A HORA DA ESTRELA
Escrita por
William
Inspirada no romance de
Clarice Lispector
Produção
Web Mundi
Personagens deste
capítulo
MACABÉA........................................ALINE
BORGES
LURDES
PIMENTEL.................................BETTY FARIA
JORGE
PIMENTEL..................................OSVALDO MIL
ALEXANDRA
RICHTER..................................LAURINHA
OLÍMPIO......................................EDUARDO
GASPAR
LINDOCA..........................................MEL
LISBOA
DEBORAH
SECCO.....................................DE CASTRO
ILVA
NIÑO.............................................MAURA
FADE IN:
CENA 1. DISCOTECA DISCO GROOVE. PISTA DE DANÇA. INTERIOR. NOITE.
SONOPLASTIA: “ALL I DO" - STEVIE WONDER – stevie wonder (ATÉ O FIM DESTA
CENA)
PLANO
SOB AS PESSOAS DANÇANDO FRENÉTICAMENTE NA PISTA DE DANÇA DA DISCOTECA. A CÂMERA
PASSEIA PELOS ‘DANÇARINOS’ ATÉ CHEGAR NA FRENTE DE UM LETREIRO LUMINOSO
INDICANDO O ANO: 1978. É DIA DE RÉVEILLON E O ÚLTIMO ANO DA DÉCADA DE 70 ESTÁ
PARA CHEGAR.
CORTA
PARA:
CENA 2. DISCOTECA DISCO GROOVE. PISTA DE DANÇA. INTERIOR. NOITE.
FALTAM
10 SEGUNDOS PARA A VIRADA DE ANO. A MÚSICA PARA E O PÚBLICO PRESENTE NA
DISCOTECA COMEÇA A CONTAGEM REGRESSIVA.
TODOS – 10, 9,
8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1...viva 1979!
SONOPLASTIA: "CELEBRATION" - KOOL & THE GANG (ATÉ O FIM DESTA CENA)
AS
PESSOAS COMEMORAM O ANO NOVO ENQUANTO A CÂMERA SE APROXIMA NOVAMENTE DO
LETREIRO LUMINOSO QUE TROCA O “8” DE 1978 PELO “9” DE 1979.
CORTA
PARA:
CENA 3. GERAIS DO RIO DE JANEIRO. EXTERIOR. NOITE.
PLANOS AÉREOS DE PONTOS TURÍSTICOS DO RIO DE
JANEIRO COM FOGOS DE ARTIFÍCIOS EXPLODINDO AO FUNDO.
CORTA
PARA:
CENA 4. PRÉDIO 64. QUARTO DE MACABÉA. INTERIOR. NOITE.
POV DE
MACABÉA
DA PEQUENA JANELA DO QUARTO, MACABÉA – DE PIJAMA E COM APARÊNCIA CANSADA -
OBSERVA OS FOGOS DE ARTIFÍCIO AO LONGE.
VOLTA À CENA
SE AFASTA E VOLTE A SUA CAMA. ELA LIGA O
PEQUENO RÁDIO AO LADO DA SUA CAMA SOB UM VELHO BIDÊ.
RADIALISTA (V.O.)
– ...e 1979 chegou! O último ano da década, aproveita quem puder para ter a sua
hora da estrela!
MACABÉA TIRA UM CALENDÁRIO DA GAVETA DO BIDÊ,
FIXA-O NA PAREDE CHEIA DE RECORTES DE JORNAL COM DUAS TARRACHINHAS. NO
CALENDÁRIO ELA FAZ UM ‘X’ NO DIA 01/01/1979.
MATCH
CUT:
CENA 5. ACADEMIA PASSO CERTO. SECRETARIA. INTERIOR.
MANHÃ.
(DIAS DEPOIS...) MACABÉA DATILOGRA UM DOCUMENTO ANTERIORMENTE DITADO PARA UM GRAVADOR
POR JORGE PIMENTEL, DONO DA ACADEMIA.
LINDOCA – Já
acabou, Maca?
MACABÉA – Pois eu
tô quase lá....
LINDOCA – Hum,
sei...quando terminar deixa que eu levo para o doutor.
MACABÉA – Deixo
sim.
CENA 6. MANSÃO PIMENTEL. CLOSET DE LURDES. INTERIOR. MANHÃ.
LURDES PIMENTEL ENTRA NO CLOSET. VAI PASSANDO
ALGUMAS SAIAS, BLUSAS VESTIDOS...ATÉ ACHAR A COMBINAÇÃO IDEAL ENTRE VESTIDO E
SAPATO. JORGE PIMENTEL ENTRA NO CLOSET.
