Reveja Web Mundi: Águas de Março - Capítulo 1



(CENA 01 - Beco/Exterior/Dia)
(Aparece um letreiro: 2005)
Imagens da favela San Martín.
Karina: Rodolfo, eu não aguento mais viver sem o Marcos, e sei que você também não aguenta mais ver ele com a Janaína. Eu bolei um plano, mas eu preciso que você me ajude.
Rodolfo: Se for para derrubar aqueles dois, eu topo qualquer coisa.
Karina: Você vai dar um beijo na Janaína. Eu vou fotografar essa cena linda, e deixar o Marcos morrendo de ciúmes quando eu mostrar a ele.
Rodolfo: Boa ideia. Estou louco pra sentir o gostinho daquela boquinha linda.
Karina ri: E eu vou adorar destruir a felicidade daquela songa monga, além de, é claro, ficar com meu príncipe.

(CENA 02 - Casa de Augusto/Interior/Dia)
Imagens do bairro Etiqueta.
Cecília: Mãe, estou de saída, vou encontrar com o Pedro. Beijos.
Tereza: Espere um pouquinho, mocinha. Aonde você pensa que vai?
Cecília: De novo essa discussão, Mãe? Eu já estou cansada de ficar brigando contigo, já disse que amo o Pedro e nós vamos ficar juntos você querendo ou não.
Tereza: Isso é o que você pensa...filha minha não vai casar com um desconhecido qualquer.
Cecília: Mas ele não é um qualquer, Mãe! O Pedro é o homem da minha vida!
Tereza: Claro, né? Qualquer poste vira o homem da sua vida com apenas 2 meses de relacionamento. Acorda, Cecília, o Pedro é um desconhecido.
Cecília: Só se for pra você, porque nós já sabemos muito um sobre o outro, inclusive bem mais do que você e eu sabemos uma sobre a outra. Agora me dá licença que eu vou encontrar com ele.
(Cecília recebe uma mensagem. Lê, e faz cara de desapontamento)
Tereza: O que foi que aconteceu?
Cecília: O Pedro...ele foi chamado pelo Papai pra ficar mais um tempo na empresa...
Tereza: Ah, que peninha. Será que ele tá mesmo com seu pai ou com alguma menininha qualquer por aí?
Cecília: Deixa de ser tosca, Mãe! Você acha mesmo que diria que está com o Papai? Acorda né?
Tereza: Tosca? Você tá ficando louca? Eu sou sua Mãe, garota.
Cecília: Não enche, tá? Ih...olha só, ele disse que quando acabar, vai me avisar pra gente se encontrar. Além de trabalhador, esse meu namorado é amarrado aos compromissos dele, né?
Tereza: Depois não fala que eu não te avisei.
(Cecília sobe a escada)

(CENA 03 - Casa de Janaína/Exterior/Dia)
Marcos e Janaína estão na saída, se beijando.
Marcos: Eu te amo muito.
Janaína: Mas eu te amo mais ainda. 
(Karina e Rodolfo espiam a cena no banheiro)
Marcos: Mas eu vou ter que ir embora. 
Janaína: Só com um beijinho a mais.
(Se beijam)
Marcos: Tchau, meu amor.
Janaína: Volta logo.
Janaína fecha a porta, e vai para a cozinha. Rodolfo chega perto dela.
Janaína: Rodolfo? Como você entrou aqui?
Rodolfo: A porta dos fundos tava aberta e eu...
Janaína: Está bem, mas da próxima vez avisa, ok?
Rodolfo: Ok.
Janaína: E então...o que você quer aqui?
Rodolfo: Eu tenho uma coisa muito importante pra te dizer.
Janaína: Então fala.
Rodolfo: Na verdade, é melhor eu fazer.
(Rodolfo beija Janaína, e Karina tira a foto) 
Janaína bate na cara de Rodolfo.
Janaína: Cê tá louco?
Rodolfo: Calma Janaína, eu tenho que te dizer que...
Janaína: FORA DAQUI! AGORA!
Rodolfo: Me desculpa...
(Rodolfo vai embora)
Janaína: Eu, hein? Que menino louco...
Corta para:
(Casa de Janaína/Exterior/Dia)
Rodolfo: Você tirou a foto, não tirou?
Karina: Sim, já tá tudo aqui...
Rodolfo: E o que a gente vai fazer agora?
Karina: Agora deixa tudo comigo. Eu vou separar esses dois ainda hoje.

