AMAZÔNIA
A
LENDA
CAPÍTULO 03
PERSONAGENS DESTE CAPÍTULO:
JACIRA……………………………………………………………………………………………………DIRA PAES
MÃE D'ÁGUA………………………………………………………………………………LAURA CARDOSO
TINA………………………………………………………………………………………MARIA CASADEVALL
VICTOR……………………………………………………………………………………….RODRIGO SIMAS
MILÚ…………………………………………………………………………………………ANA LÚCIA TORRE
LADY GAGA………………………………………………………………………………………BELLA PIERO
BEYONCÉ/VALDO……………………………………………………MATHEUS NACHTERGAELE
NO CAPÍTULO ANTERIOR.
Jacira leva Victor até Alântinópolis. Chegando lá ele descobre toda a verdade, mas custa a acreditar. A Mãe D'água então lhe mostra tudo o que ocorreu.
Victor se recusa a assumir o seu lugar como guardião. A Mãe D'água entra em uma acordo com ele. Nesse acordo, ele deverá ficar na cidade por 9 meses. Ele irá durante esse tempo conhecer sua história e sua origem, e no final será livre para tomar sua decisão.
Jacira se anima com a possibilidade de não perder Victor, e chama Tina para ajudá-la.
Ao ligar para Tina, Jacira reencontra seu primo, Valdo, agora Beyoncé. Eles discutem.
Tina chega a cidade.
CENA 01. POUSADA. INTERIOR. QUARTO DE JACIRA. DIA.
JACIRA - Bom Tina, eu te chamei aqui por que só você pode me ajudar. Por favor, sente-se! O que eu vou contar é confuso, eu sei… mas preciso que você confie em mim e ouça tudo com atenção.
TINA - A senhora está me assustando, dona Jacira.
JACIRA - Não se preocupe. No fim das contas, você vai acabar se acostumando. A gente se acostuma com tudo.
TINA - Agora eu fiquei ainda mais confusa.
JACIRA - Eu vou lhe contar tudo logo de uma vez.
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Jacira conta a tina sobre Victor ser filho de boto. Ela conta toda a sua história, e também fala sobre a profecia. E que a Mãe D'água deu a Victor uma chance. A chance de se ele quiser se recusar a ser boto. Ela diz que ele poderá se livrar da profecia e continuar vivo se quiser.
VOLTA À CENA.
VOLTA À CENA.
TINA - Tá, onde estão as câmeras? Onde é que tá? Porque não... não é possível que você queira que eu acredite nessa palhaçada. A senhora não vê que isso não faz o menor sentido? Eu juro que não entendo... pra que você está fazendo isso?
JACIRA - Eu sei que parece loucura, eu mais do que ninguém sei que parece loucura. O Vitor foi saber disso ontem, eu nunca tinha contado nada a ele sobre meu passado e sobre a origem dele. Eu escondi isso por anos e anos, com medo, com medo do que ele fosse pensar de mim. Tinha medo de que ele fosse pensar que eu era louca, e por isso eu não contei nada. O que você está sabendo hoje, foi o que ele descobriu ontem. Sei que é muita loucura, muita coisa para sua cabeça. Mas eu preciso da sua ajuda. De verdade. Ele se recusou a entrar naquele rio e assumir o lugar de origem por você. Victor disse que tinha uma noiva aqui fora, e que não abriria mãe dela.
TINA - Não. Nós não somos noivos.
JACIRA - Mas ele te ama, eu sei disso. E também sei que você é uma das únicas que podem impedir ele de aceitar entrar naquele rio. Sei que você é o motivo pelo qual ele quer continuar aqui na terra como humano, e preciso da sua ajuda. No acordo, a Mãe ofereceu para que ele conhecesse o segredo das águas durante seis meses, após isso ele poderia escolher, se ficaria lá, ou então se ficaria humano para sempre. Victor disse que quer ser humano. Mas eu tenho medo de que ele possa gostar da vida aquática, tenho medo de que ele se apaixone pela origem que ele vai descobrir. Por isso eu estou pedindo sua ajuda. Sei que se você estiver aqui, você vai poder fazê-lo se apaixonar mais e mais por você. Eu sei que você vai fazer com que ele fique aqui. Me ajude a não perder meu filho para sempre. Me ajude a ajudar o homem que você ama.
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Victor entra
VOLTA À CENA.
VOLTA À CENA.
VICTOR - Eu não pude deixar de ouvir a conversa. Que bom que você voltou Tina. E mãe, a senhora não precisa ter medo que eu aceite viver naquele rio, a senhora sabe que eu nunca faria isso. A senhora chega até a me ofender pensando nisso, e supondo que eu faria isso. Mas agradeço por ter trazido a Tina até aqui. (Olha na direção de Tina), Tina, tudo que você ouviu é verdade. Eu sei que parece loucura, sei que parece coisa de outro mundo, mas tudo que ela te contou é verdade. Ontem eu vi isso com os meus próprios olhos.