LURDES –
Antigamente nessa casa se batia na porta.
JORGE – Tanto
antigamente quanto agora, todas as portas, janelas e demais mobílias dessa casa
são minhas. Mas mudando de assunto, tente não se atrasar mais, hoje teremos a
visita dos investidores ingleses.
LURDES – Aqueles
que querem colocar uma sucursal da Passo Certo no novo resort deles na Ilha dos
Lençóis?
JORGE – Exato.
LURDES – Então
vai lá, espero que faça negócio bem transado.
JORGE – Sem
dúvidas! Esse investimento é um tiro certeiro! Mais cedo ou mais tarde uma onda
de liberdade vem com força e os resort’s vão duplicar! Triplicar! E aí, nós já
estaremos fixados e tiraremos disso um grande benefício!
LURDES – Ah, não
fantasie tanto Jorge!
(OS DOIS
VÃO PARA O QUARTO)
CENA 7. MANSÃO PIMENTEL. QUARTO DE LURDES E JORGE.
INTERIOR. MANHÃ.
CONTINUAÇÃO
DA CONVERSA. LURDES SE SENTA NA CAMA E CONFERE SE ESTÁ TUDO LÁ DENTRO. JORGE
FICA DE PÉ PRÓXIMO A PORTA (FECHADA) DO QUARTO.
LURDES – Isso é
fofoca de manicure, de cabeleira, de gente com a mente solta no ar...acha mesmo
que esses aí vão cair tão rápido?
JORGE – Sem
dúvida alguma...uma hora a casa cai...por quê? Fica sentida?
LURDES –
Sentida?
JORGE – É. É
isso que me parece.
LURDES – Hum...(SE
LEVANTA) Meu bem, quem gosta de homem fardado no poder é mulher de
general. Agora vamos, tudo o que eu preciso está aqui.
LURDES VAI EM DIREÇÃO A PORTA, JORGE A ABRE, LURDES
SAI, JORGE A SEGUE E FECHA A PORTA.
CORTA
PARA:
CENA 8. ACADEMIA PASSO CERTO. SECRETARIA. INTERIOR.
MANHÃ.
APENAS MACABÉA, LINDOCA E DE CASTRO NA SALA
DAS SECRETÁRIAS TRABALHANDO. CADA UMA EM SUA MESA.
DE CASTRO – Meninas,
vou ter que ir agora, tenho hora marcada com o médico. Já avisei o doutor, tá?
Já deixei todos os papéis bem transados, qualquer coisa que precisarem sobre o
negócio do resort podem consultar eles. Tchau! (SE LEVANTA E SAI DA SALA INDO EM
DIREÇÃO A SAÍDA)
LINDOCA E MACABÉA – Tchau!
LINDOCA –
Macabéa, pode me fazer um favor?
MACABÉA – Poder
eu posso.
LINDOCA – Então
olha, eu preciso dar uma retocada na maquiagem, coisa de 5 minutinhos! Se
telefone da minha mesa tocar você pode atender?
MACABÉA – Posso
sim!
LINDOCA –
Obrigada! (SE LEVANTA E VAI SE APROXIMANDO DA PORTA) Mas agora, sem me
levar a mau, você deveria fazer o mesmo depois. Você está tão...enfim...não se
maquia, Macabéa?
MACABÉA – (BALANÇA
A CABEÇA EM SINAL DE REPROVAÇÃO) Não levo jeito pra essas coisas não,
Lindoca!
LINDOCA –
Sei...mas outro dia tava caidinha por aquele creme de pele que estava na
revista, né?
MACABÉA – Mas eu não queria o creme pra passar não...
LINDOCA –
Ué...mas e queria pra quê então, mulher?
MACABÉA – Se eu tivesse um creme daqueles eu não passaria, eu comeria! De colher,
colherada a colherada até que tudo se acabasse!
LINDOCA –
Hum...eu hein! (SE VIRA E TERMINA DE SAIR INDO EM DIREÇÃO AO BANHEIRO FEMININO DAS
FUNCIONÁRIAS)
POV DE
MACABÉA
JORGE, NA COMPANHIA DE LURDES, VAI ENTRANDO EM
DIREÇÃO A SUA SALA.
VOLTA À CENA
JORGE – Macabéa, os documentos já estão datilografados?
MACABÉA – Já sim, doutor. Digo, quase, falta só mais um.
