DESTINO - Capítulo 31: As mentiras de Maria do Socorro




Lívia: Você foi...
Vânia: Isso mesmo, eu fui estuprada!
Mateus: O que?
Vânia: Sim, eu tive essa tal depressão pós parto, mas eu já tinha pensado em tirar a criança várias vezes ao longo da gravidez e só não tirei porque achei que ia conseguir. Mas quando você nasceu e eu olhei pra você e lembrei de tudo o que eu sofri, não tive como ficar com você. Me desculpa... eu não aguento mais isso. Com licença.
Lívia: Calma, Maria... espera, volte aqui...

Mateus parecia realmente surpreso com a situação e ao fingir que estava indo atrás de Vânia ele liga pra Bárbara.
Mateus: Bárbara, você entrou quantas vezes na fila da imbecilidade pra ser tão babaca deste jeito?
Bárbara: Desculpa, mas não estou te entendendo, projeto de delinquente. Do que você está falando, classe C emergente?
Mateus: Que bosta de ideia é esta de “estupro” da Maria do socorro?
Bárbara: Bom, a desculpa é boa. A Maria do Socorro não vai querer mais saber da filha porque está traumatizada com o estupro e da violência que sofreu. Ideia genial, não entendo o porquê do seu nervosismo. Está dando certo, não? Ou a Vânia estragou tudo?
Mateus: Porra, mas estupro? Isso é sério! Você sabe o que é ser estuprada? Você é muito sem noção!
Bárbara: Eu não estou enten... Alô? Mateus?
Mateus desliga na cara de Bárbara e volta para a sala de Lívia dizendo que não conseguiu encontrar Maria do Socorro e que ela não atende o telefone.
Mateus: Ela foi embora mesmo, amor!
Lívia: Eu assustei ela! A culpa é minha!
Mateus: Calma, nós vamos encontrá-la novamente.
Lívia: Tomara.

Enquanto isso, Bruno tinha escutado toda a conversa do cunhado ao telefone.
Bruno: Mateuzinho, meu nobre! Cada hora é um podre diferente seu que eu descubro!


Bárbara liga pra Vânia.
Bárbara: Vânia, deu tudo certo? Você fez do jeito que combinamos?
Vânia: Sim, deu tudo certinho. Inclusive já estou em casa e ainda hoje peço demissão da terceirizada e não quero mais saber da Lívia, igual combinamos. Por que?
Bárbara: Nada não. O Mateus me ligou alterado. Pelo jeito ele odiou a história do estupro.
Vânia: Isso é verdade. Mas o bom é que isso deu mais veracidade a nossa mentira. Agora é só dar tempo para que a Lívia se esqueça da história e de vocês eu quero a segunda parte do dinheiro prometido.
Bárbara: Sim, eu já estou com ela. Passe aqui no fim da tarde para buscar. E lembre-se, a Lívia vai te ligar e você foge dela a qualquer custo.
Vânia: Aí sim, Bárbara. Agora senti firmeza. Pode deixar que vou “fugir” dela sim. Então até mais. Tchau.
Bárbara: Até...

Quando cai a noite, Manoel e Vera estão no sofá de casa vendo televisão, quando Manoel começa uma conversa com a esposa.
Manoel: Hoje fui lá pressionar a Bárbara para que ela aceitasse logo o divórcio.
Vera: Pela sua cara já até imagino que não vai ser fácil.
Manoel: E algo com a Bárbara é fácil? Bom, mas não é isso que me surpreendeu. Isso é até previsível.
Vera: É o que então?
Manoel: Teve uma hora que ela falou de um jeito que dá a entender que ela sabe que eu estou buscando saber da minha filha desaparecida. Ela falou com muita firmeza sobre uma filha e depois deu a desculpa de que ela se referia à Tatiana.
Vera: Tatiana? Oi? Como?
Manoel: No sentido de eu ter adotado ela como filha, assim como praticamente fiz com o Tiago. Mas eu nem convivo com a Tatiana. Depois ela me disse que pesquisou a sua vida. Não duvido nada, mas algo não me convenceu na fala dela.
Vera: Você acha que ela sabe desta filha desaparecida?
Manoel: Eu nunca contei para ela.
Vera: Bom, então deve ser impressão sua.
Manoel: Deve ser. Bom, vamos dormir?
Vera: Vamos, porque hoje eu bati muita perna atrás de ingredientes e “to” cansada demais.
Vera e Manoel se deitam. Pela segunda noite seguida Vera não consegue dormir direito.
Vera: E se a Terezinha estiver certa? E se a Bárbara souber desta filha da Iná com o Manoel?

No amanhecer, Lívia esperava Maria do Socorro chegar ao hospital, quando na verdade quem chega é uma outra zeladora. Lívia acha estranho e resolve falar com Bruno, responsável por este setor.
Lívia: Bruno, porque a Maria do Socorro não veio trabalhar hoje?
Bruno: Olha, a terceirizada me disse que ela pediu demissão e que não vem mais trabalhar desde já. Inclusive abriu mão do aviso prévio.
Lívia: Como? Não é possível!
Bruno: Tanto é que já mandaram uma substituta pra ela.
Lívia: Eu quero a Maria do Socorro!
Bruno: Lívia, nós contratamos uma terceirizada justamente pra não ficarmos perdendo tempo recrutando e cuidando de salários do pessoal da limpeza e segurança.
Lívia fica sem chão ao saber que sua suposta mãe biológica realmente a estaria renegando pela segunda vez na vida.
Lívia: Ela não quer mesmo saber de mim!

--------------------------- GANCHO: ODE TO MY FAMILY (THE CRANBERRIES) -------------------------

Postar um comentário

0 Comentários