(Cena 04 – Ômega/Sala de Augusto/Interior/Dia)
Augusto: Pedro, eu tenho um assunto importante pra tratar com você.
Pedro: Pode falar, Seu Augusto.
Augusto: Você sabe que eu sou dono da Ômega, e que agora eu também sou prefeito da cidade. É...existe uma favela muito grande, chamada San Martín, é a maior do Rio, e demanda um grande abastecimento de água. E você deve saber que todo político quer um pedaço da bufunfa da cidade que mandam, né?
Pedro com sorriso sugestivo: Acho que estou entendendo seu objetivo.
Augusto: Que bom. O que eu vou lhe falar agora é exatamente sobre isso. Se fizéssemos uma sabotagem no fluxo de água dessa favela, ficaríamos recebendo uma boa quantia de puro lucro com base nos impostos. Não precisaríamos de mão de obra nenhuma lá, e usaríamos esse extra tanto para o aperfeiçoamento de nossas contas bancárias, quanto para melhorar cada vez mais a estrutura da Ômega em bairros ricos.
Pedro: E o sr. acha que o povo de l[a não desconfiaria disso?
Augusto: Que nada! Reclamar...talvez, mas descobrir isso tudo? Jamais. Lá em San Martín tem muito jovem indo cedo pro tráfico e tudo mais...eles não têm muita formação educacional. Enfim, Pedro, além disso, você vai poder me suceder aqui na Ômega até 2013, quando se encerrará meu segundo mandato. Eu sei que apesar de novato, você é um engenheiro com grande potencial. E depois, me sucederá na prefeitura. Você topa?
Pedro: É um plano muito bom. E eu aceito com muito prazer.

(CENA 05 - Padaria/Interior/Dia)
Karina: Marcos, eu preciso falar com você. Tem um minuto?
Marcos: Claro...vem aqui.
(Marcos tira o avental, e vai com Karina para o canto)
Karina: Eu tenho uma coisa importante pra mostrar a você, e não sei se você vai gostar muito. É sobre a Janaína.
Marcos: Sobre a Janaína? O que é que tem ela?
Karina: Olha essa foto.
(Marcos fica meio com triste, meio com raiva)
Marcos: Como foi que você conseguiu isso?
Karina: Olha, a pessoa que fez isso me pediu pra não te dizer nada. Desculpa.
Marcos: Não...não tem problema...
Karina: E agora? O que você vai fazer?
Marcos: Eu vou acabar com esses dois.
(Marcos sai correndo da padaria, e Karina fica rindo)
Cida: O que tu tramou dessa vez, hein jararaca?
Karina: Uma coisa que não é da tua conta. Agora para de latir que tá me dando enxaqueca.
(Karina sai da padaria)
Cida: Essa daí não me engana...

(CENA 06 - Casa de Augusto/Interior/Dia)
Augusto e Pedro entram.
Tereza: Olha só quem veio! O desconhecido! Sua família sabe que você existe, meu querido?
Augusto: Tereza, pare com isso...
Pedro: Tudo bem, Senhor Augusto.
Tereza: Nossa, ele é bom moço. Aprovei. Nem conheço, mas já aprovei.
Augusto: Vá lá em cima chamar a Cecília. Vocês só precisam voltar amanhã.
Tereza: Como é que é?
Augusto (para Pedro): Pode ir, vá.
Pedro sai.
Tereza: Você está ficando louco, Augusto?
Augusto: Quem está ficando louca aqui é você. Não sei que implicância repentina é essa com esse menino. Já disse pra você: Trabalho com o Pedro, e sei que ele é um ótimo partido para nossa filha.
Tereza: Você não me engana. Sei que existe algum interesse seu por trás dessa mentirada toda...
Augusto: Se não quiser acreditar, o problema é todo seu. Não me importo mais com seus delírios.
(Cecília e Pedro descem)
Cecília: Pai, a gente tá de saída...
Tereza: Cuidado pra não ser sequestrada. A cidade está muito violenta.
Augusto: Não ligue para a sua Mãe querida, vá aproveitar a vida.
(Se despedem)
Augusto: Eles vão se casar a favor ou contra a sua vontade. Agora trate de calar a boca e ponha-se no seu lugar!