JORGE – Ainda falta? Bom, quando terminar leve para a minha sala.
MACABÉA – Levo sim, doutor.
ELE E
LURDES ENTRAM NA SUA SALA. LINDOCA VOLTA DO BANHEIRO E SE SENTA EM FRENTE A SUA
MESA.
LINDOCA – O telefone tocou alguma vez?
MACABÉA – Tocou não.
LINDOCA – Obrigada mesmo assim.
MACABÉA – De nada. (TERMINA DE DATILOGRAFAR) Terminei. Pode fazer o mesmo comigo?
LINDOCA – Posso, posso sim. Vai lá...
MACABÉA – (SE
LEVANTA E VAI INDO EM DIREÇÃO AO BANHEIRO)
CENA 9. ACADEMIA PASSO CERTO. BANHEIRO FEMININO DAS
FUNCIONÁRIAS. INTERIOR. MANHÃ.
MACABÉA SE APROXIMA DO ESPELHO ASSUSTADA.
NUNCA TINHA SE DADO CONTA DE QUE ERA TÃO FEIA. ELA FICA LÁ EXAMINANDO O PRÓPRIO
ROSTO POR ALGUNS MINUTOS, SAI DO BANHEIRO E VAI INDO EM DIREÇÃO AO SEU POSTO.
CORTA
PARA:
CENA 10. ACADEMIA PASSO CERTO. CORREDOR. INTERIOR.
MANHÃ.
SONOPLASTIA: “RING MY BEL” – ANITA WARD (até o fim da
cena)
Pelos
janelões que ficavam entre a sala de dança e o corredor, Macabéa observava as
coreografias fixamente enquanto caminhava lentamente até o seu local de
trabalho. Do outro lado, Laurinha, a professora de ginástica vê Macabéa e sai
da sala indo em sua direção.
CORTA
PARA:
CENA 11. ACADEMIA PASSO CERTO. CORREDOR. INTERIOR.
MANHÃ.
LAURINHA – Não acredito que finalmente se interessou pelas aulas e vai fazer como
as outras funcionárias e fazer uma aulinha semanal?!
MACABÉA – Na verdade eu só tava vendo porque achei bonita a dança...
LAURINHA – Ah, Maca! Que pena...mas concordo, é muito bonita mesmo...a dança é a
coisa mais divina que podemos fazer! A oferta dos nossos movimentos, do nosso
ritmo para algo celestial é a coisa mais sacra que uma pessoa pode fazer. Não
acha?
MACABÉA – Minha tia lá de Alagoas dizia que oferta é reza e esmola.
LAURINHA – É...é um pensamento um tanto quanto antiquado, com todo o
respeito...embora a dança também seja um jeito de rezar. Uma oração a perfeita
comunhão entre corpo e espírito! Mas mudando de assunto, se bem que mais ou
menos, nesse outro assunto tem dança também! (RISOS LEVES) Hoje vai
ter uma festinha na Disco Groove. Tudo de muito bom gosto, muito bem
transado...você vai né?
MACABÉA – É que sabe Laurinha....eu não sou muito desses lugares cheios de
gente...
LAURINHA – Ah! Mas essa noite vai ser sim, hein?! Não se preocupe com nada, às
20h00 eu passo para te buscar, tudo por minha conta!
MACABÉA – Muito
obrigada, Laurinha....precisava não!
LAURINHA – Maca, eu acho que talvez você nem perceba, mas te exploram tanto nessa
academia...o seu salário é menor que o das outras secretárias, te olham de um
jeito...enfim, você merece muito esse agrado...e quem sabe de quebra não
arranja alguém pra você?
MACABÉA – Alguém
pra me...namorar?
LAURINHA – É, namorar e fazer a cartilha completa! (RISOS)
CORTA
PARA:
CENA 12. ACADEMIA PASSO CERTO. SECRETARIA. INTERIOR.
MANHÃ.
MACABÉA
VOLTA PARA O SEU LUGAR E SE SENTA EM FRENTE A SUA MESA. LURDES SAI DA SALA DE
JORGE E VAI EM DIREÇÃO A SAÍDA DO PRÉDIO. ASSIM QUE ELA SAI LINDOCA SE LEVANTA,
VAI ATÉ SUA MESA E PEGA OS DOCUMENTOS RECÉM DATILOGRAFADOS.
LINDOCA – Agora deixa que eu entrego pro doutor!
MACABÉA – Deixo,
deixo sim...
