily - Como tá se sentindo?

Morgana - Ontem foi realmente muito turbulento... Mas nós não temos todas as anotações não é?

Emily - Não, por quê?

Morgana se levanta da cama.

Morgana - Isso quer dizer que temos ainda muito mais a descobrir.

Emily ri.

Emily - Fico feliz que tenha acordado empolgada!

Morgana pega as anotações que estão acima de uma espécie de criado mudo e dá algumas a Emily.

Morgana - Foi uma ótima noite.

Emily - Para mim também.

As duas se olham e sorriem.


CORTA PARA:

CENA 6. EXÍLIO DE JACÓ. QUARTO DE DANIEL E HANNAH. INTERIOR. NOITE

Judas - Vão me ajudar?

Hannah - É bastante complicado, estamos quase perdendo o cargo...

Daniel - Mas por que você está aqui? Por que seu próprio pai te prendeu aqui?

Judas - Eu não posso explicar... Mas vocês precisam me ajudar, em vinte anos, são a única oportunidade que surge!

Hannah - Por que nunca fugiu?

Judas - Eu não sei voltar...

Daniel - Não sabe voltar?

Judas - Sim... Quando vim, quando eu vim estava desacordado, nunca saberei retornar!

Hannah - Imagino como deva ser ficar preso anos nesse lugar...

Judas - Não, não imagina, isso é bem pior do que parece, vocês não imaginam o que as freiras fazer com quem não se comporta aqui.

Daniel - Se é um lugar tão ruim, por que continua funcionando? Por que ninguém nunca fechou esse lugar?

Judas ri.

Judas - Esse lugar é financiado pela Igreja, quem duvidaria dela?

Hannah - Como podem ser tão burros?

Judas - Isso me lembra alguém, mas isso não vem ao caso, vocês já sabem como esse lugar é infernal, por que não me ajudar a sair dele?

CORTA PARA:

CENA 7. EXÍLIO DE JACÓ. SALA DAS FREIRAS. INTERIOR. MANHÃ

O Inquisidor estão sentados.

Inquisidor - É uma ótima forma de trazer recursos pro convento, além de custear alguns gastos a mais.

Freira - E quais são os novos objetos que vão ser leiloados?

Inquisidor - Uma unha santa, a última taça em que algum santo bebeu, você sabe como funciona!

Freira - É tão fácil os enganar!

A freira e o inquisidor riem.

Inquisidor - É claro, isso é nosso segredo, ninguém compraria se duvidasse da autenticidade desses objetos!

Freira - Mas são autênticos... Na cabeça deles!

Eles riem novamente.

Inquisidor - Partirei ao entardecer, com vários desses objetos num baú, se nosso senhor quiser, e ele irá querer, todos eles serão vendidos!

Freira - Apenas não esqueça de me agraciar com os frutos desses objetos!

Ele ri.

Inquisidor - A Bíblia apenas proíbe um fruto, e ele não é o ouro ou a prata!

CORTA PARA:

CENA 8. EXÍLIO DE JACÓ. QUARTO DE DANIEL E HANNAH. INTERIOR. MANHÃ

Hannah - Não podemos o deixar! Esse lugar é horrível!

Daniel - É claro que eu não discordo, só preciso saber como vamos ajudá-lo.

Judas sorri.

Judas - Eu explicarei tudo!

Judas explica todo o plano a Hannah e Daniel.

CORTA PARA:

CENA 9. TAKES DE MORGANA E EMILY LENDO AS ANOTAÇÕES (NO CONVENTO), DURANTE A MISSA, DURANTE O TERÇO, DURANTE O ALMOÇO E PELOS CORREDORES. MANHÃ/TARDE

CORTA PARA:

CENA 10. GAIA. CONVENTO. JARDIM. EXTERIOR. TARDE

Emily e Morgana continuam lendo as anotações.

Emily - Eu acho que achei mais algo importante...

Morgana - O que?

Emily - "Aqui estou eu em Jacó, onde estou sempre só, longe de tudo e todos, mas você é sempre onipresente, ao menos em minha mente"

Morgana - Como assim "em Jacó"?

Emily - Você nunca ouviu falar? Jacó, é um lugar onde várias pessoas são mandadas, é um exílio, eu até pensei em ir quando quase fui expulsa.

Morgana - Que bom que não foi... Agora eu sei onde meu pai está!

Morgana sorri.

Emily - Eu tenho certeza que vão se encontrar em breve!

Morgana - Eu estou tão feliz... É como se mal conseguisse respirar!

Emily - Então acalme-se! Não deve ser bom...

Morgana - Não... Eu gosto de me sentir assim! 

Morgana se aproxima de Emily. Os lábios extremamente próximos.

Emily - Não podemos...

Morgana - Não podemos, ou não devemos?

Emily e Morgana se beijam.

CORTA PARA:

CENA 11. CARRUAGEM DO INQUISIDOR. INTERIOR. TARDE

O guardas colocam um baú dentro da carruagem e saem. Hannah e Daniel entram  e fecham a carruagem. Eles abrem o baú e Judas senta-se. 

Hannah - Está conseguindo respirar?

Judas - Agora está tudo certo, entrarei no baú e seguiremos até o convento...

Hannah - Será que dará certo?

Judas - Sim! Apenas não deixem ele abrir o baú em nenhuma hipótese, seria o fim, para todos nós!

Eles escutam batidas na porta da carruagem.

Inquisidor (gritando) - Abram a carruagem, o que estão fazendo aí dentro?

Os três entram em aflição.


FADE OUT.

FADE IN:



Postar um comentário

0 Comentários