(CENA 07 - Casa de Janaína/Interior/Dia)
Marcos abre a porta com muita força.
Janaína: Marcos? O que foi?
Marcos: Vadia.
Janaína: O quê? Como você tem coragem de falar isso? O que deu em você?
Marcos: Eu já sei de tudo, Janaína. Você e o Rodolfo estão tendo um caso.
Janaína: O quê? Mas...
Janaína faz cara de compreensão.
Janaína: Calma, Marcos...eu já sei o que aconteceu.
Marcos: Ah, então o que você tem a dizer em legítima defesa?
Janaína: O Rodolfo veio aqui hoje de manhã...
Marcos: E...?
Janaína: Calma. Deixa eu concluir. Ele me beijou sem permissão nenhuma hoje de manhã, e deve ter tirado uma foto.
Marcos: Por que será que eu não acredito em uma palavra do que você tá me dizendo?
Janaína: Marcos, calma...
Ela se ajoelha.
Janaína: Eu juro que foi isso o que aconteceu. Eu nunca trairia você, meu amor.
Marcos: Pois é, mas eu não tenho nenhum motivo pra acreditar nisso, né? Tchau. Está tudo acabado entre nós.
Marcos sai, e vai montar na moto. Janaína tenta alcançá-lo.
Janaína: Marcos! Espera, Marcos!, Quem foi que te mostrou essa foto?
Marcos: Não interessa.
Janaína: E por acaso essa foto não foi tirada na minha cozinha? Estranho, né?
Marcos pensa, e vai embora.

(CENA 08 - Casa de Karina/Interior/Crepúsculo)
(Marcos entra sutilmente, e escuta o diálogo)
Karina: Nossa...como ele é bobinho, né? Caiu que nem um pato na minha armadilha...
Rodolfo: A Janaína vai levar um bocado de tempo pra me perdoar se descobrir o que aconteceu.
Karina: Mas agora finalmente falta pouco pra tudo ser concluído.
(Marcos entra no quarto)
Marcos: O quê que falta ser concluído, Karina
Karina: Marcos? Você aqui?
Rodolfo: E aí amigo, bora tomar uma?
Marcos: Eu vou fazer vocês se arrependerem do dia em que nasceram, seus desgraçados!
Karina: Calma, Marcos...a gente pode conversar, não tem porquê você se estressar...
Rodolfo: É parceiro, bora sentar, relaxar, tomar uma...
(Marcos dá um soco na cara de Rodolfo, que bate a cabeça na quina da cama)
Marcos: Seu desgraçado...eu acho melhor você calar a boca também.
Karina: Marcos, calma, a gente pode explicar tudo direitinho...
Marcos: NÃO KARINA! Não tem nenhuma explicação pra isso...
(Marcos agarra o braço de Karina, enquanto Rodolfo se levanta)
Marcos: Eu não vou tolerar isso na minha vida e da Janaína outra vez, você tá me ouvindo? Da próxima vez, eu não respondo por mim.
(Rodolfo avança sobre Marcos, que desvia. Rodolfo tropeça na janela, e cai numa caçamba de lixo)
Karina: Rodolfo!
(Corta para: Casa de Karina/Exterior/Noite)
Marcos vai embora, e diz: Isso é pra vocês dois aprenderem. Da próxima vez, ele vai descer direto pro inferno, e você vai junto, sua vadia.
(Karina ajuda Rodolfo)
Rodolfo: Eu não quero saber de mais nada. Da próxima vez que você me meter em alguma confusão dessa, eu te arrebento.
Karina: Então tá. Fica aí, morrendo de vontade de acabar com o namoro dos dois sem fazer nada.
Rodolfo: E o que a gente poderia fazer, sua burra?
Karina: Eu não sei, mas eu vou descobrir...
Karina faz cara de pensativa, e exclama: Já sei!