TINA - Já que você está falando, eu acredito.
VICTOR - Vamos para o meu quarto. A gente precisa conversar.
TINA - Eu preciso pegar minhas malas lá embaixo.
VICTOR - Deixa isso para depois. Vamos, o rapaz pega.
CORTA PARA:
CENA 02. QUARTO DE VICTOR. INTERIOR. DIA.
TINA - Então quer dizer que eu sou o único motivo para você continuar vivo?
VICTOR - Para minha mãe, você é.
TINA - Só para ela? Quer dizer que você não compartilha dessa mesma opinião?
VICTOR - Sabe, eu até posso compartilhar...
TINA - Então você assume que precisa de mim?
VICTOR - Quer saber? Eu assumo. De verdade Tina, eu preciso de você mais do que nunca.
TINA - Sabe o que eu achei estranho? É que a sua mãe disse que você falou lá para mulher do Rio, que nós erramos noivos. Mas se você vive recusando meus pedidos de casamento, porque você falou isso?
VICTOR - É que você fala tanto isso na minha cabeça que, praticamente já está virando uma verdade.
TINA - Para mim, isso é o seu subconsciente falando o que você realmente quer...
VICTOR - Ah é? Sabe que o meu subconsciente quer dizer agora?
TINA - O seu subconsciente não é nada perto dessa tua cara de safado…
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Eles se amam.
CORTA PARA:
CENA 03. CASA DA LUZ VERMELHA. INTERIOR. SALÃO. DIA.
Beyoncé ensaia suas meninas.
VOLTA À CENA.
BEYONCÉ - Amores. Desce, sobe, empina e rebola. Agora façam isso umas 50 vezes e já irão estar prontas para recuperar a dignidade de minha casa de entretenimento adulto.
LADY GAGA - E desde quando isso aqui teve alguma dignidade?
BEYONCÉ - E desde quando você teve dignidade na tua vida? Pois então... Se você não tem moral, não venha falar de minha casa de entretenimento.
LADY GAGA - Calma madame, não precisa ficar nervosa.
BEYONCÉ - Eu não estou nervosa, criatura!
INSERT.
Beyoncé lembra de Jacira
VOLTA À CENA.
BEYONCÉ - Aquela maldita. Aposto que voltou para atrapalhar minha vida. Mas se ela pensa que vai destruir a minha vida do mesmo jeito que ela fez a 30 anos, ela tá muito enganada. Eu acho bom você ficar bem longe de mim, ou do contrário eu vou ter que contar para cidade toda o que aconteceu aqui 30 anos atrás. Mas ela ainda me paga, de um jeito ou de outro ela vai me pagar pela vergonha que ela me fez passar.
LADY GAGA - Tá falando de quem?
BEYONCÉ - Não é da sua conta. Agora olhe as coisas aí. Vou dar uma volta.
CORTA PARA:
CENA 04. BEIRA DO RIO. EXTERIOR. DIA.
Victor caminha até o Rio
VOLTA À CENA.
VICTOR - Meu Deus. O que eu vim fazer aqui? Eu não posso me apegar esse lugar em um momento algum. Eu jurei para todos os santos que eu nunca voltaria aqui, e agora eu tô aqui. É como se fosse mágica.
INSERT.
A Mãe D'Água aparece.
VOLTA À CENA.
MÃE D'ÁGUA - Você voltou, eu sabia que você voltaria. E você voltou por que você quer aprender, não é?
VICTOR - É que com essa história toda, eu estou muito mexido. Sabe, se alguém te contar uma história dessas, você não ficaria curioso? Você iria querer saber detalhe por detalhe. Acho que é por isso que eu vim até aqui. Por mais que eu negue, algo no fundo do coração me instiga a querer saber minha história.
MÃE D'ÁGUA - Não tenha medo, eu não vou fazer nenhum mal a você. Responderei todas as dúvidas. Pode se abrir para mim, até porque eu não sou uma pessoa como todas as outras. Aliás, nem mesmo uma pessoa eu sou.
VICTOR - Você disse que meu pai era o Boto, não disse? E que ele guardava esse rio. Porque, porque os botos guardam esse rio?
MÃE D'ÁGUA - Seu pai era uma criatura mágica. Desde criação do mundo foram criado os guardiões. Para que pudessem proteger cada elemento criado. Eu e seu pai somos designados a tarefa de cuidar deste rio, este que é o maior rio do mundo. É uma tarefa bastante complicada e também muito gratificante. Nossa missão é não permitir que nada destrua a força das águas. Que nada destrua esse rio e sua história. Protegemos esse rio tanto no campo espiritual, quanto no material. Essa é a nossa missão, dada pelo criador. Mas o seu pai era uma criatura curiosa, gostava de ver os humanos, de conhecer os humanos. Ele queria sentir o que os humanos sentiam. E era também um um paquerador, eu bem sei. E então, todas as noites ele tomava forma humana. Seu pai fez isso tantas vezes, durante tantos anos, que popularizou-se uma lenda na cidade. E você sabe que esta lenda segue-se até hoje.
