Passaporte: Venha conhecer o país mais caliente da América! Bienvenido a México!


Sejam bem-vindos a estreia do Passaporte! Novo web programa do Portal Manchete.
E na viagem de hoje, falaremos de um dos países mais calientes do mundo. 
Arriba! México!

O nome oficial é Estados Unidos Mexicanos e não simplesmente México, como costumamos dizer. O país é dividido em 31 estados e um distrito federal – a Cidade do México. A área metropolitana da Cidade do México é uma das maiores do mundo, com mais de 20 milhões de habitantes.
A capital do país, Cidade do México, é uma das cidades mais populosas do mundo, está afundando entre sete e quarenta centímetros ao ano por conta da fragilidade de seu solo. Apesar do número expressivo, este fato não representa perigo para seus moradores ou turistas, pois o processo é gradual. Este fenômeno é causado devido a superpopulação, uso indevido dos recursos naturais e construção de prédios em terrenos arenosos e frágeis.

  • O chocolate, um dos alimentos mais apreciados em todo o mundo, teve sua origem em 1.500 a.C, na região onde hoje está localizado o país. A civilização Olmeca foi a primeira utilizar o cacau para o preparo de uma bebida amarga, e geralmente temperada com baunilha e pimenta, que era considerada sagrada em alguns rituais religiosos.
  • Os que hoje pertencem aos Estados Unidos, como: Califórnia, Arizona, Texas e Novo México fizeram parte do território mexicano até 1848.
  • Apesar da língua oficial ser o espanhol, são faladas 62 línguas indígenas no México. Detalhe: a maior parte da população mexicana tem antepassados indígenas (mais da metade é mestiça).
  • Os mexicanos comemoram o Dia da Criança (Dia del Niño) em 30 de abril.
O segundo santuário católico mais visitado do mundo, com 20 milhões de fiéis ao ano, está no país. É a Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe, que só fica atrás da Basílica de São Pedro, em Roma, na Itália. Segundo historiadores, a igreja fica localizada no local onde a santa apareceu, no século 16, para o índio Juan Diego Cuauhtlatoatzin.
Por conta de sua localização geográfica privilegiada, o México possui costas voltadas tanto para o oceano Atlântico quanto para o Pacífico e possui aproximadamente 450 praias. As águas claras de diversas tonalidades e areais brancas atraem turistas de todo o mundo. Playa del Carmen, Cancun e Riviera Maya são uns dos destinos mais procurados.
Uma das celebrações mais populares do México é o Dia dos Mortos, em 2 de novembro. Ao contrário dos brasileiros, que lembram os mortos com flores, missas e procissões, os mexicanos fazem uma verdadeira festa. As festividades começam em outubro e seguem até a primeira semana de novembro. Os mexicanos oferecem água, flores, velas, guloseimas e todos os bons frutos obtidos durante a ausência do morto. É uma data em que os vivos se aproximam dos mortos e vice-versa.
Os túmulos são sempre limpos e decorados com coras de flores. Vendem-se muitos produtos alusivos à morte, quase todos em forma de caveira. As crianças adoram os crânios de açúcar. O Dia dos Mortos é de riso e diversão. Dois dos ditados mais populares relativos à data são: “Ao morto o poço e ao vivo o gozo” e “Ao morto a sepultura e ao vivo a travessura”.
A favela Neza cresceu em 1990, e atualmente é uma das maiores favelas do mundo, nessa seleção ocupando a segunda posição, pela dificuldade em atender aumento da quantidade habitacional e despesas pelas mudanças.
Grande parte das novelas importadas pelo SBT foram produzidas pela emissora mexicana Televisa (a Globo de lá). As novelas da Televisa que fizeram mais sucesso no Brasil foram Carrossel, Luz Clarita, Maria do Bairro, Rebelde, Marimar, Chispita, A Feia Mais Bela, O Diário de Daniela e a cult Os Ricos Também Choram. Os seriados Chaves e Chapolim também foram produzidos pela Televisa.
Espero que vocês tenham gostado das particularidades do México.
Próxima parada... bem, ainda vou ver. Até quarta-feira!

Postar um comentário

0 Comentários