(CENA 09 - Restaurante/Interior/Noite)
Pedro: A comida tá boa, amor?
Cecília: Tá sim...uma delícia.
Pedro: Eu tenho uma coisa pra falar com você aqui hoje, é muito importante, e eu espero que você realmente esteja certa antes de me responder.
Cecília: Você está me deixando nervosa...o que é?
Pedro: Apesar do nosso pouco tempo de convivência, eu já percebi que você é a mulher da minha vida. A gente se dá bem, gosta das mesmas coisas, têm os mesmos objetivos...Então eu queria saber se...você aceita se casar comigo?
Cecília (com expressão abobalhada): Você está falando sério, amor?
Pedro: É claro que sim, ora! Você aceita ou não aceita?
Cecília: É CLARO QUE EU ACEITO!
(Se beijam, e trocam palavras de carinho)
Pedro: Agora a gente tem que resolver o problema com a sua Mãe...eu não quero me casar com desgosto dela.
Cecília: Quanto a isso, você não precisa se preocupar. A minha Mãe nunca vai ser um impecilho para ficarmos juntos.
Pedro: Um brinde então!
Cecília: Eu tenho certeza que seremos muito felizes!

(CENA 10 - Lanchonete/Interior/Noite)
Rodolfo: Anda Karina, me fala...qual é o seu grande plano da vez?
Karina: Então...eu soube que a Janaína e o Marcos vão pra uma festa aqui perto amanhã. Eles não são muito de beber, mas isso pode acontecer indiretamente, você não acha?
Rodolfo: Como assim?!
Karina: Que burrice, Rodolfo! Você dopa a Janaína, enquanto eu fico destraindo o Marcos. Aí você leva ela pra sua casa, deita com ela, e dorme lá mesmo. Eu conto pro Marcos que eu vi vocês saindo juntos, e ele dá o flagra! 
Rodolfo: E você acha que ele não vai desconfiar que tudo isso tenha sido mais uma conspiração nossa?
Karina: Que nada! O Marcos é roxo de ciúmes pela Janaína. Quando ele ver a cena, vai ficar com vontade de matar ela.
Rodolfo: Ah, Karina, não sei não...
Karina: Qual é, Rodolfo? Raciocina. Dentro de alguns meses, você vai pescar a ratazana, e eu vou conseguir conquistar o Marcos. Não tem como dar errado, acredita em mim!
Rodolfo: Está bem. Mas essa vai ser a nossa última tentativa.
Karina: Combinado, então. Amanhã a gente consegue destruir esse casalzinho.
Cida (que estava na mesa atrás de Karina, falando para si): Aguardem...a Janaína e o Marcos vão ficar sabendo desse joguinho.

(CENA 11 - Casa de Janaína - Sala/Interior/Dia)
(Marcos para a moto em frente a casa de Janaína)
Marcos: Janaína! Janaína!
Janaína: O que você quer aqui? Eu nunca mais vou querer você na minha vida. Vai pro inferno!
(Marcos corre em direção a Janaína, e a beija)
Marcos: Você estava certa, eu não devia ter desconfiado de você. O Rodolfo e a Karina armaram para nós. Eles queriam nos separar!
Janaína: Ah, não me diga! Se você não dissesse, eu não iria advinhar! Mas agora é tarde, Marcos! Eu não quero mais nada com você!
Marcos (se ajoelha): Por favor, Janaína, me escuta! Eu vivo por você, eu amo você! Ninguém nunca mais vai nem pensar em fazer algo contra nós dois. Eu vou amar você pelo resto da vida!
Janaína: Tá bem, Marcos, eu te perdoo.
(Se beijam)
Janaína: Mas, olha...eu ainda não digeri isso muito bem, é melhor você ir embora até porque tá ficando tarde.
Marcos: Está bem meu amor, do jeito que você quiser.
(Se beijam)
Marcos vai saindo, quando Cida chega.
Cida: Marcos! Janaína! Eu preciso falar uma coisa séria pra vocês. É sobre o Rodolfo e a Karina, eles planejam tentar separar vocês novamente.
Janaína: O quê? Que história é essa, Cida?
Cida: É isso o que você ouviu. O Marcos vai tentar dopar você na festa de amanhã, e a Karina vai dar em cima do Marcos. Logo depois, eles pretendem montar um flagra com o Marcos flagrando você e o Rodolfo na cama.
Janaína: Meu Deus, que absurdo! Nós vamos dar o troco deles amanhã, na festa.
Cida: O que você tá pensando em fazer, Janaína?
Janaína: Subir no palco, e dar a eles o que precisam: Vergonha na cara.