VICTOR - Eu preciso ir agora.
MÃE D'ÁGUA - Mas já? Mal pude começar a contar a história. Então tá, até breve. Eu sei que você irá voltar, vejo em seus olhos.
CORTA PARA:
CENA 05. CASA DA LUZ VERMELHA. INTERIOR. DIA
Beyoncé reúne todas as quengas para um comunicado.
VOLTA À CENA.
BEYONCÉ - Prestem atenção meninas! Eu quero que você vão até o meio da praça da cidade, e espalhem para todos os moradores o que eu vou dizer á vocês.
LADY GAGA - E eu posso saber o que é?
BEYONCÉ - Eu já não disse que vou contar a todas? Então, fica quieta e escuta sua burra.
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Lady Gaga se cala.
VOLTA À CENA.
BEYONCÉ - Sabem essa turista que está na cidade, e que veio usar o meu telefone ontem? Ela é a tal Jacira. Aquela que a cidade toda diz que se deitou com o Boto em 89. Eu sei disso porque ela é minha prima, e nós dois temos um desafeto. Mas a parte dela ser minha parente vocês podem pular. Meninas, espalhem essa fofoca como nunca. Essa será a minha vingança!
CORTA PARA:
CENA 06. PRAÇA DA CIDADE. EXTERIOR. DIA.
As Quengas espalham pela cidade a história de Jacira.
CORTA PARA:
CENA 07. POUSADA DE MILÚ. INTERIOR. SAGUÃO. NOITE.
Jacira passa pelo saguão.
VOLTA À CENA.
MILÚ - Dona Jacira. É verdade o que estão dizendo na cidade?
JACIRA - O que estão dizendo?
MILÚ - Estão dizendo que você é aquela Jacira. A que se deitou com boto há 30 anos.
JACIRA - E quem é que disse isso?
MILÚ - Quem disse isso foi as quengas da casa da luz vermelha. Dizem que quem mandou ela dizer foi a Beyoncé. Mas então, você ainda não me respondeu garota. Você é a desfrutável ou não?
JACIRA - Em primeiro lugar eu não sou desfrutável. E eu sou sim aquela Jacira. O que a senhora vai fazer?
MILÚ - Vou fazer o que deve ser feito com toda quenga pecadora dos infernos. Vou botar você e todos os seus pecadores que você acolheu para fora de minha casa. Como você pode sujar a honra de minha casa com sua presença?
JACIRA - Honra dona Milú? Deixe de se fazer de sonsa. Desde que eu morava aqui eu bem lembro de seus comportamentos. A senhora de faz de santa, posa de boa moça. Mas há 30 anos atrás, era pior do que quenga. Sei de sua fama no Maranhão...
MILÚ - Cala essa sua boca. Vá embora maldita!
JACIRA - A senhora dobre a sua língua para falar de mim dona Milú.
MILÚ - Eu não dobro minha língua diante de quenga.
JACIRA - Mas aposto que quando era da vida, a senhora dobrava a língua e outras coisas. Pois muito que bem... Eu e os meus vamos sair daqui. Mas a senhora saiba que isso que a senhora fez lhe vai custar muito caro. A senhora se acha dona de uma moral que nem tem. A senhora estufa esse peito para mostrar te respeito, mas no fundo não tem nem um pingo de dignidade, é fria e seca. Olha, eu poderia passar a noite lhe ditando impropérios, mas discutir com a senhora não vale a pena.
INSERT.
Jacira pega todas as malas e sai junto com os seus
CORTA PARA:
CENA 08. CASA DA LUZ VERMELHA. INTERIOR. SAGUÃO. NOITE.
JACIRA - Então quer dizer que foi você, não foi? Por sua causa estamos na rua. Fomos despejados.
BEYONCÉ - E eu com isso? Eu fiz mesmo, e não me arrependo. É bom que você aprenda a como é se sentir rejeitado.
JACIRA - E você acha que eu não sei como é me sentir rejeitada? Você está querendo dizer isso justamente para mim? Agora você vai sentar, porque você vai ouvir. Ah se vai…
BEYONCÉ - Você não tem o direito de me obrigar a nada.
JACIRA - Cala a boca. Cala sua boquinha, porque você já aprontou demais por hoje. Você vai sentar nessa cadeira, vai abrir o canal auditivo e vai escutar tudo o que eu tenho para falar com você.
FIM DO CAPÍTULO.
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