LINDOCA LEVA OS DOCUMENTOS PARA A SALA DE
JORGE.
CORTA
PARA:
CENA 13. ACADEMIA PASSO CERTO. SAla de jorge.
INTERIOR. MANHÃ.
LINDOCA ENTRA COM OS DOCUMENTOS EM MÃO.
LINDOCA – Com
licença, Doutor Jorge, aqui estão os documentos que a Macabéa acabou de
datilografar.
JORGE – Pode
deixar aí em cima da mesa e vem pra cá...
JORGE PUXA LINDOCA PARA PERTO DE SI, ELES
COMEÇAM A SE BEIJAR E ELA SE SENTA EM SEU COLO.
CORTA
PARA:
CENA 14. ACADEMIA PASSO CERTO. SAla de jorge. SECRETARIA.
INTERIOR. TARDE.
LAURINHA SE APROXIMA DA MESA DE MACABÉA.
LAURINHA – Tudo certo pra hoje à noite então, Maca?
MACABÉA – Tudo certo sim...
LAURINHA – Então não se esquece que às 20H00 eu vou te buscar hein? Essa festa será
inesquecível! (PEGA NA MÃO DE MACABÉA) Você vai ver!
MATCH
CUT:
CENA 15. rua em frente ao prédio 64. carro de
laurinha. exterior. noite.
Com a porta do carro que dava para a calçada
aberta, Laurinha puxa Macabéa pela mão para dentro do veículo.
LAURINHA – Eu sabia que você viria!
MACABÉA – Muito obrigada de novo! Eu acho que eu vou gostar bastante!
LAURINHA – Acha não! Você vai ir e vai adorar!
MACABÉA FECHA A PORTA E LAURINHA COMEÇA A
DIRIGIR.
CORTA
PARA:
CENA
16. DISCOTECA DISCO GROOVE. entrada. INTERIOR. NOITE.
MACABÉA E LAURINHA CHEGAM NA DISCOTECA E VÃO
ADENTRANDO.
CORTA
PARA:
CENA
17. DISCOTECA DISCO GROOVE. PISTA DE DANÇA. INTERIOR. NOITE.
SONOPLASTIA: “A NOITE VAI CHEGAR” – LADY ZU
POV DE MACABÉA
FASCINADA, MACABÉA VAI ANDANDO PELA DISCOTECA
E PASSANDO PELA PISTA DE DANÇA CHEIA DE PESSOAS DANÇANDO FRENÉTICAMENTE.
VOLTA À CENA
DISTRAÍDA, MACABÉA ESBARRA EM OLÍMPICO, QUE
ACABA DERRAMANDO A BEBIDA DE SEU COPO NA MIGRANTE ALAGONA.
OLÍMPICO – Me
desculpe, viu? Mas também, não se fica desse jeito numa discoteca não!
MACABÉA – Desculpe
eu, sabia não.
OLÍMPICO – Nunca
tinha vindo em uma dessas antes?
MACABÉA – Tinha
não. Vim porque uma amiga minha insistiu.
OLÍMPICO – Ah...sim...e
como você se chama?
MACABÉA –
Macabéa.
OLÍMPICO – Maca-o
quê?
MACABÉA –
Macabéa. Promessa da minha mãe pra que eu vingasse.
OLÍMPICO – Nome estranho...nunca
ouvi antes...só podia ser por promessa mesmo.
MACABÉA – E o
seu nome, como é que é?
OLÍMPICO –
Olímpico! Olímpico de Jesus Moreira Chaves.
MACABÉA – Que
longo...também nunca ouvi esse nome não, Olímpico...
OS DOIS CONTINUAM CONVERSANDO.
FADE OUT.
FADE IN:
CENA
18. lanchonete. bancada. INTERIOR. TARDE.
(DIAS DEPOIS...) OS DOIS CONTINUARAM SAINDO
JUNTOS DURANTE ALGUNS DIAS. APÓS UM PASSEIO, OLÍMPICO LEVOU MACABÉA A UMA
LANCHONETE. O GARÇOM TRAZ DOIS CAFÉS PARA A MESA. MACABÉA VIRA O AÇUCAREIRO
TODO DENTRO DA SUA XÍCARA.
OLÍMPICO – Que
isso, Macabéa! Vai passar mal com tanto açúcar!
MACABÉA – Vou
não...tenho mais é que aproveitar...outros dias eu só bebo refrigerante e como
cachorro quente.