(CENA 12 - Casa de Augusto - Sala/Interior/Dia)
(Pedro e Cecília chegam sorrindo)
Tereza: O casal de pombinhos finalmente decidiu voltar? Que bom!
Cecília: Ai, Mãe, eu nem vou brigar com você. Primeiramente, aceite meus parabéns por ser a ótima Mãe que você é, que sempre me apoia em tudo.
Tereza: Uma pena que eu também não possa lhe parabenizar pela filha que você é.
Cecília: Bom, eu tenho uma ótima notícia pra te dar de presente.
Pedro: Agora não, Cecília, deixa isso pra depois.
Cecília: De jeito nenhum! Eu e o Pedro, Mãe, vamos nos casar!
Augusto (chegando): Como é que é? Que notícia ótima, minha filha! Vai ser ótimo ter você como genro, Pedro!
Tereza: Isso só pode ser alguma armação, né? Por favor, me poupem de tamanha infantilidade! Criança só casa lá na Índia Cecília, aqui é Brasil, fofa. Você, moço desconhecido, fora daqui agora!
Augusto: Que grosseria, Tereza! O Pedro vai ficar para almoçar conosco para comemorarmos.
Tereza: Eu NUNCA vou fazer uma refeição com esse menino à mesa.
Augusto: Ora, pare de birra! Bem, já que a festa da Tereza será hoje à noite, será ótimo contar para todos os nossos amigos a boa nova.
Tereza: Com licença, vou me retirar para o meu quarto.
Augusto: Oh, Tereza, espere aí!
(Augusto vai para o quarto também) 
Pedro: Amor, eu já vou indo, hoje de noite nos vemos novamente.
Cecília: Não, Pedro, calma, vamos comemorar!
Pedro: Hoje é o aniversário de sua Mãe, e é melhor não aborrecermos ela novamente, hoje de noite já vai ser demais pra ela.
Cecília: Então tá, tchau.
(Se beijam, e Pedro sai)
Cecília (só): Me aguarde, Mãe...você não vai acabar com minha felicidade de jeito nenhum...eu não vou deixar.
(Corta para: Carro de Pedro/Interior/Dia)
Pedro (só): Dona Tereza, dona Tereza...a senhora não deveria ter entrado no meu caminho...
(Corta para: Casa de Augusto/Quarto de Tereza e Augusto/Interior/Dia)
Tereza: O que você pretende com esse casamento, Augusto?
Augusto (fecha a porta com força): Isso não é da sua conta, e você não vai fazer nada contra isso, está me entendendo? 
Tereza: Finalmente você mostrou as garras! Eu sabia que você tinha dedo podre nisso, seu ganancioso.
Augusto: Fique calada, ou sofrerá as consequências. Você sabe como é perigoso brincar com fogo!
(Augusto sai)
Tereza: E como sei, Augusto...mas não vai ser eu quem vai se queimar dessa vez!

(CENA 13 - Casa de Cida - Sala/Interior/Dia)
Cida vai ao banheiro, e depois volta com um teste de gravidez na mão.
Cida: Ai, meu Deus...eu tô grávida...o Gabriel vai me matar...
(Cida atende o telefone)
Cida: Alô?...Sim, é ela...Sim, sou, o que aconteu?...
(Cida escuta alguma coisa, e desmaia)
Voz no telefone: Aparecida dos Santos? Aparecida?
(Congelamento em Cida)

Postar um comentário

0 Comentários