Romeu e Julieta do Sertão - Capitulo 23



Jacinto de Andrade ficou sabendo, do acontecido, que sue filho Henrique  ganhou a corrida de cavalos,  humilhou Joaquim na frente de todos do vilarejo, Jacinto cumprimentou o filho pela vitória na hora do jantar, dizendo que ele fez muito bem. 
-Você mostrou para aquele sujeitinho, que é melhor que ele, fez valer o nome da família  Andrade. - O pai falou com gosto, mas Henrique se encolheu com o comentário do pai, tudo o que ele não quer é ser como o pai, e o pior de tudo é que Isabel ainda não falava com ele, havia se passado uma semana, a moça ficava trancada no quarto, se recusava a comer a mesa com a família. Em um final de tarde Henrique viu Isabel se balançando, em um balanço preso em uma frondosa arvore ao lado da casa grande, quando eram crianças Isabel pedia para ele empurra-la com toda força, ela dizia que podia voar, ele ainda recordava o som melódico da risada de Isabel. Vendo a irmã pálida e tristonha partiu o coração do rapaz, ele queria se redimir com a irmã, mas ela se relutava em perdoa-lo, Henrique se aproximou e empurrou as costas da moça, ela levou um sustou, quase caiu do balançou, os lábios da moça se curvaram em um sorriso, mas logo se desfez quando olhou para traz e viu o irmão mais velho.  - Não quero sua companhia Henrique por favor me deixa em paz. - A moça falou. -Isabel, estou arrependido pelo o que fiz com Joaquim, eu não queria que nada de mal acontecesse com ele ou o cavalo, agi como o nosso pai e me envergonho por isso, não quero ser como ele. - Disse Henrique. 
-Então não seja, não trilhe o mesmo caminho que nosso pai. - Ela falou então se balançou sozinha. 
-Isabel, o que posso fazer para você me perdoar ? Não gosto de ve-la triste como esta, por favor me diga o que devo fazer. - Suplicou Henrique, ela parou de se balançar e olhou para o irmão. 
-Não pode me ajudar, ninguém pode. - Isabel falou com o olhar triste e perdido.  
-Você esta falando de Joaquim não é, não sei como foi se apaixonar por ele. - Falou o irmão com certa zombaria, Isabel olhou irritada para ele com o comentário, Henrique suspirou. - Esta bem não vou falar dele, mas posso ajuda-la.   - Como ? - Perguntou a moça com descrença.  
-Vou arranjar um encontro ? - Isabel olhou para ele desconfiada. 
-Bel pode confiar em mim, se você ficará feliz em vê-lo, é isso que vou fazer para me redimir. - Explicou o rapaz.  -Certo, mas te que me prometer, ninguém saberá de nada, deve prometer que nunca fará mal a Joaquim outra vez. - Com um sorriso de bom moço Henrique disse: 
-Prometo.- Isabel avaliou os olhos do irmão para ter certeza que ele não estava mentido, ela sorriu de felicidade, se levantou do balanço e deu um beijo, no rosto dele, então se sentou no balanço novamente e disse: 
-Você poderia me empurrar da mesma forma que fazia quando éramos crianças - Pediu a moça, com animo, Henrique sorriu e fez como a irmã pediu. 
De longe Justino o capanga da fazenda observava tudo, pensando em como usaria essa vantagem para ter Isabel, ele nunca gostou do engomadinho do Henrique agora seria a chance perfeita para se livrar dele. 

Postar um comentário

0 Comentários