OLÍMPICO – Tá
louca, mulher? Comer só cachorro quente faz mal! Por que só come isso?
MACABÉA – Porque é
mais barato. Não consigo nada muito melhor não, Olímpico.
OLÍMPICO –
Macabéa, Macabéa...aquela academia te explora...
MACABÉA – Mas é
onde eu tenho emprego.
OLÍMPICO – Ué mas
há de ter em outros lugares também!
MACABÉA – Há de
ter. E você, trabalha em que?
OLÍMPICO – Em uma
metalúrgica. Mas o que eu quero mesmo é ser deputado.
MACABÉA – Deputado?
OLÍMPICO – É. Um
deputado. Você não sabe o que um deputado faz?
MACABÉA – Sei não.
OLÍMPICO – Mas
afinal de contas, o que você sabe?
MACABÉA – Ah!
Sabia que em uma hora caem 200 mil gotas de chuva por metro quadrado?
OLÍMPICO – É?
Mentira...
MACABÉA – Mentira
não, verdade. Ouvi no rádio.
OLÍMPICO –
Hum...sei. Como é que vão contar quantas gotas caem por hora? Eu hein...
MACABÉA – Isso eu
já não sei...mas se o moço do rádio falou é porque deve ser verdade.
CORTA
PARA:
CENA 19. MANSÃO PIMENTEL. sala de estar. INTERIOR. MANHÃ.
Lurdes está sentada no sofá lendo algumas
revistas. Maura, a governanta, se aproxima.
MAURA – Dona
Lurdes, ficamos com o cardápio da semana como o combinado no começo do mês?
LURDES – Isso.
Sem mudar uma única vírgula.
MAURA – Como
preferir, senhora. (SE RETIRA E VAI EM DIREÇÃO A COZINHA)
JORGE CHEGA E VAIA ATÉ A SALA DE ESTAR.
CHEGANDO LÁ ELE DÁ UM BEIJO EM LURDES E FICA DE PÉ AO LADO DO SOFÁ.
JORGE – Dê uma
olhada na nossa proposta para os investidores do resort... (ENTREGA OS DOCUMENTOS NA MÃO DE
LURDES)
LURDES – (PEGA
OS DOCUMENTOS E COMEÇA A LER) Meu Deus, mas olha isso aqui! Está cheio
de marcas de gordura, sei lá o que...além dos erros! Quem datilografou isso?
JORGE –
Macabéa, a secretária.
LURDES – Ah!
Tinha que ser! Gente como ela tem o cérebro do tamanho de um caroço de feijão!
CORTA
PARA:
CENA
20. rua em frente a DISCOTECA DISCO GROOVE. extERIOR. NOITE.
Lentamente, Macabéa vai criando coragem e
entra sozinha na discoteca.
CORTA
PARA:
CENA
21. DISCOTECA DISCO GROOVE. pista de dança. extERIOR. NOITE.
SONOPLASTIA: “MAC ARTHUR PARK” – DONNA SUMMER (ATÉ O FIM
DESTA CENA)
Macabéa VAI
ATÉ O MEIO DA PISTA DE DANÇA E COMEÇA A DANÇAR SEGUINDO O RITMO DA MÚSICA –
TENTANDO COPIAR DE CABEÇA O QUE LEMBRAVA DAS AULAS DE LAURINHA QUE ELA ESPIAVA
DO CORREDOR – E FOI UM SUCESSO. LOGO HAVIAM PESSOAS SE AGLOMERANDO AO SEU REDOR
DANÇANDO TAMBÉM. A DISCOTECA ESTAVA LOTADA E MUITO VIBRANTE.
CENA
22. rua em frente a DISCOTECA DISCO GROOVE. extERIOR. NOITE.
muito alegre E TOTALMENTE DESATENCIOSA,
macabéia ao atravessar a rua acaba sendo atropelada. estirada no chão e ouvindo
de longe o abafado som da discoteca ela tem a certeza de que a sua hora da
estrela chegou. a hora que para todos chega, mas nunca sabemos quando será.
morrendo ela virou ar. ar enérgico talvez; quem sabe uma estrela.
a
câmera vai subindo mostrando tudo de um plano aéreo.
FIM.
ESTA OBRA FOI INSPIRADA NO ROMANCE “a HORA DA
ESTRELA”, DE CLARICE LISPECTOR. PRESTAMOS AQUI A NOSSA SINGELA HOMENAGEM A UMA
DAS MAIORES ESCRITORAS DA HISTÓRIA DA LITERATURA.
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